17 de mar. de 2011

Pré História: Introdução (1º ano)


Nosso primeiro tema de trabalho neste 1º bimestre de 2011 é a Pré História.

Iniciamos com uma "chuva de idéias" elencando termos que nos vêm à memória quando falamos de Pré-História. Os termos dinossauros e homens das cavernas sempre aparecem. Também apareceram os Flinstones e até o clássico Capitão Caverna, como exemplos de aparições do termo Pré-História na mídia.

Discutimos o fato de seres humanos e dinossauros não terem vivido durante o mesmo período (teoria mais aceita, embora existam posições em contrário, como esta aqui.).

A seguir, vai o fichamento que passei pra vocês.



Pré História: Periodização

Paleolítico Inferior (1 milhão a 25.000 a.C.). Principais conquistas: desenvolvimento da linguagem falada, conhecimento do fogo, sepultamento dos mortos, fabricação de armas e utensílios de pedra.

Paleolítico Superior (25.000 a 8.000 a.C.). Principais conquistas: fabricação de objetos mais sofisticados como a agulha e o anzol, manifestações artísticas e magia.

Neolítico (8.000 a 4.000 a. C.). Principais conquistas: prática da agricultura (Revolução Agrícola), domesticação de animais, desenvolvimento da navegação, criação das primeiras instituições.

Idade dos Metais (4.000 a 3.000 a.C.): Caracterizado pelo domínio do bronze e, posteriormente, do ferro.

Fonte: PETTA, N. L., OJEDA, E. A. B. História: uma abordagem inegrada. São Paulo: Moderna, 1999, p. 6.


Obs.: As imagens que utilizei nesta postagem são do filme "A Guerrado Fogo" de Jean-Jacques Annaud. Para saber mais sobre este filme clique aqui.