20 de mar. de 2011

Surgimento do Homem nos Diversos Continentes (1º ano)



Na aula sobre o surgimento do homem nos diversos contintes, contei com a ajuda das pesquisas que vocês fizeram. Aí vão os links de algumas páginas utilizadas:

Origem do Homem na África e a coexistência de hominídeos: Brontossauros em meu jardim
Trabalho de Ana Maria Pinto Tavarez sobre a hipótese migracionista e a ocupção dos continentes Europeu, Asiático, Oceania e América: DBD - Faculdade de Lisboa
(para ler o artigo acima você precisa ter instalado em seu computador o Acrobat Reader)
Os períodos da Pré História, os primeiros hominídeos e os primeiros homens americanos: Algo Sobre
Interessante linha do tempo: Aventuras na História

Abaixo o Mapa que utilizei em sala de aula:




O mapa acima tem como base um estudo genético. Por ele, podemos perceber as rotas que o homem fez saindo da África e partindo, a princípio, para a Ásia. De lá ele se desloca para a Oceania e a Europa. Por fim, chega à América pelo Estreito de Bering (hipótese mais aceita), aproveitando o fato de que essa região podia ser transposta à pé, em razão da glaciação.



Segundo Ana Maria Pinto Tavarez (link para o trabalho dela mais acima), ao entrar em contato com ambientes diferentes nos diversos continentes, os homens passaram por alterações morfológicas e adaptativas, dando origem às diversas etnias. Ela cita o exemplo de alterações acontecidas na Ásia, onde o clima mais ameno propiciou o clareamento da pele e a ausência de carne na dieta propiciou o encolhimento da estatura.