22 de set. de 2011

Pais conectados (curso online gratuito de prevenção ao uso de drogas)


Não possui ligação direta com nosso curso de História, mas é uma informação muito bem-vinda. Recomendo.
Este curso online de prevenção ao uso de drogas é voltado para os pais, mas penso que qualquer pessoa pode e deve fazê-lo Está dividido em 19 capítulos, com acesso direto pelo site e exercícios de verificação do aprendizado.

Site oficial: Pais Conectados.

19 de set. de 2011

Roma Antiga - origens (1o ano)


Estátua etrusca de bronze representando a loba amentando os gêmeos Rômulo e Remo (supostos fundadores de Roma). As imagens dos gêmeos foram acrescidas durante o Renascimento.

Roma Antiga (origens)
A civilização romana resultou da fusão de vários povos e culturas. Os latinos, dos quais os romanos são descendentes, são étnica e culturalmente aparentados aos gregos: possuem língua, deuses e costumes de origem comum.
Os romanos fixaram a data de fundação da sua cidade no ano de 753 a. C. Escavações arqueológicas confirmam que por volta do século VIII a. C. já havia uma aldeia de pastores e agricultores no local. Essa aldeia e outras vizinhas acabaram sendo conquistadas e dominadas pelos etruscos, um povo provavelmente de origem asiática que desenvolveu uma brilhante civilização no norte da Península Itálica. Foi com a dominação etrusca que Roma deixou de ser uma simples aldeia e se tornou uma verdadeira cidade.
Roma se constituiu, primeiramente, como monarquia. O rei era escolhido por uma assembleia de cidadãos e tinha funções políticas, militares e religiosas.
As famílias ricas iam dominando grande parte das propriedades e ocupando as funções mais importantes do governo. Seus membros eram os patrícios, descendentes dos chefes das famílias fundadoras da cidade. Os demais eram considerados plebeus e eram pequenos proprietários, comerciantes ou artesãos; não tinham participação política.
A partir de 616 a. C., segundo a tradição, Roma passou a ser governada por reis etruscos. Os patrícios derrubaram o governo etrusco (apoiado pelos plebeus, inimigos dos patrícios) em 509 a. C., e instituíram a República (do latim: res publica = coisa pública).
                        
Fonte: PEDRO, A. LIMA, L.S. “As origens de Roma”. In: História sempre presente, vol. 1. São Paulo: FTD, 2010, pp. 170-172.

A partir do texto acima, sugeri questões que os levassem a:
1. Reconhecer que as informações da tradição e das escavações arqueológicas sobre a fundação de Roma são semelhantes, visto que o ano 753 a.C. (data da tradição) está localizado no século VIII a.C.
2. Comparar a monarquia romana com as monarquias ocidentais, identificando como principal diferença o fato de o monarca romano ser eleito por uma assembleia de cidadãos, enquanto nas monarquias orientais até aqui estudadas a sucessão era hereditária.
3. Montar uma pirâmide social, reconhecendo o privilégio dos patrícios (topo da pirâmide) sobre os plebeus (base da pirâmide).

Helenismo - cultura (1o ano)


 Artemisia y Mausolo. Colosales estatuas procedentes del Mausoleo de Halicarnaso, una de las siete maravillas del Mundo Antiguo. Del siglo IV a. C. alrededor del año 350 a. C. Excavado en Bodrum, actual Turquía, por Sir Charles Thomas Newton. Museo Británico. Photo by mmarftrejo (clique na imagem para ver a página original).

Embora variando de região para região, o helenismo pode ser definido como uma síntese entre a cultura grega clássica e as tradições orientais de persas, egípcios e mesopotâmicos. A organização política e a divinização dos governantes dão mostra, por exemplo, de alguns traços orientais do helenismo. A difusão da língua grega, costumes e deuses olímpicos no Oriente exemplificam, por sua vez, a face ocidental do helenismo.

Fonte: VAINFAS, R. (et alii). História: das sociedades sem Estado às monarquias absolutistas, vol. 1. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 66.

A partir desse texto propus uma análise comparada (com o texto anterior, veja-o aqui.), com o objetivo de fazê-los:

1. Relacionar o fato do texto bíblico ter sido escrito originalmente em grego com a influência helenística sobre a religião, por meio da dominação macedônica.
2. Encontrar no texto bíblico as características orientais descritas no texto atual, ou seja, a organização política sob a forma monárquica.
3. Compreender que o termo síntese encontrado no texto significa que houve uma junção/fusão/amálgama entre as culturas ocidental e oriental.

Obs: A imagem que abre esta postagem é uma amostra da síntese ocidente-oriente. Nela encontramos uma representação de Mausolo, que possui roupas gregas, mas cabelo e barba próprios dos persas.

Helenismo - análise de documento (1o ano)


O trecho a seguir foi retirado de I Macabeus 1,9

"Alexandre, o Macedônio, filho de Filipe, já reinava na Grécia, quando saiu da terra dos ceteus e derrotou a Dario, rei dos persas e dos medos. Travou numerosas batalhas, conquistou muitas fortalezas e matou os reis da terra. Chegou até os confins do mundo e apoderou-se dos despojos de uma multidão de nações. A terra emudeceu diante dele. Seu coração se exaltou e ele se ensoberbeceu. Mobilizou um exército poderosíssimo e subjugou os territórios e os soberanos das nações, obrigando-os a lhe pagarem tributo. Certo dia, ficou doente e percebeu que ia morrer. Chamou seus altos oficiais, que tinham sido seus companheiros desde a juventude, e, ainda em vida, repartiu entre eles o reino. Alexandre reinou durante doze anos, e morreu. Seus oficiais assumiram o poder, cada um no seu lugar. Após a morte dele, todos cingiram o diadema, e depois deles os seus filhos, por muitos anos. E os males se multiplicaram na terra" (+ou-120 a.C.)

Fonte: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB. São Paulo: Loyola, 2002, 2ª ed., p.545.

A partir deste documento sugeri análises, por meio de questões dissertativas que tinham o objetivo de fazê-lo:

1. Reconhecer a fonte utilizada (Bíblia) e o povo responsável por sua escrita (hebreus, judeus ou israelitas).
2. Perceber que o termo "confins do mundo" indica a expansão do império macedônico por quase todo o mundo conhecido, mas que esse "todo o mundo" era apenas uma porção pequena do mundo conhecido hoje, compreendendo parte da Europa, da Ásia e norte da África.
3. Compreender que o temo "cingir o diadema" referia-se a exercer o reinado.
4. Perceber as contradições entre a expansão da cultura grega (de caráter democrático) com o estabelecimento de monarquias hereditárias.
5. Compreender que a referência a "multiplicação dos males" refere-se ao domínio macedônico sobre os diversos territórios, cobranças de impostos e, especialmente neste caso (povo israelita) a influência religiosa.

Obs.: Também foi objetivo desta atividade mostrar a possibilidade de utilizarmos a bíblia (ou outros documentos que estão disponíveis facilmente) como fonte histórica.

14 de set. de 2011

Revoluções Burguesas (2o ano)

Neste terceiro bimestre o assunto tem sido as revoluções burguesas. Já enviei para vocês o arquivo pptx com a apresentação de slides. Depois arranjo um jeito de postá-lo por aqui.
Por ora, estou incorporando os vídeos que utilizei na apresentação e os links para as músicas, caso alguém queira.








Download do Hino Nacional Americano (instrumental).
Download do Hino Nacional Britânico (instrumental).
Dowload de Great Divide (música de encerramento).

Agenda de Provas 3o bimestre


Séries/ Anos
Prova
Substituição
Recuperação
5ªB
12/09/2011
13/09/2011
19/09/2011
5ªC
12/09/2011
13/09/2011
19/09/2011
6ªB
19/09/2011
-----------------
19/09/2011
1ºA
22/09/2011
28/09/2011
28/09/2011
1ºB
21/09/2011
22/09/2011
28/09/2011
1ºC
21/09/2011
22/09/2011
28/09/2011
1ºD
22/09/2011
23/09/2011
29/09/2011
2ºA
23/09/2011
28/09/2011
28/09/2011
2ºC
21/09/2011
23/09/2011
28/09/2011

12 de set. de 2011

Mini Conferência (1os e 2os EM)

Iniciamos o 3º bimestre com uma dinâmica de mini-conferências (para saber mais sobre conferências clique aqui). O objetivo foi estimulá-los a pensar sobre os problemas que envolvem a garantia de direitos de crianças e adolescentes e a procurar possíveis soluções para os problemas identificados.
As turmas foram divididas em grupos (divididos por temas), que receberam um ou mais artigos do ECA - Estatudo da Criança e do Adolescente / Lei Federal nº 8069/90, juntamente com imagens para inspirar a discussão, como segue:


Saúde
Art. 11. É assegurado atendimento médico à criança e ao adolescente, através do Sistema Único de saúde, garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde.
§ 1º A criança e o adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado.
§ 2º Incumbe ao poder público fornecer gratuitamente àqueles que necessitarem os medicamentos, próteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.


Liberdade
Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:
I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;
II - opinião e expressão;
III - crença e culto religioso;
IV - brincar, praticar esportes e divertir-se;
V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;
VI - participar da vida política, na forma da lei;
VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.



Família
Art. 19. Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a  convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes



Educação
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - direito de ser respeitado por seus educadores;
III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias
escolares superiores;
IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;
V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo
pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.




Lazer
Art. 71. A criança e o adolescente têm direito a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.



Comércio
Art. 81. É proibida a venda à criança ou ao adolescente de:
I - armas, munições e explosivos;
II - bebidas alcoólicas;
III - produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica
ainda que por utilização indevida;
IV - fogos de estampido e de artifício, exceto aqueles que pelo seu reduzido potencial sejam incapazes de provocar qualquer dano físico em caso de utilização indevida;
V - revistas e publicações a que alude o art. 78;
VI - bilhetes lotéricos e equivalentes.
Art. 78. As revistas e publicações contendo material impróprio ou inadequado a crianças e adolescentes deverão ser comercializadas em embalagem lacrada, com a advertência de seu conteúdo.




Trabalho
Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.
Art. 62. Considera-se aprendizagem a formação técnico-profissional ministrada segundo as diretrizes e bases da legislação de educação em vigor.
Art. 63. A formação técnico-profissional obedecerá aos seguintes princípios:
I - garantia de acesso e freqüência obrigatória ao ensino regular;
II - atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente;
III - horário especial para o exercício das atividades.
Art. 65. Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.
Art. 67. Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho:
I - noturno, realizado entre as vinte e duas horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte;
II - perigoso, insalubre ou penoso;
III - realizado em locais prejudiciais à sua formação e ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social;
IV - realizado em horários e locais que não permitam a freqüência à escola.


 Logo que puder posto o resultado dos trabalhos.