24 de out. de 2011

Trabalho 4o bimestre (5a série)


Em grupos: de 2 a 4 pessoas.
Tema: A democracia ateniense.

O trabalho deve conter:
a) capa (veja modelo abaixo)
b) definição de democracia (o que é democracia?).
c) como funcionava a democracia em Athenas (como eram as assembleias? quem participava?).
d) quem eram os excluídos da democracia ateniense.
e) conclusão pessoal individual (cada um faz a sua!): oque você entendeu daquilo que pesquisou?
f) bibliografia: livros e sites pesquisados (veja modelo abaixo).

Atenção: A pesquisa pode ser impressa, mas as conclusões precisam ser manuscritas.

Data de Entrega:
07/11/11 - Para a professora corrigir e devolver para refazer.
28/11/11 - Entrega final.

Boas fontes de Pesquisa:
a) livros didáticos.
b) sites especializdos em educação, como por exemplo: Brasil Escola, Bússola Escolar, Mundo Educação.

Modo de Pesquisa:
Não adianta só "copiar e colar". Leia o texto e veja se ele contém aquilo que a professora pediu, descarte as informações desnecessárias. Se precisar, use mais de uma fonte para completar sua pesquisa. Peça a ajuda de seus familiares.

Modelos:
Modelo de Capa clique aqui. 
Modelo para citação bibliográfica clique aqui.


19 de out. de 2011

Conselheiros Tutelares Eleitos

Pessoas,

Segue lista dos Conselheiros Tutelares Eleitos por Pirituba. São essas pessoas abaixo que são responsáveis, nos próximos 3 anos, pela defesa dos SEUS direitos!!! Fiquem atentos!!! Prometo em breve apresentar uma pesquisa sobre os conselheiros eleitos. Vamos a eles:















Fonte: Portal da PMSP

10 de out. de 2011

Eleições Conselho Tutelar

CMDCA realiza eleição para nova gestão do Conselho Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realiza no dia 16 de outubro a eleição dos conselheiros tutelares da capital paulista para a nova gestão 2011 – 2014. A escolha do novo conselho será feita pela população. Cada pessoa poderá votar uma única vez e em apenas um candidato para o conselhode uma das 44 regiões.


No dia 16 de outubro será realizada a eleição dos conselheiros tutelares da capital paulista para a nova gestão 2011 – 2014. A eleição é dirigida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), que instituiu uma comissão eleitoral, para este fim, composta por 6 representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, 2 (dois) suplentes do referido Conselho e 2 (dois) representantes da sociedade civil.
Atualmente, existem 37 Conselhos Tutelares em São Paulo, espalhados pelas 31 subprefeituras da cidade. Este número aumentará para 44, após a posse dos conselheiros, no dia 18 de novembro.
As eleições têm como intuito fazer com que a população tenha o direito de escolher conselheiros regionais para trabalhar de acordo com a missão de zelar, fiscalizar, garantir e elaborar propostas que garantam planos e programas a favor dos direitos da criança e do adolescente.
Poderão votar todas as pessoas maiores de 16 anos que possuírem título de eleitor emitido até o dia 29/7/2011. No dia, basta apresentar o título de eleitor ou documento com foto. Os eleitores poderão votar uma única vez e em apenas um candidato para o Conselho Tutelar de uma das 44 regiões de acordo com a listagem dos locais de votação e seções.
Serão utilizadas urnas eletrônicas para garantir que a eleição tenha transparência e transcorra da maneira como os eleitores já estão acostumados, facilitando uma participação maior da comunidade e haverá colégios eleitorais em todos os bairros concentrando as seções adjacentes.
A totalização eletrônica dos votos e/ou a apuração manual terão início no próprio dia 16 de outubro, após confirmação e verificação da chegada de todas as urnas eletrônicas referentes aos respectivos Conselhos Tutelares.

Confira os pontos de votação e lista de candidatos

Conselho Tutelar de Pirituba


Lista de Candidatos





Fonte: Portal da PMSP

4 de out. de 2011

Olimpíadas da Grécia Antiga - Atividade Escrita (5a série)

Aqui está o questionário que faz parte das Olimpíadas da Grécia Antiga. Para respondê-lo vocês devem assistir aos vídeos sobre a Grécia Antiga (Série Grandes Civilizações) e atentar para a paródia "Conheça a Grécia Antiga".


1. Os gregos prezavam pela beleza e virtude, presente em todos os cidadãos. Eles as manifestavam por meio de:
a) artes e esportes.
b) filosofia e política.
c) todas as respostas estão corretas.

2. A Ilíada e a Odisseia, de Homero, contavam histórias envolvendo o heroi Ulisses. Essas histórias representam:
a) o universo dos povos vizinhos.
b) a cultura grega, com seus costumes, religião e história.
c) o desprezo dos gregos pelas artes.

3. O que significa o termo democracia?
a) governo dos anciãos.
b) governo do povo.
c) governo da minoria.

4. Da democracia ateniense participavam todos os cidadãos, mas havia exceções. Além dos estrangeiros, não participavam das assembleias:
a) mulheres e escravos.
b) doentes.
c) nenhuma das alternativas.

5. A religião grega possuía muitos deuses, semideuses e seres fantásticos. Podemos citar como características dos deuses gregos:
a) eram fracos e sem poder, como os seres humanos.
b) eram muito diferentes dos seres humanos, estando acima dos sentimentos.
c) tinham semelhanças com os humanos, por sentirem dor, ódio, inveja e amor.

6. Os gregos inventaram as Olimpíadas, em homenagem a Zeus. Elas eram tão importantes que durante sua realização eram interrompidas:
a) as guerras.
b) as artes.
c) as assembleias.

7. A filosofia é outra contribuição grega para o nosso tempo. Consistia na elaboração de questões e respostas (utilizando o raciocínio) para quase todas as coisas. Podemos dizer que a filosofia está na origem de:
a) religião.
b) ciência.
c) nenhuma das alternativas.

8. A última fase da história da Grécia Antiga é marcada pela ascensão de Alexandre. Nesse período:
a) as culturas ocidental e oriental entraram em conflito.
b) não houve contato entre as culturas ocidental e oriental.
c) as culturas ocidental e oriental entraram em contato e influenciaram-se mutuamente.

9. A história da Grécia Antiga é dividida em 4 partes. São elas, respectivamente:
a) Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.
b) Helenístico, Clássico, Arcaico e Homérico.
c) Arcaico, Clássico, Homérico e Helenístico.

10. A Grécia fica no continente:
a) Africano.
b) Americano.
c) Europeu.

Série Grandes Civilizações Grécia Antiga (5a série)

Postando os vídeos que assistimos sobre a Grécia Antiga. Aproveitem!




3 de out. de 2011

Paródia: Conheça a Grécia Antiga (5a série)

A primeira atividade das Olimpíadas da Grécia Antiga foi completar a paródia que apresentei a vocês!
Aqui vão a letra da paródia (também fiz indicação de cifra para quem quiser), o arquivo de música com a versão do Hanson que serviu de base para a paródia (tentei fazer uma gravação caseira da paródia, mas a gravação ficou muito ruim e, ainda por cima, não consegui passar o arquivo para o computador. De qualquer forma, deixemos com os profissionais que é bem melhor!), e um vídeo também com a versão base, para que vocês possam ensaiar para as apresentações do dia 18/10/2011.

Paródia: Teach your children
(Crosby, Stills, Nash and Young)

Conheça a Grécia Antiga

Você, da 5ªB (C) / Precisa conhecer a Grécia Antiga
Pois lá, se viu nascer / Muito do que conheces hoje
Surgiu lá dos aqueus / Jônios, eólios, depois os dórios
Diziam-se os descendentes / Do grande Heleno, o pai de todos

Passou por vários períodos: o Homérico, o Arcaico
O mais importante: o Clássico / E o Helenístico

Fundaram as polis gregas / Que eram cidades independentes
As mais importantes / Eram Atenas e a grande Esparta
Em Atenas o povo todo / Se reunia pra decidir
Era a democracia / Mas excluía mulheres e escravos

Em Esparta o que dominava / Era o espírito de combate
Mesmo as mulheres / Eram treinadas fisicamente
As cidades gregas / Viviam em guerra umas contra as outras
Assim se enfraqueceram / E até perderam pra Macedônia

Os gregos nos deixaram / Muitas heranças você sabe quais?
O teatro, o carnaval / Filosofia, democracia
Além dos mitos gregos / Que hoje usamos como exemplos
Ícaro, Pandora / E que tal Cavalo de Tróia?

Cifras:
Estrofe DGDA ou CFCG
Refrão DFCBmGA ou CFCAmFG

Para baixar a versão do Hanson clique aqui.
Para reproduzir a versão direto na página, utilize o player abaixo:



Olimpíada da Grécia Antiga (5a série)



Aproveitando que estamos trabalhando com o tema Grécia Antiga, que tal iniciarmos uma "pequena olimpíada".
Durante três semanas (começou semana passada) estaremos realizando várias atividades, em grupos não-fixos e individuais, que valerão pontos para as Olimpíadas. Os três primeiros colocados de cada classe serão premiados ao melhor estilo olímpico grego: com medalhas de ouro, prata e bronze (olimpíadas modernas) e coroa de louros (olimpíadas da antiguidade)!

Vamos ao cronograma, que sofreu algumas alterações:
 
Data Aula Turma Evento
27/set 5ºC Entrega da paródia
5ªB Entrega da paródia
5ªB Atividade: Relacionar
5ªC Atividade: Relacionar
3/out 5ªC Vídeo: Grandes Civilizações
5ªB Vídeo: Grandes Civilizações
4/out 5ºC Atividade escrita
5ªB Atividade escrita
5ªB Atividade: sala de informática
5ªC Atividade: sala de informática
17/out 5ªC Atividade Escrita
5ªB Atividade Escrita
18/out 5ºC Jogo de Tabuleiro
5ªB Jogo de Tabuleiro
5ªB Jogo de Tabuleiro
5ªC Jogo de Tabuleiro

24/out2ªAula   5ªC  Trabalho 4º bimestre
  5ªB  Trabalho 4º bimestre
25/out  5ºC  Paródia + Aula expositiva
  5ªB  Paródia + Aula expositiva
  5ªB  Corrida da Grécia Antiga
  5ªC  Corrida da Grécia Antiga
31/out
  5ªC  Premiação
  5ªB  Premiação


Baixar regulamento da Olimpíada.

Para abrir o documento acima seu computador precisa ter o Acrobat Reader instalado. Se não tem, clique aqui.

Conforme as atividades forem acontecendo, vou escrevendo postagens:

Paródia: Conheça a Grécia Antiga.
Vídeos: Grandes Civilizações "A Grécia Antiga" 
Atividade Escrita: Questionário

1 de out. de 2011

Trabalho para o 4o bimestre – Fanzine (1o e 2o anos)




Data de Entrega (prazo máximo, sem postergação): 30/11/2011
Produto: Fanzine de quadrinhos a partir do tema estabelecido no 3º bimestre. Para ver os temas clique aqui.
Em grupos: média de 5 pessoas.

Itens obrigatórios:
1. Tamanho: 1/2 A4.
2. Papel: sulfite.
3. Quantidade de exemplares: 2 (mínimo). Um será entregue para a professora e os demais serão utilizados em exposição na sala de aula.
4. Capa: segundo a criatividade de cada grupo.
5. Interior de capa: deve conter os seguintes itens: a) breve apresentação da história, convite à leitura, agradecimentos. b) nome, nº e série dos membros do grupo (indicando a participação de cada membro na confecção do fanzine). c) indicação de local (nome da escola, disciplina e nome da cidade) e ano.
6. História em quadrinhos: deve, obrigatoriamente, contemplar o tema proposto. Sugestão de tamanho: de 4 a 8 páginas.

Dicas:
1. A ideia do fanzine é ser o mais acessível possível, por isso, procure utilizar materiais e técnicas baratos: a) papel sulfite branco ou reciclado. b) cópias em preto e branco (com fundos claros). c) arte final em caneta permanente.
2. Para que a história fique mais atrativa, procure utilizar uma quantidade variada de planos (vide aula 2) e tamanhos de quadros (use como referência alguma revista em quadrinhos que você possua e veja como o autor organiza as páginas).
3. Preste atenção na ordem de leitura dos balões para não confundir o leitor: da esquerda para a direita / de cima para baixo (a não ser que queira utilizar a ordem oriental: da esquerda para a direita / de cima para baixo).
4. Faça uma verificação ortográfica no texto para certificar-se de que seu fanzine sairá sem erros.
5. Para minimizar os erros do desenho, você pode fazer os originais em A4 inteiro, escanear e reduzir para o tamanho de 1/2 A4 (os quadrinhos profissionais são sempre feitos em tamanho bem maior que a versão final).

6. Você também pode inserir o texto dos quadrinhos pelo computador (photoshop e similares são ótimos programas para isso): o resultado final fica bem bacana. Mas nesse caso, certifique-se de que a fonte escolhida está em letras maiúsculas, sem serifas e com desing que entre em harmonia com o desenho (tudo isso torna a aparência do letreiro bem mais agradável). Uma fonte interessante é a .....
7. Procure não deixar folhas em branco no seu fanzine: use a criatividade para preencher os espaços vazios.
8. Não crie uma história muito grande (4 a 8 páginas são suficientes), senão haverá muito trabalho envolvido e talvez o grupo não consiga terminá-lo a tempo.
9. O número de páginas de seu fanzine será sempre múltiplo de 4 (incluindo capa e contra-capa), tenha sempre isso em mente quando estiver planejando os conteúdos das páginas.
10. Organize um cronograma com os membros do grupo, para que consigam dar conta do serviço (o prazo de entrega não será postergado em hipótese nenhuma).

Mãos à obra, e boa sorte!!!

Obs.: Todas as imagens desta postagem são do mangá Bakuman, de Tsugumi Oba e Takeshi Obata. Editado no Brasil pela JBC Editora.