30 de nov. de 2011

Vídeos Roma Antiga (5a série)

Infelizmente não pudemos trabalhar a Roma Antiga como eu gostaria.
Mas deixo aqui os vídeos da série "Grandes Civilizações" que já utilizamos no trabalho com a China Antiga e a Grécia Antiga. Aqui vocês verão o que a série tem a dizer sobre a Roma Antiga.
Ao fim, inseri o primeiro episódio do desenho animado "Os Mussarelas", da Hanna Barbera. É uma espécie de "Os Flinstones", mas se passa durante a Roma Antiga. Vocês verão que, assim como em "Os Flinstones", o desenho traz a NOSSA sociedade, mas "traduzida" para a Roma Antiga. O desenho é velhino, mas vale a pena!



29 de nov. de 2011

Localização Geográfica (5a série)

Abaixo temos um mapa com a localização dos continentes e uma legenda indicando a localização das civilizações estudadas durante este ano:


A. Surgimento do Homem
B. Egito Antigo
C. China Antiga
D. Grécia Antiga
E. Roma Antiga

14 de nov. de 2011

Nações Indígenas e Colonização (6a série)

Acima: apresentação de slides (deixei um longo tempo entre uma imagem e outra para que a leitura seja possível). Abaixo: charges





Descobrimento ou Conquista? (6a série)

Aqui vai trechinho do texto que trabalhamos em sala de aula.


Durante muito tempo, vários historiadores transmitiram uma visão heróica dos feitos do conquistador, o que tornou corrente o uso da expressão descobrimento ( da América ou do Brasil), enfatizando o “aspecto civilizador” da chegada dos europeus.
Mais recentemente, os historiadores têm analisando a questão sob outros pontos de vista, ressaltando o impacto da presença dos europeus na destruição dos modos de vida e na dizimação dos povos que viviam na América. Desse ângulo, a questão não é colocada como “descobrimento”, mas como invasão e conquista
(Gilberto Cotrim, História Global)

República e Império Romano (1o ano)

Aqui vão os textos extraídos da apresentação de slides sobre a República e o Império Romanos.
Aproveito e posto  o vídeo da Plebe Rude também utilizado na apresentação, seguido da letra da música.

Textos (documento do MSWord)




Até Quando Esperar

Plebe Rude

Não é nossa culpa
Nascemos já com uma bênção
Mas isso não é desculpa
Pela má distribuição
Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração
Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração
Até quando esperar
E cadê a esmola que nós damos
Sem perceber que aquele abençoado
Poderia ter sido você
Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração
Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração
Até quando esperar a plebe ajoelhar
Esperando a ajuda de Deus
Até quando esperar a plebe ajoelhar
Esperando a ajuda de Deus
Posso
Vigiar teu carro
Te pedir trocados
Engraxar seus sapatos
Posso
Vigiar teu carro
Te pedir trocados
Engraxar seus sapatos
Sei
Não é nossa culpa
Nascemos já com uma bênção
Mas isso não é desculpa
Pela má distribuição
Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração
Com tanta riqueza por aí, onde é que está
Cadê sua fração
Até quando esperar
A plebe ajoelhar
Até quando esperar
A plebe ajoelhar
Esperando a ajuda do divino Deus

Site oficial (obs.: na página "Rachando Concreto" você pode baixar o arquivo mp3 de "Até Quando Esperar" gratuitamente).

Revolução Industrial (2o ano)

Como prometido, aqui está o documento com os textos utilizados na apresentação de slides sobre a Revolução Industrial.
Aproveito pra postar um pequeno vídeo de Tempos Modernos (Chaplin) também!!!!
Vamos lá, galera! Falta pouco!

Textos (documento do MSWord)

13 de nov. de 2011

Roma Antiga (5a série / 1o ano)

Aqui está o link para o fichamento que utilizamos em sala de aula:

http://historiajaragua.blogspot.com/2011/03/civilizacao-romana-6a-serie.html

Pirâmide Social Roma Antiga (1o ano)

A partir dos textos estudados, criamos uma pirâmide social, abrigando os principais grupos da sociedade romana.


Patrícios: grandes proprietários de terra; ocupavam os maiores cargos políticos.
Plebeus: pequenos proprietários, comerciantes e artesãos, pequena participação política (conquistada com anos de luta).
Clientes: sem propriedades e sem participação política; ex-escravos e filhos de escravos livres; prestavam serviços para os patrícios.
Escravos: sem propriedades (eles mesmos eram propriedade de outrem) e sem participação política; base do trabalho.

4 de nov. de 2011

Fanzinada

Pessoas, amanhã tem evento de Fanzine no vão livre do MASP - Av. Paulista!!!