31 de mar. de 2012

Conferência de Direitos (7os e 8os Anos SME)


Para os alunos dos 7ºs e 8ºs anos do CEU EMEF Pêra Marmelo. Esta atividade desenvolvemos em sala de aula e vamos completá-la via internet.

Vocês já fizeram a análise dos artigos do ECA em sala de aula, identificando os problemas relacionados a cada tema e sugerindo soluções para os problemas encontrados. 

Agora, peço que enviem suas produções por e-mail [historiajaragua@gmail.com], lembrando-se sempre de escrever no assunto do e-mail o nome dos integrantes e a turma.

Para aqueles que ainda não terminaram suas produções, abaixo vocês encontram os artigos do ECA utilizados. Escolham apenas um tema para comentar.




Saúde
Art. 11. É assegurado atendimento médico à criança e ao adolescente, através do Sistema Único de saúde, garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde.
§ 1º A criança e o adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado.
§ 2º Incumbe ao poder público fornecer gratuitamente àqueles que necessitarem os medicamentos, próteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

Liberdade
Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:
I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;
II - opinião e expressão;
III - crença e culto religioso;
IV - brincar, praticar esportes e divertir-se;
V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;
VI - participar da vida política, na forma da lei;
VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.

Família
Art. 19. Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a  convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes

Educação
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - direito de ser respeitado por seus educadores;
III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias
escolares superiores;
IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;
V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo
pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

Lazer
Art. 71. A criança e o adolescente têm direito a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

Comércio
Art. 81. É proibida a venda à criança ou ao adolescente de:
I - armas, munições e explosivos;
II - bebidas alcoólicas;
III - produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica
ainda que por utilização indevida;
IV - fogos de estampido e de artifício, exceto aqueles que pelo seu reduzido potencial sejam incapazes de provocar qualquer dano físico em caso de utilização indevida;
V - revistas e publicações a que alude o art. 78;
VI - bilhetes lotéricos e equivalentes.
Art. 78. As revistas e publicações contendo material impróprio ou inadequado a crianças e adolescentes deverão ser comercializadas em embalagem lacrada, com a advertência de seu conteúdo.

Trabalho
Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.
Art. 62. Considera-se aprendizagem a formação técnico-profissional ministrada segundo as diretrizes e bases da legislação de educação em vigor.
Art. 63. A formação técnico-profissional obedecerá aos seguintes princípios:
I - garantia de acesso e freqüência obrigatória ao ensino regular;
II - atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente;
III - horário especial para o exercício das atividades.
Art. 65. Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.
Art. 67. Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho:
I - noturno, realizado entre as vinte e duas horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte;
II - perigoso, insalubre ou penoso;
III - realizado em locais prejudiciais à sua formação e ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social;
IV - realizado em horários e locais que não permitam a freqüência à escola.

27 de mar. de 2012

Pesquisa sobre uso da informática e internet

Gostaria de pedir a todos os meus alunos que preencham o formulário a seguir. Trata-se de uma pesquisa sobre os hábitos de uso da informática e da internet. Leva menos de 1 minuto!


22 de mar. de 2012

Recuperação 5 Feudalismo PAINEL (7oAnoSEE)


Para os alunos da 6ª série/ 7° ano da E. E. Jd. Aurora.

Nesta atividade de recuperação, vocês devem construir um ou mais painéis ilustrados (no tamanho A4 - tamanho de uma folha de sulfite normal).

Os painéis devem conter figuras e legendas explicativas, contemplando os seguintes temas:

a) Os estamentos sociais do sistema Feudal.
b) O feudo e suas partes.
c) As relações de Suserania e Vassalagem.
d) O castelo medieval e suas funções.
e) O sistema de 3 campos.
f) As condições de vida dos servos no Feudalismo.

O painel deve ser entregue pessoalmente (com imagens impressas, xerocadas ou desenhadas) ou em forma de apresentação de slides (neste caso, o arquivo pode ser enviado por e-mail [historiajaragua@gmail.com] ou entregue em CD)

Recuperação 4 Feudalismo QUESTÕES OBJETIVAS (7oAnoSEE)


Para os alunos da 6ª série/ 7° ano da E. E. Jd. Aurora.

Nesta atividade de recuperação, vocês devem responder ao seguinte questionário objetivo, pesquisando em sites da internet, livros ou outras mídias:


1. O Feudalismo é:
a) Uma palavra de origem latina que significa “sociedade fechada e hierarquizada”.
b) Um sistema econômico-social baseado nas relações de suserania-vassalagem, senhorio-servidão, que ocorreu na Europa durante a Idade Média.
c) O benefício concedido pelo senhor ao seu vassalo em troca de obediência.
d) Um sistema baseado na mão-de-obra escrava.

2. Quais são os três estamentos da sociedade feudal, ordenados dos mais aos menos poderosos?
a) servos, nobreza e clero.
b) vilões, aldeões e nobreza.
c) clero, nobreza e servos.
d) rei, nobreza e trabalhadores.

3. Quais são, respectivamente, as principais funções dos servos, da nobreza e do clero?
a) Ajuda espiritual; proteção militar; trabalho na terra.
b) Proteção militar; ajuda espiritual; trabalho na terra.
c) Trabalho na terra;proteção militar; ajuda espiritual.
d) Ajuda espiritual, trabalho na terra; proteção militar.

Nota: o termo “respectivamente” quer dizer que resposta deve obedecer a ordem em que os termos aparecem na pergunta.

4. Qual o papel da Igreja na sociedade Feudal?
a) Representar a Deus, oferecendo ajuda espiritual e responsabilizando-se pelo ensino. Exerceu grande poder político, econômico, cultural e ideológico.
b) Controlar a terra.
c) Consolar os pobres e ajudá-los em sua ascensão social. Era, em geral, perseguida pela nobreza detentora das terras.
d) Cobrar impostos.

5. O que era o sistema de 3 campos?
a) Era a divisão do campo de produção em 3 partes: uma para o clero, uma para a nobreza e uma para os servos.
b) Era a entrega dos campos a 3 vassalos diferentes para gerenciarem o trabalho.
c) Era a divisão dos campos de produção em 3 partes: uma para o plantio de uva, outro de trigo e outro de cevada.
d) Era um sistema de rotação dos campos, em que, a cada ano, dois produziam e um descansava.

6. Qual a principal função de um castelo medieval?
a) Dar conforto à nobreza e aos servos.
b) Servir de local de encontro e realização de grandes festas.
c) Proteger o senhor feudal e os nobres.
d) Nenhuma das alternativas anteriores.

O questionário pode ser enviado por e-mail (historiajaragua@gmail.com) ou entregue pessoalmente (impresso ou manual).

Recuperação 3 Feudalismo QUESTÕES DISSERTATIVAS (7oAnoSEE)



Para a 6ª série/ 7° ano da E. E. Jd. Aurora.

Nesta atividade de recuperação vocês devem responder às seguintes questões dissertativas, pesquisando na internet, em livros ou outras mídias.


1. O que é o Feudalismo?
2. Quais são os três estamentos sociais fundamentais do Feudalismo e quais as suas funções?
3. Qual o papel da Igreja na sociedade Feudal?
4. Como era a situação dos servos na sociedade Feudal?
5. Como funcionava o sistema de 3 campos e para que servia?
6. Qual a principal função de um castelo medieval e quem nele vivia?

Vocês podem enviá-lo por e-mail (historiajaragua@gmail.com) ou entregá-lo pessoalmente (impresso ou escrito).

Recuperação 2 Feudalismo VÍDEO (7oAnoSEE)

Para a 6ª série/7° ano da E. E. Jd. Aurora.

Nesta atividade de recuperação vocês devem assistir o vídeo abaixo e depois escrever um relatório constando aquilo que aprenderam.

Envie o relatório por e-mail (historiajaragua@gmail.com) ou entregue-o pessoalmente (impresso ou à mão).


Recuperação 1 Feudalismo GAME (7oAnoSEE)



Para os alunos da 6ª série/7° ano da E.E. Jd. Aurora.
Nesta primeira atividade de recuperação, jogue online o "Era Feudal" (clique no nome do jogo ou na imagem para acessá-lo).

As cruzadas (7oAnoSEE)

Para o pessoal da 6ª série / 7º ano da E.E. Jd. Aurora.
Abaixo vocês têm a apresentação de slides sobre as cruzadas que utilizei em sala de aula.


As Cruzadas (séculos XI ao XIII).pdf

15 de mar. de 2012

Robin Hood - filme (7oAnoSEE)



Para quem não assistiu em sala, fica aqui o link (infelizmente não pude incorporá-lo, pois este recurso foi desativado do original).




7 de mar. de 2012

As fontes históricas e seus tipos (6oAnoSEE)

Trabalhamos em sala de aula com uma apresentação de slides, tratando do tema fontes históricas. Para quem perdeu ou quer revisar, abaixo vocês encontram a apresentação (estou testando um novo tipo de visualização, em formato e-book, e estou bem contente com o resultado!).
Infelizmente, os vídeos anexos à apresentação não poderão ser disponibilizados.
Aproveitem para revisar o tema e se preparar para a "Corrida das Fontes"!




As Fontes Históricas PDF.pdf

4 de mar. de 2012

Trabalho 1o bimestre 2012 (7oAnoSEE)



Galera da 6ª série/7º ano da E. E. Jd. Aurora, seguem instruções para o trabalho referente ao 1º bimestre de 2012.

Deve ser feito, preferencialmente, em grupos de 3 a 5 pessoas.
O prazo para entrega é: 02/04/2012, uma segunda-feira.
Tema: "Análise de Conto de Fadas".

Vocês devem escolher 1 dentre os seguintes contos de fadas:
  • João e Maria
  • João e o Pé de Feijão
  • O gato de botas

Devem seguir os seguintes passos:

  1. Pesquisar o conto escolhido em livros, na internet ou filmes (no caso dos últimos, o filme deve, antes, ser aprovado pela professora).
  2. Fazer um resumo do conto escolhido.
  3. Identificar no conto os estamentos e as relações sociais do período feudal.
  4. Incluir capa e bibliografia.

Trabalho 1o bim 2012 (6oAnoSEE)



Para o pessoal da 5ª série/6º ano da E. E. Jd. Aurora. Vamos ao trabalho para o 1º bimestre.

Deve ser feito, preferencialmente, em grupos de 3 a 5 pessoas.
A data para entrega é 02/04/2012, uma segunda-feira.

O tema é: "Dicionário temático ilustrado sobre a Pré-História".

As orientações para a realização do trabalho estão na apostila, página 30. Lembrando-se que, além dos termos propostos para pesquisa e criação do dicionário, vocês devem também incluir o termo "Idade dos Metais".

Modelo de capa, clique aqui.
Instruções para bibliografia, clique aqui.

Bom trabalho!

Vassalagem (7oAnoSEE)

Aqui vão um esquema e um texto de Leo Huberman sobre as relações de vassalagem durante o período feudal europeu, trabalhados em sala de aula.

Confesso que este esquema está bem mais "bonitinho" do que aquele que consegui desenhar na lousa ^^

"O senhor do feudo, como o servo, não possuía a terra, mas era, ele próprio, arrendatário de outro senhor, mais acima na escala. O servo, aldeão ou cidadão 'arrendava' sua terra do senhor do feudo que, por sua vez, 'arrendava' a terra de um conde, que já a 'arrendara' de um duque, que, por seu lado, a 'arrendara' do rei. E às vezes, ia ainda mais além, e um rei 'arrendava' a terra a um outro rei!" (Leo Huberman, História da Riqueza do Homem, p. 18).

Esquema hierárquico de vassalagem seguindo o texto de Leo Huberman:


Pirâmide Social Feudalismo (7oAnoSEE)

A partir da interpretação do texto de Leo Huberman, montamos a pirâmide social do Feudalismo, como segue:



Incluímos, nas informações ao lado da pirâmide as características apontadas por Leo Huberman: a de que clero e nobreza eram os estamentos proprietários de terra e a de que os servos trabalham para o sustento de todos os estamentos.