22 de jun. de 2012

Uso de Informática e Internet no Brasil e no Mundo

Após analisarmos o uso da internet e informática em nossa localidade (questionários respondidos pelos alunos da EE Jd. Aurora e CEU EMEF Pera Marmelo) é bom olharmos para a realidade brasileira e mundial, a fim de fazermos comparações e percebermos o lugar que ocupamos neste mundo.

Procurando pela internet encontrei um página interessente que traz um bom resumo sobre a realidade brasileira neste quesito, e resolvi postar por aqui para vocês darem uma olhada:

Muito obrigada a Leonardo Antonioli por permitir a publicação desta página em noso blog.

10 de jun. de 2012

Pesquisa Uso da Informática e Internet - resultados parciais (POIE-SME)

 Apenas para as 7ªs e 8ªs do CEU EMEF Pera Marmelo!


Aqui vai uma apresentação de slides com resultados parciais da pesquisa que estamos realizando no blog. Comentem: quais conclusões podemos tirar a respeito da realidade dos alunos de nossa escola a partir dos resultados da pesquisa.

Não se esqueçam de, nos comentários, utilizarem sua hashtag de identificação. A hashtag consiste na indicação da série e turma (ex: 5A, 7B, 8C, etc.) e do número da chamada. Assim, um fictício número 55 da também ficticia 8ªD ficaria com a hashtag; #8D55

Mãos à obra!




Trabalho para o 2o bim Reforma Protestante (7oAnoSEE)



Para as 6ªs séries/ 7ºs anos da EE Jd. Aurora.
Para este bimestre, o tema do trabalho é Reforma Protestante.

Vocês devem escrever um texto (com suas próprias palavras) a partir do seguinte roteiro:
a) O que foi a Reforma Protestante e em que período ocorreu?
b) Quem foi o principal líder da Reforma?
c) Quais eram as ideias e as críticas dos protestantes à Igreja Católica?
d) Quais as principais denominações  cristãs surgidas a partir da Reforma Protestante?
e) Quem são e como atuam os protestantes hoje em dia?

O trabalho deve conter:
- capa (modelo aqui).
- índice.
- introdução, desenvolvimento e conclusão (para saber o que é cada uma dessas coisas, clique aqui)
- bibliografia (modelo aqui).

Data de Entrega: 11/06/12

Trabalho para o 2o bim Egito Antigo (6oAnoSEE)



Para as 5ªs séries/6ºs anos da EE Jd. Aurora.

Este trabalho consistirá na entrega de material escrito e na apresentação em sala de aula para os colegas. Os grupos foram divididos por temas, como segue:

1. O rio Nilo e sua importância.
2. O clima desértico e suas dificuldades.
3. A construção das pirâmides.
4. O faraó.
5. O trabalho dos camponeses.
6. A religião.
7. Os hieróglifos.

Lembrem-se que vocês podem soltar a imaginação nas apresentações. Podem trabalhar com cartazes, vídeos, maquetes (nada de isopor, por favor, o planeta agradece!), teatro, o que vocês quiserem, contanto que contemple o tema proposto.

Abaixo, as tabelas com os grupos de dias de apresentação (para visualizar de forma ampliada, clique na imagem):


Reforma Protestante e Contra-Reforma (7oAnoSEE)

Iniciamos os estudos da Reforma Protestante e da Contra-Reforma Católica com um pequeno texto do caderno do aluno volume 2, que pudemos verificar nos trechos selecionado do filme Lutero, que seguem:














Egito Antigo (6oAnoSEE)

Comoeçamos os estudos do Egito Antigo acompanhando, mais uma vez, a ótima série Grandes Civilizações. Confiram aí!












Absolutismo Monárquico (7oAnoSEE)

Pudemos saber mais sobre o Absolutismo Monárquico, assistindo ao vídeo de "Os Navegantes", que mostro a seguir:





Formação dos Estados Nacionais e fortalecimento do poder real (7oAnoSEE)


Vimos a formação dos estados nacionais europeus por meio do exemplo da Península Ibérica. As atividades de análise dos mapas foram muito bem sucedidas em sala de aula, e, por meio delas, pudemos ver como as monarquias Portuguesa e Espanhola se formaram a partir da expulsão dos povos muçulmanos da Península Ibérica, o que ficou conhecido como Reconquista.


A seguir, trabalhamos com um texto de Alfredo Boulos Jr, sobre o fortalecimento do poder real. O texto fala da importância do surgimento da burguesia para o novo contexto social europeu. O apoio financeiro, recebido pelo rei, da burguesia, foi decisivo para o fortalecimento dos reis. Tal apoio financeiro foi devolvido em forma de em forma de apoio político, com uma série de facilidades, inclusive garantidas por lei, como bem ilustra a fonte a seguir:

"O Rei proíbe, sob pena de acusação d lesa-majestade [...] a todos os capitães e homens de guerra que ataquem mercadores, trabalhadores, gado ou cavalos ou bestas de carga, seja nos pastos ou em carroças, e não perturbem, nem às carruagens, mercadorias e artigos que estiverem transportando, e não exigirão deles resgate de qualquer forma; mas sim que tolerarão que trabalhem, andem de uma parte a outra e levem suas mercadorias e artigos em paz e segurança, sem nada lhes pedir, sem criar-lhes obstáculos ou perturbá-los de qualquer forma" (Ordonnances des Roys de France de la Troisième Race, Recueilliés par ordre chronologique, vol XI. Paris, Imprensa Real, 1789, p.306-313 apud HUBERMAN, Leo. Historia da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1976, p. 82)

Mas não eram apenas os burgueses que buscavam apoi junto aos reis. A nobreza empobrecida buscava o apoio militar real contra os levantes populares, enaquanto camponeses buscavam o auxílio real contra os abusos de seus senhores.

Veja o esquema abaixo:

Fortalecido, o rei pode instituir moeda própria aos seus domínios, instituir leis e impostos e organizar um exército profissional.


Mesopotâmia (6oAnoSEE)

Trabalhamos os povos da Mesopotâmia e para isso, abrimos com o vídeo da serie Grandes Civilizações.









Renascimento Cultural e Científico (7oAnoSEE)

Para o Renascimento Cultural e Científico trabalhamos com uma apresentação de slides, que segue abaixo:



No final dessa apresentação de slides há um vídeo do fabuloso "O Mundo de Beakman", que reproduzo abaixo.


9 de jun. de 2012

Renascimento Comercial e Urbano (7oAnoSEE)

Após vermos o surgimento da burguesia, uma nova classe social, na Europa, vimos o crescimento do comércio e das cidades, que ficou conhecido como Renascimento Comercial e Urbano.
Relativisamos o termo renascimento, mostrando que o comércio não desapareceu na Europa Feudal.

Tratamos o tema com a construção de gráficos, que seguem:





Pré-História (6oAnoSEE)

Como prometido, aqui vai a atualização do Blog. Começando pela Pré-História, que vimos com as 5ªs séries/6ºs anos da EE Jd. Aurora.

Começamos distinguindo entre diferentes versões para a oriegem do homem, mais particularmente a explicação científica (evolucionismo) e a explicação religiosa-cristã (criacionismo). 


"Para os que defendem o evolucionismo, o ser humano descende de algum animal que se assemelhava ao macaco. Ou seja, em algum momento do passado, humanos e macacos tiveram um ancestral comum. Imagina-se que os descendentes desse ancestral evoluíram por caminhos diferentes: um ramo gerou os macacos, outro ramo gerou os humanos"


De acordo com o criacionismo "tudo foi criado por Deus", inclusive o ser humano. Segundo essa visão "o ser humano recebeu de Deus capacidades e habilidades especiais, que se manifestam na inteligência, na vontade, nos sentimentos, na linguagem e na imaginação artística, por exemplo"

(Adaptado de COTRIM, Gilberto e RODRIGUES, Jaime. Saber e Fazer História - História Geral e do Brasil, 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2009, pp. 24-25).

A seguir, vimos cada período em que é dividida a Pré-História:


Paleolítico: marcado pela descoberta do fogo e pela construção de objetos de pedra lascada. Os homens eram nômades, ou seja, não possuíam moradia fixa, mudavam de lugar a procura de melhores condições de vida (foi por meio do nomadismo que povoaram os diversos continentes).





Neolítico: marcado pela início da agricultura (plantação) e pecuária (criação de animais), o que propiciou o sedentarismo, ou seja, os homens passaram a fixar moradia.


Idade dos Metais: marcada pelo desenvolvimento das tecnicas de construção de objetos de metais.

Aprendemos também sobra a importância das fontes históricas materiais para o estudo da Pré-História.

Por fim, vimo como a invenção da escrita marca, tradicionalmente, o fim da Pré-História.


Aprendemos que diversos povos desenvolveram diversos tipos de escrita e que a escrita passou por transformações, iniciando, quase sempre, com pictogramas (signos representado objetos) e ideogramas (signos representando ideias), até chegarmos na forma alfabética que se popularizou no mundo ocidental.

Abaixo, o documentário que vimos em sala sobre o nascimento da escrita: