19 de set. de 2012

Vamos aos quadrinhos (5os, 6os, 7os e 8os anos/SME)

Após conhecermos o Movimento Pau-Brasil (5ºs e 6º anos/SME) e o Movimento Antropofágico (7ºs e 8ºs anos/SME), chegou a hora de transformar esse conhecimento em histórias em quadrinhos.

Eu selecionei alguns sites de construção de quadrinhos da Web e fiz uma mini-avaliação para que vocês confiram (cliquem nas imagens para ampliar):

Opção 1: PIXTON
Necessário fazer cadastro, mas não pede confirmação via e-mail. Devem entrar na seção PIXTON Por Diversão.


Opção 2: STRIP GENERATOR

Necessita de cadastro e pede confirmação por e-mail.


Opção 3: MAKE BELIEFS

Não necessita de cadastro, mas não permite salvar e continuar depois. É necessário enviar o quadrinho por e-mail quando finalizado (podem enviar para o meu, se necessário).


Opção 4: TOONDOO

Necessita de cadastro, mas não de confirmação por e-mail. Indicado para ser utilizado com máquina e acesso a internet de ponta.


Quem preferir, pode fazer os desenhos utilizando  MSPaint, TUXPaint e GIMP, ou, seguir o caminho mais tradicional, desenhando em papel sulfite e escaneando.

Mãos à obra!

Modernismo e Quadrinização (5os e 6os Anos/SEE)


Para iniciarmos nosso trabalho com o projeto Modernismo e Quadrinização, fizemos uma sondagem para saber os gostos de nossos alunos em relação aos quadrinhos. Vimos muuuuuuuuiiiittaa Turma da Mônica Jovem (praticamente o único representante tupiniquim), bastante Marvel e DC e uma over dose de Naruto.

A seguir, procuramos compreender um pouco sobre o Movimento Pau-Brasil, que integrou o movimento modernista brasileiro. Com foco na valorização do elemento nacional por meio do indígena.

Abaixo a apresentação de slides utilizada.



Para começarmos os trabalhos com quadrinização, pedi que as duplas escolhessem uma lenda indígena que quisessem quadrinizar. Abaixo vocês encontram os links com as lendas.



17 de set. de 2012

Conheça a Grécia Antiga (6oAnoSEE)



Para iniciarmos os trabalhos com a Grécia Antiga, fizemos um pequeno quiz a fim de sondar seus conhecimentos prévios e partimos para uma aventura musical.

A paródia que cantamos (e tocamos) em sala de aula foi feita por mim ainda no ano passado. Para quem quiser a letra da música, cifra e também ouvir a música original, visite a postagem que fiz no ano passado clicando aqui.


13 de set. de 2012

Curso de digitação online + Game



Durante as aulas de informática educativa eu apresentei a vocês um curso de digitação online muito bom. Para aqueles que querem fazer o curso em casa, cliquem aqui (não estranhem, pois a página está em Português de Portugal).

7 de set. de 2012

Série Grandes Civilizações - China Antiga (6oAno/SEE)


Após a leitura de textos da apostila e de livro didático e da construção de cartazes com as principais invenções dos chineses, nós conferimos os episódios da série Grandes Civilizações para fechar o tema.

Confira os vídeos aqui.

3 de set. de 2012

Trabalho para o 3o bimestre de 2012 (7oAno/SEE)


 

Para os alunos da 6ª série / 7º ano da E. E. Jd. Aurora.

Data de Apresentação: 17/09/2012
Em grupos de 3 a 6 pessoas.
Tema: Nações indígenas brasileiras

Pesquisar sobre uma das nações indígenas brasileiras, tendo como foco: a localização geográfica, a língua, os costumes, a religião e a organização social.
Formato: Deve ser feita uma apresentação em sala de aula, utilizando o suporte de sua escolha (vídeo, maquete, cartaz, slides, teatro, música, etc.). Em hipótese alguma será aceita a penas a leitura de um texto como apresentação.
Além da apresentação, o grupo deve entregar um trabalho escrito, contendo capa e bibliografia conforme modelos encontrados aqui.

Nações indígenas sorteadas:
Guarani               Yanomami
Kamaiurá            Yawalapiti
Kaipaó                  Bororo
Xavante               Botocudo


Indicações de fontes de pesquisa:



Povos Indígenas no Brasil (Na página principal, é só clicar no nome do povo escolhido).

Trabalho para o 3o bimestre 2012 (6oAno/SME)


Para os alunos da 5ª série/6º ano da E. E. Jd. Aurora.

Data de Entrega: 17/09/12 (Segunda-feira)

Individual ou em duplas.

Construa uma pirâmide social ilustrada com base no texto sobre o império de Kush ouno texto sobre a sociedade na China Antiga. Siga o exemplo abaixo: