17 de mar. de 2013

Trabalho Bimestral: Vida de Camponês


Para os meus alunos das 6ªs séries da EE Jd. Aurora, aqui vão as instruções para o trabalho referente ao primeiro bimestre de 2013.

Tema: Vida de Camponês
Tipo: Entrevista
Forma: Trabalho escrito (clique aqui para ver as regras de formatação)
Em grupos de 3 a 6 pessoas
Data de Entrega: 12 de Abril de 2013

Para esta entrevista, vocês devem procurar junto a seus contatos (familiares, amigos, vizinhos, conhecidos, etc.) por alguém que já tenha vivido e trabalhado (ou viva e trabalhe) no campo.
Se preferirem, a entrevista pode ser gravada e depois transcrita.
Algumas das entrevistas realizadas serão enviadas para o Museu da Pessoa. Para isso, vocês devem explicar ao(a) entrevistado(a) o que é o Museu da Pessoa e pedir que assine a autorização (clique aqui para imprimir a autorização).
Caso o(a) entrevistado(a) aceite ter sua história de vida publicada no Museu da Pessoa, perguntem se há a possibilidade de ele(a) fornecer fotos e outros documentos que enriqueçam a publicação.
Caso o(a) entrevistado(a) se negue a ter sua história publicada, NÃO INSISTAM. Realizem a entrevista da mesma forma e informem que ela será utilizada apenas como trabalho escolar, sem qualquer divulgação para terceiros.

Vocês devem seguir o roteiro abaixo, mas podem expandir a entrevista, acrescentando suas próprias perguntas.

Identificação
1. Qual seu nome completo?
2. Qual sua data e local de nascimento?
3. Onde mora atualmente?
4. É casado(a)? Tem filhos(as)?

Desenvolvimento
5. O que o(a) senhor(a) lembra de sua casa de infância? Com quem vivia?
6. Como era seu dia-a-dia durante a infância?
7. Como era a alimentação da família?
8. Com quantos anos começou a trabalhar no campo? O que fazia?
9. O que era bom e o que era ruim no trabalho no campo?
10. O(a) senhor(a) trabalhava para sua família ou para um patrão?
11. Como era a organização do tempo durante o dia? E durante o ano?
12. Com quantos anos deixou de trabalhar no campo? Por quê?

Finalização
13. Sua vida hoje é muito diferente da que levava no campo? Em que é diferente?
14. Se pudesse, voltaria a trabalhar no campo? Por quê?
15. Quais seus planos para o futuro?
16. O que achou de contar sua história?

Obs.: Percebam que este roteiro foi elaborado pensando em alguém que tenha trabalhado no campo, mas que hoje não trabalhe mais. Reelaborem as perguntas caso seu(a) entrevistado(a) continue a exercer trabalho no campo.

Algumas dicas:
- Arrume todo o material que irá utilizar e teste-o antes de se encontrar com seu(a) entrevistado(a): isso evita imprevistos.
- Seja educado(a) e atencioso(a) com seu(a) entrevistado(a): ele(a) está contando parte de sua história de vida, está disponibilizando seu tempo, você deve demonstrar o quanto isso é importante.
- Não julgue o seu(a) entrevistado(a): ele(a) não necessariamente possui os mesmos valores e crenças que você. Saiba respeitá-lo(a).
- Explique a ele(a), exatamente, quais os objetivos da entrevista e como ela será utilizada.