20 de fev. de 2013

Atividades primeiras semanas de Fevereiro/2013


Olá, pessoal da 6ªsérie da EE Jd. Aurora.

Como combinamos em sala de aula, postei as atividades realizadas nas primeiras semanas de Fevereiro de 2013 para aqueles que faltaram.
Vocês devem verificar o que perderam e colocar tudo em dia até 06/03/13.

Mãos à obra!


Aqui vão os links:



Redação: Conflitos Religiosos



Aproveitando a discussão sobre a integração entre romanos e germânicos, propus uma redação com o tema: "Conflitos Religiosos".
Vocês devem escrever, no mínimo, 15 linhas, relatando uma situação, de seu conhecimento, envolvendo conflitos religiosos e demonstrando sua opinião sobre o assunto.
Coexistir

Aqui vai uma sugestão de roteiro:

a) O que é conflito religioso?
b) Cite um exemplo. Onde ocorreu? Quando? Quais os envolvidos? Como ficou sabendo?
c) Sua opinião a respeito: você considera essas situações corretas ou incorretas? Por quê? Qual a melhor atitude em sua opinião?

Exemplos de subtema:

a) Católicos x Evangélicos (Brasil, atualidade).
b) Católicos x Protestantes (Irlanda, século XX).
c) Protestantes x Muçulmanos (EUA, atualidade).
d) Cristãos x Umbanda e Candomblé (Brasil, atualidade).
e) Judeus x Muçulmanos (Palestina, séculos XX e XI).

O cristianismo e o fim do Império Romano de Ocidente



"Ao ocupar as terras do antigo Império Romano do Ocidente, os bárbaros germânicos passaram a conviver com os antigos moradores dessas regiões, geralmente romanos ou galo-romanos. Enquanto os romanos eram pagãos, os galo-romanos e romanos eram cristãos.
A cultura medieval desenvolveu-se a partir da combinação das tradições romanas, preservadas pela Igreja, com as germânicas, trazidas pelos invasores.
[...]
Assim nasceu uma maneira de viver em que se misturavam o ardor religioso e o militar, garantidos pela aliança entre os bispos e os guerreiros.
[...]
Os padres acabaram assumindo muitas tarefas que antes eram feitas pelos funcionários romanos, como registros de nascimento e de casamento. Tinham grande prestígio junto à população por saberem ler e escrever e pela ajuda que prestavam aos pobres [...].
A Igreja, ao se aproximar dos chefes germânicos, recebia terras, objetos preciosos e apoio para expandir a evangelização de outros povos".

Fonte: MARANHÃO, Ricardo e ANTUNES, Maria Fernanda. Trabalho e Civilização - Uma História Global, vol. 2. São Paulo: Moderna, 1999. pp. 13-14.

Atividade de recorte e colagem: Linha do Tempo Tradicional



Para retomarmos a divisão clássica da História, realizamos esta atividade de recorte e colagem para montar uma linha do tempo.
Vocês devem recortar os nomes dos períodos históricos e as flechas com as datas e fatos que marcam a transição de um período para outro.
Depois, em uma folha de sulfite ou caderno devem colar os recortes, colocando os nomes dos períodos acima e, abaixo destes as datas de início e fim de cada período.

O arquivo para impressão pode ser encontrado aqui.

Como surgiu o Carnaval

Aécio de Andrade, Carnaval de Olinda

O texto que trabalhamos sobre o Carnaval pode ser encontrado no site "Sua Pesquisa", clique aqui.

Abaixo, as 8 questões sobre o texto:

1. Explique com suas palavras como surgiu o Carnaval no Brasil.
2. Para você, qual é o "sentido" do Carnaval?
3. Quais são as outras festas populares que você conhece? Mencione ao menos três.
4. Destaque como é caracterizado o Carnaval em Recife.
5. Quais são as músicas tocadas no Carnaval?
6. Você gosta de Carnaval? Por quê?
7. Comente alguma música carnavalesca que conheça.
8. O Carnaval só acontece no Brasil? Explique.

Sondagem de Conteúdos do Segundo Semestre de 2012

Esta atividade foi realizada utilizando-se uma dinâmica com cartões coloridos. Foram lidas frases e os alunos tinham que erguer os cartões de acordo com aquilo que consideravam correto: verde para verdadeiro, vermelho para falso e amarelo para dúvida. As frases tinham como tema as Civilizações Grega e Romana da Antiguidade.

FRASES
1. Grécia e Roma Antigas estavam localizadas no continente Europeu.
2. A civilização grega não valorizava a virtude e a beleza.
3. A democracia grega apoiava-se na liberdade vivida pelos cidadãos, garantida pelo trabalho escravo de estrangeiros.
4. Algumas das contribuições gregas para nossa civilização são: a democracia, a filosofia, o teatro e diversos esportes.
5. Mulheres e escravos participavam ativamente do processo democrático grego.
6. Grécia e Roma Antigas eram civilizações monoteístas, ou seja, criam na existência de um único Deus.
7. Patrícios e plebeus viviam em grande harmonia na Roma Antiga.
8. A civilização Romana passou por três períodos políticos distintos: a Monarquia, a República e o Império. 9. A escravidão no mundo romano era alimentada pelas constantes guerras de expansão do território.
10. Jesus Cristo nasceu após o fim do Império Romano.

As seguintes tabelas foram montadas a partir das respostas dos alunos.

6ªA
V
F
?

V
F
?
1
18
6
1
6
11
9
5
2
1
10
14
7
1
15
9
3
20
3
2
8
23
1
1
4
11
7
7
9
9
9
7
5
5
17
3
10
9
8
8


6ªB
V
F
?

V
F
?
1
14
1
1
6
10
6
0
2
1
15
0
7
1
14
1
3
12
4
0
8
15
1
0
4
14
0
2
9
13
3
0
5
3
13
0
10
0
14
2


6ªC
V
F
?

V
F
?
1
22
0
0
6
7
8
7
2
0
21
1
7
0
21
1
3
1
10
11
8
18
3
1
4
22
0
0
9
6
8
8
5
1
21
0
10
16
3
3

12 de fev. de 2013

Atividades de 2012 (2 de 3)

Aqui estão fotos da mostra realizada durante a semana da Consciência Negra. São trabalhos dos alunos das 5ªs e 6ªs séries de 2012 na EE Jd. Aurora!



11 de fev. de 2013

Atividades de 2012 (1 de 3)

Fiquei devendo a publicação de algumas atividades de 2012, então vamos lá!

O primeiro é um desenho do aluno Eric da 6ªC/2012. É uma ilustração da situação indígena em diferentes momentos históricos:


 Outros trabalhos excelentes também foram realizados por outros alunos, para a mesma atividade, mas estão sem arte final e, por isso, não puderam ser postados.

Abaixo, temos quadrinhos criados pelos alunos da 5ªB e 5ªC/2012. Eles tinham a tarefa de transformar um mito grego em história em quadrinhos. Vejam os resultados:

Hiago - Hermes

Guilherme, Adrian e João Victor - Zeus

Aline - Prometeu

Lara e Geovanna - Teseu

Paloma e Rayssa - Atena