26 de mar. de 2013

Tristão e Isolda


Estamos realizando em sala de aula a leitura do clássico Tristão e Isolda e, ao longo da leitura, vamos identificando os elementos do mundo medieval e conhecendo mais sobre a cultura daquele lugar e período.
Utilizamos a versão adaptada por Helena Gomes, que foi entregue aos alunos da rede estadual de educação de São Paulo há dois ou três anos.
Aqui vocês encontram o link para a página da Livraria Cultura, onde é possível conferir uma visualização de parte do livro.

Série Grandes Civilizações: Os Carolíngios e Museu Medieval

Como parte de nosso estudo sobre a Idade Média e o Feudalismo, assistimos ao vídeo da Série Grandes Civilizações intitulado Os Carolíngios.
Também assistimos a um documentário sobre o Museu Medieval, localizado em Gramado - RS.
Para quem perdeu, ou quer rever, aqui vão os vídeos.






18 de mar. de 2013

Infográficos



Para os alunos dos 7ºs e 8ºs anos da EMEF CEU Pera Marmelo.

Após discutirmos a matéria do Portal EBC, vamos partir para a produção de conteúdo relevante para a internet.
A linguagem escolhida foi a infografia e a primeira tarefa de vocês foi pesquisar e registrar: O que é infográfico? Para que é utilizado? E recolher exemplos.
O tema é: "Adolescentes e o Uso da Internet".

As ferramentas a serem utilizadas são:
GIMP

Para auxiliá-los na montagem dos infográficos, disponibilizei na Pasta Compartilhada um documento com os resultados parciais da pesquisa realizada no início do ano. Vocês podem conferir este material clicando aqui.

Edição de Imagens

Para os alunos do 4º, 5º e 6º anos da EMEF CEU Pêra Marmelo.

Após discutirmos a matéria do Portal EBC, vamos partir para a produção de conteúdo relevante para a internet. A linguagem escolhida foram as imagens com texto, muito populares no Facebook.
O tema será: Crianças, Adolescentes e o Uso da Internet.

As images abaixo são exemplos daquilo que iremos produzir, utilizando o MS Paint ou o GIMP.





17 de mar. de 2013

Trabalho Bimestral: Vida de Camponês


Para os meus alunos das 6ªs séries da EE Jd. Aurora, aqui vão as instruções para o trabalho referente ao primeiro bimestre de 2013.

Tema: Vida de Camponês
Tipo: Entrevista
Forma: Trabalho escrito (clique aqui para ver as regras de formatação)
Em grupos de 3 a 6 pessoas
Data de Entrega: 12 de Abril de 2013

Para esta entrevista, vocês devem procurar junto a seus contatos (familiares, amigos, vizinhos, conhecidos, etc.) por alguém que já tenha vivido e trabalhado (ou viva e trabalhe) no campo.
Se preferirem, a entrevista pode ser gravada e depois transcrita.
Algumas das entrevistas realizadas serão enviadas para o Museu da Pessoa. Para isso, vocês devem explicar ao(a) entrevistado(a) o que é o Museu da Pessoa e pedir que assine a autorização (clique aqui para imprimir a autorização).
Caso o(a) entrevistado(a) aceite ter sua história de vida publicada no Museu da Pessoa, perguntem se há a possibilidade de ele(a) fornecer fotos e outros documentos que enriqueçam a publicação.
Caso o(a) entrevistado(a) se negue a ter sua história publicada, NÃO INSISTAM. Realizem a entrevista da mesma forma e informem que ela será utilizada apenas como trabalho escolar, sem qualquer divulgação para terceiros.

Vocês devem seguir o roteiro abaixo, mas podem expandir a entrevista, acrescentando suas próprias perguntas.

Identificação
1. Qual seu nome completo?
2. Qual sua data e local de nascimento?
3. Onde mora atualmente?
4. É casado(a)? Tem filhos(as)?

Desenvolvimento
5. O que o(a) senhor(a) lembra de sua casa de infância? Com quem vivia?
6. Como era seu dia-a-dia durante a infância?
7. Como era a alimentação da família?
8. Com quantos anos começou a trabalhar no campo? O que fazia?
9. O que era bom e o que era ruim no trabalho no campo?
10. O(a) senhor(a) trabalhava para sua família ou para um patrão?
11. Como era a organização do tempo durante o dia? E durante o ano?
12. Com quantos anos deixou de trabalhar no campo? Por quê?

Finalização
13. Sua vida hoje é muito diferente da que levava no campo? Em que é diferente?
14. Se pudesse, voltaria a trabalhar no campo? Por quê?
15. Quais seus planos para o futuro?
16. O que achou de contar sua história?

Obs.: Percebam que este roteiro foi elaborado pensando em alguém que tenha trabalhado no campo, mas que hoje não trabalhe mais. Reelaborem as perguntas caso seu(a) entrevistado(a) continue a exercer trabalho no campo.

Algumas dicas:
- Arrume todo o material que irá utilizar e teste-o antes de se encontrar com seu(a) entrevistado(a): isso evita imprevistos.
- Seja educado(a) e atencioso(a) com seu(a) entrevistado(a): ele(a) está contando parte de sua história de vida, está disponibilizando seu tempo, você deve demonstrar o quanto isso é importante.
- Não julgue o seu(a) entrevistado(a): ele(a) não necessariamente possui os mesmos valores e crenças que você. Saiba respeitá-lo(a).
- Explique a ele(a), exatamente, quais os objetivos da entrevista e como ela será utilizada.

Os camponeses na Europa Feudal



OS CAMPONESES NA EUROPA FEUDAL

"O camponês vivia numa choça do tipo mais miserável. Trabalhando longa e arduamente em suas faixas de terra espalhadas, conseguia arrancar do solo apenas o suficiente para uma vida miserável. Teria vivido melhor, não fora o fato de que, dois ou três dias por semana, tinha que trabalhar a terra do senhor, sem pagamento. [...]
Jamais houve dúvida quanto à terra mais importante. A propriedade do senhor tinha que ser arada primeiro, semeada primeiro e ceifada primeiro. [...]
Eram quase ilimitadas as imposições do senhor feudal ao camponês. [...]

Se ele tiver ganso ou galinha gorda,
Bolo de farinha de trigo em seu armário,
Tudo isso terá de ser do senhor."

Fonte: HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1976, pp. 14-15.


Questionário

1. Qual estamento social é objeto do texto?
2. Segundo o texto, como era a vida do camponês na Europa Feudal?
3. Leia os versos no final do texto e responda: para quem iam os bens dos camponeses? A qual estamento social pertencia?
4. Analise a fonte do texto e complete os itens abaixo:
a) Nome do Autor:
b) Nome do Livro:
c) Cidade:
d) Editora:
e) Ano:
f) Páginas:
5. Você conhece algo sobre a vida dos camponeses hoje em dia? Você acha que é possível comparar a vida dos camponeses na Europa Feudal com a dos camponeses atualmente? Explique.

14 de mar. de 2013

Agenda Março-Abril/2013 SEE


Para os meus alunos das 6ªs séries da EE Jd. Aurora.
Hoje passei para vocês uma agenda para os meses de Março e Abril de 2013. Vou deixar o registro aqui para quem não conseguiu acompanhar tudo ou faltou.

1. Trabalho bimestral: em grupos de 3 a 6 pessoas. Entrevista com uma pessoa que tenha trabalhado no campo. Orientações aqui. Data de entrega: 12/04/13.

2. Sugestões para cartas de jogo de tabuleiro sobre a Europa Feudal. Devem ser sugeridas por mensagem particular no Edmodo (Vocês precisam fazer cadastro como estudante e devem retirar o código de seus respectivos grupos com a professora). Enviem uma pergunta e três alternativas (uma correta e duas incorretas). Opcional.

3. Lição de casa: No caderno: desenhar um feudo com suas partes (podem utilizar as páginas 10 e 11 da apostila como fonte). Numerar as partes e fazer uma legenda. Na apostila: fazer as atividades das páginas 9 e 14. Prazo de entrega: 18/03/13.

4. A partir do dia 18/03/13 vocês poderão encontrar aqui no blog uma tabela com as atividades realizadas para colocarem em dia.

5. Prova dia 11/04/13. Assunto: Idade Média e Feudalismo.


12 de mar. de 2013

Palavras Cruzadas sobre o Feudalismo

Que tal testar seus conhecimentos sobre o Feudalismo? Tente resolver esta Palavra Cruzada!




Esquema de Vassalagem

Na última aula trabalhamos com um esquema que deu dor de cabeça a maioria de vocês! O esquema abaixo pretende representar as relações de vassalagem na Europa Medieval. E aí? O que você compreende dele? Escreva em seu caderno um pequeno parágrafo com suas hipóteses.

Clique na imagem para ampliar.

9 de mar. de 2013

Os estamentos na Europa Feudal

Trabalhamos este pequeno parágrafo em sala de aula para reforçarmos a compreensão sobre os três estamentos da sociedade feudal europeia.



OS ESTAMENTOS NA EUROPA FEUDAL


Haviam os "oradores", membros do clero que cuidavam da alma, os "guerreiros", responsáveis pela defesa do feudo, de família nobre e rica, e os "trabalhadores", servos que cuidavam da terra e proviam o sustento para os demais estamentos.

Exercícios

1. Circule no texto o nome dos três estamentos da Europa Feudal.
2. Passe um traço abaixo das funções dos três estamentos.
3. Monte uma pirâmide social com base no texto.

5 de mar. de 2013

Atividades de 2012 (3 de 3) - Pau Brasil, Antropofagia e Quadrinização vol. 3

Estava devendo a publicação do último volume do fanzine "Pau Brasil, Antropofagia e Quadrinização", produto do projeto realizado com os alunos da EMEF CEU Pêra Marmelo, no segundo semestre de 2012, nas aulas de informática educativa.

Este volume (de número 3) é bem diferente dos anteriores, pois traz uma produção feita de forma mais tradicional: desenho em papel e posterior scan e finalização. Além disso, a história criada pelo grupo (David, Karina, Kellen e Marina C. da 8ªA) possui várias páginas. Por essa razão, esse volume está em formato retrato e conta com uma única história.

Que tal conferir?


1 de mar. de 2013

Crianças, Adolescentes e o Uso da Internet


No início de nossos trabalhos nas aulas de Informática Educativa trabalhamos com uma matéria do Portal EBC que fala sobre o uso que crianças e adolescentes têm feito da internet nos dias atuais.
Discutimos dois pontos importantes:
1) O recurso aos buscadores para obter todo tipo de resposta e a necessidade de filtrar e criticar as informações obtidas por esse meio.
2) O hábito de "curtir" e "compartilhar" conteúdos na internet mas, raramente, produzir tais conteúdos, e a importância de produzir conteúdos de forma segura e ética.

Este é um ótimo momento para meditarmos sobre a segurança na Web. Para isso, sugiro a leitura do material abaixo: