26 de fev. de 2014

Projeto Ampliar 2014

Na próxima sexta-feira começam as inscrições para as atividades do Projeto Ampliar coordenadas por mim. Neste ano, estarei à frente de duas atividades: o Blog Escolar e o Fanzine de Quadrinhos.

Para participar do BLOG ESCOLAR, basta ser aluno da EMEF CEU Pêra Marmelo e ter disponibilidade de participar de atividades semanais no contra-turno (Segundas-Feiras, das 13h40 às 15h10 ou Terças-Feiras, das 14h25 às 15h10). Os participantes serão divididos em equipes, a saber:

8º e 9º Anos - Produção de Vídeo

Olá pessoal dos 8ºs e 9ºs Anos do CEU EMEF Pêra Marmelo!

Iniciaremos nosso ano letivo com atividades de produção de vídeo utilizando o MS Movie Maker. 

Embora os temas de cada ano sejam diferentes, o processo de produção será o mesmo, por isso farei o passo-a-passo dos dois anos nas mesmas postagens.

25 de fev. de 2014

7º Ano - Produção de Animação

Como primeira atividade de 2014, realizaremos a produção de uma animação, utilizando o Pivot e o MS Movie Maker.
Ficou curioso? O vídeo abaixo (simples de tudo, é verdade, porque foi feito às pressas) é um exemplo do que é possível fazer, em termos de animação, com o Pivot e o MovieMaker juntos.




24 de fev. de 2014

4º e 5º Anos - Produção de Quadrinhos Digitais

Olá, pessoal do 4º e 5º anos! Vamos começar nossos trabalhos este ano com uma atividade de produção de quadrinhos digitais utilizando o MS Paint. Nosso tema será "Natureza e Sociedade". Isso inclui todo o aprendizado que vocês vêm tendo nas aulas de História, Geografia e Ciências, além do projeto de Cartografia (Mapas) que os 5º anos têm com a professora Roberta.

Nós iremos seguir pelas seguintes etapas:


21 de fev. de 2014

Pé na Estrada...


É com um certo pesar, mas uma nota de alegria, que escrevo esta postagem.

Gostaria de anunciar que a partir de 20 de Fevereiro de 2014 não sou mais professora do Sistema Estadual de Educação de São Paulo.

O pesar, é claro, vem do fato de ter que deixar pessoas tão queridas, com quem aprendi tanto ao longo desses três anos juntos. Fiz muitos amigos, tanto entre professores e demais funcionários quanto entre meus alunos.

11 de fev. de 2014

Carmina Burana (Família Lima)

Para os alunos dos 2ºs anos da EE Jd. Aurora

Começamos a investigar a capa do CD/DVD Carmina Burana (2007), álbum da Família Lima, como parte de nosso estudo sobre o Renascimento.
Por enquanto, vou deixar aqui no blog apenas o scan da capa, obra do artista Flávio Scholles.

Clique na imagem para ampliar.

O povoamento dos continentes durante a Pré-História (trabalho)

Para os alunos do 1ºD da EE Jd. Aurora.

Vamos tratar do povoamento dos continentes durante a Pré-História por meio de um trabalho de pesquisa e da construção de uma rota em um mapa em sala de aula. Prestem atenção ao que é solicitado:




Pré-História: Sondagem e Periodização

Para os alunos do 1ºD da EE Jd. Aurora. Aqui estão a sondagem e a periodização da Pré-História que realizamos em sala de aula.

Sondagem: Pré-História (Brain Storm)

- O homem veio do macaco.
- Não usavam roupas.
- Viviam em cavernas.
- Dinossauros.

- Descoberta do fogo.


Fichamento: Renascimento

Para os alunos dos 2ºs C e D da EE Jd. Aurora, aqui vai o fichamento do artigo que lemos em sala de aula.  Por favor, coloquem-no no caderno.

FICHAMENTO

Título: A razão brilha para todos.
Autor: Angelo Adriano Faria Assis.
Fonte: BIBLIOTECA NACIONAL. Revista de História. Ano 9, nº 98, Novembro de 2013. pp. 19-20 [excerto].

10 de fev. de 2014

Robinson Crusoé e o liberalismo

Para os alunos da 7ªC da EE Jd. Aurora.

Após um jogo de perguntas e respostas sobre o texto "A Ilustração", quando trabalhamos com os aspectos culturais e filosóficos do período, vamos tratar agora dos aspectos econômicos, com este texto sobre a famosa obra de Daniel Defoe. Confira abaixo:




Análise de Imagem (Cidade Feudal) e Sistema de 3 campos


Para os alunos do 6ºD da EE Jd. Aurora.


Como lição de casa, a ser entregue no dia 12/02/2014, deixei as páginas 8 e 10 da apostila vol. 1. A primeira, trata-se de uma análise de imagem de uma cidade feudal, a segunda, trata-se da leitura de um texto sobre o sistema de três campos e um desenho representando esse sistema (lembrem-se de não pintar o desenho até que tenhamos corrigido a atividade).

Até lá ;)

O Feudalismo e a Sociedade de Ordens

Para os alunos do 6ºD da EE Jd. Aurora.
Em sala de aula, copiamos este texto, o lemos, o debatemos e grifamos alguns trechos importantes (encontram-se também grifados abaixo).

O Feudalismo e a Sociedade de Ordens.

O feudalismo é o sistema que se estabeleceu na Europa a partir do final do século X. Em termos econômicos, baseava-se no senhorio e na produção agrícola. Em termos sociais, apresentava-se como uma sociedade de ordens. Em termos políticos, caracterizava-se pelo poder descentralizado, exercido pela nobreza. Em termos de mentalidade, era marcado pela religiosidade. Do ponto de vista das relações sociais, havia dois tipos principais: as relações de suserania e vassalagem e as relações servis.

1 de fev. de 2014

Fichamento: Idade Média e Feudalismo

Para os alunos dos 2ºs C e D da EE Jd. Aurora.

Iniciamos nossos trabalhos verificando o que vocês sabem sobre a Idade Média. Decidi então trabalhar com um fichamento que utilizei em 2011.
Sigam o link e copiem o fichamento no caderno => clique aqui.






Introdução ao Iluminismo

Para os alunos da 7ªC da EE Jd. Aurora.

Começamos nossos trabalhos sobre o Iluminismo com um debate sobre a importância (ou não) do conhecimento racional/científico no nosso dia-a-dia, e sobre a importância (ou não) da escola para obtermos esse conhecimento.

Após isso, trabalhamos com o texto a seguir:



Revisão: Brasil Colônia

Para os alunos da 7ªC da EE Jd. Aurora

Iniciamos o ano com uma brevíssima revisão do que foi visto ano passado quando estudamos o período colonial brasileiro, expresso no fichamento abaixo:



O Feudo e suas partes

Para a 6ªD da EE Jd. Aurora.

Trabalhos a ideia de feudo, e compreendemos suas partes (além de darmos uma pincelada nas relações de vassalagem, no processo), analisando os textos que estão nas páginas 10 e 11 da apostila vol. 1 de História (clique aqui para acessar).



Os estamentos sociais na Idade Média

 Para os alunos da 6ªD da EE Jd. Aurora

O parágrafo a seguir tenta reproduzir um pouco da mentalidade medieval a respeito dos estamentos sociais durante o Feudalismo, na Idade Média Europeia. Trabalhamos em sala esse trecho, com os exercícios a seguir e uma exposição com bastante participação da turma.

 Texto: Os estamentos sociais na Idade Média
Haviam os oradores (clero), responsáveis pela espiritualidade; os guerreiros (nobreza), responsáveis pela defesa do feudo, e os trabalhadores (servos), responsáveis pela produção de alimentos.

Revisão: Roma Antiga

Para os alunos da 6ªD da EE Jd. Aurora.

Iniciamos nossos trabalhos fazendo uma revisão sobre Roma Antiga, utilizando a matéria "Romanos: Geniais ou Malucos?", da Revista Recreio [1].