22 de jun. de 2015

Bandeirantismo (RECUPERAÇÃO 8º ANO)

Para os alunos do 8º Ano!

Esta atividade será utilizada como recuperação para o 2º Bimestre de 2015. Vocês devem responder, em duplas, ao que se pede e entregar em folha avulsa até 29.06.2015, IMPRETERIVELMENTE!





1. Observe o mapa abaixo e responda*:


a) Em que regiões do Brasil se localizavam as missões espanholas e as portuguesas?
b) Quais eram as principais áreas de apresamento dos indígenas? Como você explica a escolha dessas áreas pelos bandeirantes?
c) Compare o mapa com um mapa político do Brasil atual. Anote os estados brasileiros que correspondem aos territórios percorridos pela expedição de Raposo Tavares.
d) Qual foi o papel das bandeiras na constituição das fronteiras atuais do Brasil?


2. Leia o texto abaixo, analise as imagens e responda: Qual das imagens abaixo representa mais fielmente os bandeirantes e por quê?

"O que chama a atenção é que, no processo de construção do mito, os bandeirantes passaram por uma mudança total no que se refere ao vestuário e aos costumes. A imagem construída pelos historiadores e políticos paulistas mostra o bandeirante como um homem imponente, de longas botas, chapéus de abas largas, capas, armas na cintura, empunhando um mosquete poderoso e galopando em garbosos cavalos. A realidade era bem mais dura e violenta. As tropas, compostas por uma maioria de escravos indígenas, caminhavam descalças por distâncias inimagináveis. A fome era companhia constante. As roupas se resumiam a calças e camisas de tecido grosseiro, o gibão de couro de anta (espécie de colete fechado e acolchoado), chapéu de palha, mosquetes, pistolas e espingardas (geralmente enferrujadas) para os que lideravam; forquilhas, arcos e flechas como armas para a maioria. Os bandeirantes assimilaram os costumes dos índios e mamelucos para conseguir sobreviver."

"Domingos Jorge Velho e o loco-tenente Antônio Fernandes de Abreu"
Pintura de Benedito Calixto, 1903.

"Soldados índios de Curitiba escoltando selvagens"
Gravura de Jean-Baptiste Debret, 1834-1839.

IMPORTANTE: Vocês podem pesquisar em livros e sites para responder às questões, mas as respostas devem ser produções suas. Não serão validadas respostas copiadas de sites, livros ou colegas. Lembrem-se: VOCÊS SÃO OS AUTORES!

Bons estudos!

--------------------------------------
* Toda a questão 1 foi retirada do livro didático "Projeto Araribá - História - 8º Ano". Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna. Editora Responsável: Maria Raquel Apolinário. São Paulo: Moderna, 2010, pp. 18 e 20. - 3ª edição.