25 de mar. de 2015

Revisão de História Geral em Desenho (COMPLETO)

Atualizado em 25.04.2015
Olá, pessoal do 8º e 9º Anos!

A pedido do Maycon (8A), vou publicar nesta postagem todas as partes da nossa Revisão de História Geral em Desenhos, dessa forma, talvez fique mais fácil para algumas pessoas consultarem.

Todas as partes estão devidamente atualizadas, e nossa revisão vai do Big Bang até as Independências da América!!!


24 de mar. de 2015

Trabalho do 1º Bimestre - Brasil Republicano (Postagem 3)

Olá pessoal dos 9ºs Anos!

Estamos de volta para tratar do nosso trabalho bimestral.
Na primeira etapa nós sorteamos os temas e produzimos questões a respeito deles (Postagem 1). Na segunda etapa, providenciamos as fontes de pesquisa (Postagem 2).

Nesta terceira etapa, o desafio é ler os materiais que vocês providenciaram, grifar os trechos mais importantes e identificar nessas fontes as respostas para as questões levantadas.

Bom trabalho a todos!

Rubricas para Avaliação dos Trabalhos (1º Bimestre)

Olá pessoal do 8º e 9º Anos!

Além de utilizarmos as rubricas que vocês mesmos criaram para avaliação do bimestre, postarei aqui também as rubricas que criei para os trabalhos - Brasil Republicano (9ºAno) e São Paulo Indígena (8ºAno).
O objetivo é deixar claro a vocês que critérios utilizarei para avaliar os trabalhos! Então deem uma olhadinha e fiquem espertos (Lembrando aos alunos do 9º Ano que, muito provavelmente, não conseguiremos cumprir todas as etapas do trabalho até o final do primeiro bimestre, serão avaliadas agora, portanto, somente as etapas que já tiverem sido cumpridas).

23 de mar. de 2015

Revisão de História Geral em Desenhos (Parte 4)

Esta é a última postagem de revisão para os 8ºs anos e a penúltima para os 9ºs Anos. Nesta parte, vocês conferem um pouquinho da Idade Média Europeia.

Até ;)




20 de mar. de 2015

Volta ao Mundo em 80 Dias (Leitura)

Para os 8ºs Anos:

Na próxima semana iniciaremos a leitura de Volta ao Mundo em 80 Dias, do escritor francês Julio Verne em nossas dobras com as aulas de leitura.
Tenho certeza de que essa obra irá nos ajudar muitíssimo na compreensão dos períodos históricos que estamos por estudar, além de também nos ajudar a localizar as diversas sociedades que estudaremos no tempo e no espaço.

18 de mar. de 2015

Horrible Histories

Horrible Histories (no Brasil: Deu a Louca na História) é, originalmente, uma coleção de livros do britânico Terry Deary, que foi transformada em série de TV pela CBBC entre 2009 e 2013.

Na série você pode conhecer muitas peculiaridades a respeito de usos e costumes e fatos históricos de uma forma divertida e, digamos, pouco ortodoxa. O gosto pela violência e pela nojeira é a marca registrada da série e faz juz ao nome original - algo como Histórias Horríveis em Língua Portuguesa.

13 de mar. de 2015

Trabalho do 1º Bimestre - Brasil Republicano (Postagem 2)

Olá pessoal do 9º Ano! Nosso trabalho continua.

Nesta semana, nós finalizamos as perguntas em relação ao tema (Vide Postagem 1). Para a próxima semana, vocês ficaram encarregados de procurar e levar fontes que tratem do tema, e que abarquem todas as perguntas que vocês criaram.

11 de mar. de 2015

2001: Uma odisseia no espaço (livro)

Olá, pessoal do 8º e 9º Anos. Hoje venho aqui com uma dica de leitura: 2001: Uma odisseia no espaço (1968), de Arthur C. Clarke.

Trata-se de um livro de ficção científica, bem ao gosto dos nerds aficcionados e com um parafuso a menos! - meu caso :P. Virou também filme, aliás, o filme e o livro foram pensados de modo conjunto: Stanley Kubrick pediu a C. Clarke, em 1964, que escrevesse uma história de ficção científica para que ele filmasse. O resultado foi um clássico tanto do cinema quanto da literatura.

Pão e Rosas (filme)

Hoje assistimos ao filme Pão e Rosas (2000), do diretor Ken Loach

O filme nos traz importantes reflexões sobre a situação dos imigrantes ilegais - não apenas nos EUA, onde se passa o filme, mas também em nosso próprio país - e sobre as lutas dos trabalhadores.

Confira a sinopse aqui.

Veja abaixo o trailer:

Dia Internacional da Mulher - Leitura

Olá pessoal, deixo abaixo os links para os textos que a professora Luciana selecionou para trabalharmos nas aulas compartilhadas de Leitura e História :)

SAKAMOTO, Leonardo. As 10 notícias que ainda não veremos no dia da Mulher. Pragmatismo Político, 2013.

VALEK, Aline. Uma homenagem do Machismo ao Dia Internacional da Mulher. Carta Capital, 2015.

Até ;)

6 de mar. de 2015

Trabalho do 1º Bimestre: São Paulo Indígena (8º Ano)

Este trabalho é exclusivo dos alunos do 8º Ano!

Para o nosso primeiro trabalho bimestral, vamos procurar conhecer melhor os primeiros habitantes de nossa capital, São Paulo.

Para isso pensei em uma atividade que pudesse explorar a criatividade de vocês: uma espécie de Mini-Mostra Cultural.

Abaixo seguem as orientações para o trabalho:

Trabalho do 1º Bimestre - Brasil Republicano (9ºAno)

Este trabalho é exclusivo para os alunos do 9º Ano!

Nosso trabalho do primeiro bimestre será realizado, em sua maioria, na sala de aula: sempre na última aula da semana (Quinta-feira para uns, Sexta-feira para outros).

Faremos um caminho, passo-a-passo, para a realização de uma boa pesquisa. Seguem abaixo as orientações gerais:

4 de mar. de 2015

Revisão de História Geral em Desenhos (Parte 3)

Muito bem, pessoal do 8º e 9º Ano!

Aqui vai mais uma postagem com nossa Revisão de História Geral em Desenhos. Desta vez o período é a Idade Antiga ou Antiguidade.
Porque esta atividade se propõe a ser super resumida, não me detive nas especificidades de cada civilização, apenas as localizei geograficamente e indiquei os modos de produção que as caracterizavam de modo geral, a saber:

3 de mar. de 2015

Música: Todo dia era dia de índio

Olá pessoal do 5º Ano!

Como prometido, aqui está a música com a qual iremos trabalhar. Vou deixar a letra e, no final da postagem, um vídeo do YouTube para que vocês possam conhecê-la melhor.






2 de mar. de 2015

Revisão de História Geral em Desenhos (Parte 2)

Olá, pessoal do 8º e 9º Anos!

Aqui está a Segunda Parte de nossa revisão! Desta vez, com os desenhos finalizados!

Lembrando que, apesar de utilizarmos a nomenclatura da periodização tradicional, temos nossas críticas. Um bom exemplo é o do esquema abaixo: vemos que o termo "Pré-História" está sendo usado para contar a história dos homens antes da escrita.