Muito bem, Pessoal do 9º Ano!
Chegou a hora de digitarmos o trabalho realizado até aqui.
Para tanto, utilizaremos o MS Word. Vocês devem utilizar as seguintes configurações:
27 de mai. de 2015
HQ Passo 1: Escolhendo a História
Olá galerinha do 5º Ano!
Esta semana realizamos o primeiro passo da produção de nossas HQs, que foi a escolha da história que irão quadrinizar.
Para aqueles que quiserem reler sua história, é só clicar aqui! ;)
Trabalho: Árvores Genealógicas (8º Ano)
Nosso trabalho no segundo bimestre envolverá a produção de árvores genealógicas. O objetivo é investigar a formação do povo brasileiro a partir das nossas histórias familiares.
Vocês devem:
1. Entrevistar seus familiares para obter informações até, ao menos, os seus bisavós. As informações que vocês vão precisar serão:
25 de mai. de 2015
A Primeira República em Ebulição
Gadelha e Hemetério. "Chibata! João Cândido e a História que Abalou o Brasil. Conrad Editora. |
Para estudarmos algumas das revoltas ocorridas durante a Primeira República, propus a seguinte dinâmica.
As turmas irão se dividir em 4 grupos. Cada um ficará responsável por uma das seguintes revoltas:
- Guerra de Canudos (pp. 52-3 do Livro Didático).
- Guerra do Contestado (pp. 54-5 do Livro Didático).
- Cangaço (pp. 56-7 do Livro Didático).
- Revolta da Chibata (p. 59 do Livro Didático).
Análise de Infográfico - Missão de São Miguel Arcanjo
Iniciamos nossa análise de infográfico (pp. 14-15 do Livro Didático) que procura mostrar a organização e cotidiano de uma aldeamento jesuíta. Como exemplo, foi utilizado o aldeamento de São Miguel Arcanjo, hoje parte do estado do Rio Grande do Sul.
Não posso subir a imagem do infográfico aqui, em razão dos direitos autorais, mas vocês devem realizar essa atividade em sala de aula, registrando no caderno:
21 de mai. de 2015
Votação para patrono do acervo de Direitos Humanos do CEDH Pêra Marmelo
Foi aberta a votação para o patrono do acervo de Direitos Humanos do CEDH Pêra Marmelo.
Os livros serão colocados à disposição para consulta e empréstimo na Biblioteca Paulo Freire (CEU Pêra Marmelo) e têm como característica principal a temática de direitos humanos.
Segundo o blog do CEDH Pêra Marmelo, os candidatos são: "Seu Souza, liderança no Jaraguá em conquistas por melhorias diversas para a região; Guyrapepó, o José Fernandes, indígena guarani e grande referência da comunidade de índios do Jaraguá e da cidade; e Seu Tião, o queixada Sebastião que lutou bravamente na famosa greve dos queixadas que durou 7 anos e foi um importante passo para o reconhecimento dos direitos trabalhistas em nosso país."
Acessem o blog do CEDH Pêra Marmelo e tenham acesso aos candidatos e à votação!!! :)
Você pode ler a biografia completa de cada um dos candidatos clicando aqui.
Você pode votar clicando aqui.
Eu já dei o meu voto, e você?
20 de mai. de 2015
Planejamento do TCA
Peço que vocês me enviem, por e-mail (historiajaragua@gmail.com), TODAS as informações constantes no modelo de planejamento (clique aqui para acessar). É importantíssimo que vocês me enviem essas informações para que eu possa auxiliá-los na pesquisa.
Além disso, sugiro que leiam o Manual de Navegação do Aluno, disponível aqui. É um bom manual para solucionar as dúvidas que tenham a respeito do TCA.
Abraços!
Debate: Redução da Maioridade Penal
Ontem vocês participaram, no Teatro do CEU Pêra Marmelo, de um debate sobre a redução da maioridade penal.
Para continuarmos a pensar sobre o assunto, deixo com vocês dois vídeos sobre o tema.
O primeiro é uma reportagem do Programa CQC, o segundo é uma série de depoimentos veiculados na TV Carta.
Os índios no Brasil (SOMENTE 8A)
Olá pessoal do 8ºA!
Como prometido, aqui estão o texto e as questões referentes à página 11 do Livro Didático. Elas devem ser entregues, respondidas, em folha separada até a próxima sexta-feira (22/05/2015). Lembrando que esta atividade substitui, para vocês, o fichamento da página 11. O Fichamento da página 13 deve ser feito assim como as demais salas.
18 de mai. de 2015
Anotações - Início da República
Olá pessoal do 9º Ano!
Nas últimas aulas, iniciamos os trabalhos com o livro didático.
Lemos e discutimos o infográfico das pp. 44 e 45 - que trata das imigrações dos séculos XIX e XX e o texto sobre a Constituição de 1891, na p. 48. [Aproveitamos a oportunidade para trabalhar algumas dicas para reconhecimento de séculos]
Solicitei que cada aluno fizesse seu próprio registro, a partir do que lemos e discutimos.
Nos links abaixo vocês encontram sugestões de anotações (principalmente para quem faltou às aulas).
5º Ano - Enquadramento
Em continuidade ao nosso trabalho com Histórias em Quadrinhos, vamos conhecer agora alguns tipos de enquadramento.
Pense no enquadramento como tirar uma foto. Você escolhe se quer tirar a fora de longe, de perto, o que mostrar, etc.
Abaixo, os cinco tipos de enquadramentos mais básicos, utilizando como tema o segundo quadro da história Poty e o Espírito das Águas:
12 de mai. de 2015
5º Ano - Quadrinização
Nosso segundo trabalho dentro do projeto "História e Cultura dos Povos Indígenas na América" será a produção de uma História em Quadrinhos.
Pra começar, realizaremos alguns exercícios para compreendermos melhor a linguagem dos quadrinhos:
Exercício 1: Quadrinização
5 de mai. de 2015
Abrace Itakupe!
Vídeo com o líder David Martim, sobre o processo de reintegração de posse movido contra a Aldeia Tekoa Itakupe!
Concurso de desenho em comemoração aos 25 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente!
Olá pessoal do Pera Marmelo!
Até o dia 29 de Maio de 2015 você poderá enviar um desenho de sua autoria para participar do concurso de desenho do Site Plenarinho, da Câmara dos Deputados!
O tema é o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8069 de 1990, que este ano completa 25 anos de sua promulgação. O prêmio principal é a utilização do seu desenho como capa da edição de 25 anos do ECA.
Maiores informações:
Portal SME SP
Portal Plenarinho
4 de mai. de 2015
De Volta Para o Futuro II
No dia 28/04 realizamos a exibição da Segunda Parte da Trilogia De Volta Para o Futuro, apenas para os 8º Anos.
A Missão de vocês era, continuar a prestar atenção às diferenças tecnológicas e culturais, mas desta vez com um período a mais: o 2015 imaginado pelos criadores.
Dos três filmes, esta parte é a que mais possui viagens no tempo e realidades alternativas, por isso é preciso estar bastante atento ao enredo.
A Missão de vocês era, continuar a prestar atenção às diferenças tecnológicas e culturais, mas desta vez com um período a mais: o 2015 imaginado pelos criadores.
Dos três filmes, esta parte é a que mais possui viagens no tempo e realidades alternativas, por isso é preciso estar bastante atento ao enredo.
3 de mai. de 2015
Carta Aberta dos Guarani Mbya de SP
Ato "O Jaraguá é Guarani", 27/07/2014 - Foto por Isabel Harari - ISA |
Olá, pessoal! Hoje é papo é seríssimo!
Como vocês sabem, aqui no Jaraguá fica a menor Terra Indígena do Brasil, a Terra Indígena Jaraguá, onde se localizam as aldeias Tekoa Itu, Tekoa Pyau e Tekoa Itakupe. Ocorre que os guarani mbya, da aldeia Itakupe correm o risco de serem despejados de suas terras, em razão de um processo de reintegração de posse.
1 de mai. de 2015
Final de Semana de Cultura: O Teatro Mágico
Olá pessoal do CEU EMEF Pêra Marmelo!!!
Com esta postagem, inauguro uma nova seção no blog historiajaragua: EVENTOS CULTURAIS!
A ideia é postar, com certa frequência, os eventos culturais que tenham relação com o que estamos estudando, ou com o que outros professores ou o CEU como um todo está trabalhando, que estejam em cartaz naquele mês!
Assinar:
Postagens (Atom)