26 de ago. de 2015

Trabalho: Árvores Genealógicas (8º Ano)

Olá, galera do 8º Ano!

Neste bimestre, finalizaremos nosso trabalho com as árvores genealógicas.

No segundo bimestre, vocês entrevistaram seus familiares e coletaram as informações necessárias para a construção das árvores. (QUEM NÃO REALIZOU ESTA ATIVIDADE PRECISA FAZÊ-LA ATÉ 04.09.15)

No terceiro bimestre, faremos a construção dessas árvores.

Para começar, vocês devem escolher o modelo de árvore que utilizarão (passarei uma lista em sala de aula), dos modelos disponíveis abaixo.

Trabalho: Filosofias Político-Econômicas dos séculos XIX e XX (9º Ano)

Olá, galera do 9º Ano!

O trabalho do 3º Bimestre, como já havia adiantado a vocês, será um seminário sobre as Filosofias Político-Econômicas dos séculos XIX e XX.

O trabalho será realizado em grupos, e os temas serão sorteados em sala de aula.

25 de ago. de 2015

Civilizações Africanas do Período Medieval - Fichamento

Olá pessoal do 8º Ano!

Continuando nossos estudos sobre História da África, aprenderemos sobre várias civilizações africanas do assim chamado Período Medieval.
O fichamento a seguir traz uma visão geral dessas civilizações. Em aulas posteriores aprofundaremos o tema.

II Guerra Mundial - Registros

Olá pessoal do 9º Ano!

Seguem registros das nossas aulas sobre a II Guerra Mundial. Devem estar no caderno de vocês!


PARA TER ACESSO AOS REGISTROS CLIQUE AQUI.

17 de ago. de 2015

Sites [confiáveis] para Pesquisa

Olá pessoal do CEU EMEF Pêra Marmelo.

Por esses dias, inaugurei uma nova seção no blog, mas como ela pode ter passado desapercebida, resolvi fazer esta postagem.

Sempre que pesquisas são solicitadas, a probabilidade de se recorrer ao "primeiro link que aparece no Google é real". Por isso resolvi criar a seção "Sites para Pesquisa" na barra lateral direita deste blog. Essa seção não pretende ser uma amarra, mas sim uma sugestão de sites confiáveis para realizar as pesquisas que vocês necessitam.

13 de ago. de 2015

Documentário Interativo: I Guerra Mundial

Olá, pessoal dos 9ºs Anos!

Para quem quiser aprofundar os conhecimentos sobre a I Guerra Mundial, segue documentário interativo organizado pelo The Guardian (jornal britânico) em parceria com a British Academy, e que contou com a participação de 10 historiadores de 10 diferentes países.

Os áudios estão em inglês, mas é possível escolher legendas em Língua Portuguesa. Ao final de cada vídeo (que são bem curtos) há uma seção interativa, além de links para áudios, artigos, etc.


História da África - Introdução

Pessoal do 8º Ano, segue texto e mapas que utilizaremos em aula.

História da África - Introdução

"No Brasil, costuma-se falar da África como se se tratasse de um espaço homogêneo e compacto, mas isso é um grande engano. A parte do continente em referência em geral é a ocidental, banhada pelo oceano Atlântico.

12 de ago. de 2015

TV Estadão: Hiroshima e Nagasaki - 70 Anos do bombardeio nuclear

Vídeo sugerido pela Bianca Antonini, do 9ºB! Obrigada, Bianca!

Infográfico - Sondagem sobre História da África

Olá, galerinha dos 8ºs Anos!

Se vocês bem se lembram, realizei uma sondagem com vocês a respeito da África e sua história. No infográfico abaixo vocês podem conferir a tabulação desses dados!

11 de ago. de 2015

África: Séculos XIV-XVII - Cartografia + Game

Olá pessoal do 8º Ano!

Para, finalmente, iniciarmos nossos estudos de História da África, com foco nos Reinos, Impérios e Cidades-Estado africanas do século XIV ao XVII, faremos uma atividade de análise de mapas da África.

Em sala trabalharemos com a identificação das regiões, dos países atuais e das civilizações que estudaremos em um mapa gigante.

I Guerra Mundial - Registros

Pessoal do 9º Ano!

Começamos nossos trabalhos envolvendo a I Guerra Mundial e, conforme avançamos, vocês devem registrar no caderno as informações mais importantes.

Utilizando textos e mapas disponíveis no livro didático, e com a ajuda de um tabuleiro de WAR, trataremos dos seguintes assuntos:

HQ Passo 7: Textos

Olá, galerinha do 5º Ano!

Na fase final da nossa produção de quadrinhos, é o momento de vocês colocarem textos em suas histórias.
Para isso, ao terminarem a arte final, farei o escaneamento da sua HQ, e vocês utilizarão o programa MS Paint para colocar os textos.

Abaixo as ferramentas e menus mais úteis nesta tarefa:

Redação: Autoavaliação do 1º Semestre (8A)

Olá, alunos do 8ºA!

Aqui estão as orientações para a redação que solicitei ontem:

Tema: Autoavaliação do 1º Semestre.
Data de entrega: 14.08.2015
Mínimo de 15 Linhas.

Nessa redação vocês devem escrever, com suas próprias palavras:
a) Se vocês se consideram alunos ou estudantes (conforme texto "Procuram-se estudantes") e porquê.
b) Sua autoavaliação, com relação ao seu desempenho escolar durante o primeiro bimestre (Como me comportei? Realizei as atividades propostas? Me esforcei para aprender? etc.).
c) Sua proposta para o 2º Semestre: se deseja continuar no mesmo nível, ou melhorar e o que fará para alcançar esses objetivos.

Bom trabalho!

6 de ago. de 2015

70 Anos do Ataque Nuclear dos EUA ao Japão

Este ano fazem 70 anos desde que os EUA lançaram duas bombas atômicas sobre o Japão. A primeira, à base de Urânio-235, foi lançada sobre a cidade de Hiroshima em 06.08.1945, matando cerca de 70 mil pessoas instantaneamente. A segunda, à base de Plutônio-238, foi lançada sobre a cidade de Nagasaki em 09.08.1945, matando cerca de 40 mil pessoas instantaneamente.

Muitos foram os que faleceram posteriormente, em consequência da radiação. O número de casos de câncer nas cidades bombardeadas é cerca de 4x maior que em outras localidades.

Com a Alemanha rendida, a guerra já estava ganha pelos Aliados e não havia outro motivo para os EUA utilizarem a bomba contra o Japão a não ser a intenção de demonstrar seu poderio bélico.

5 de ago. de 2015

Exposição: Palavra em Movimento

Caligrafia. Arnaldo Antunes. Fonte: Divulgação.
Ontem, 04.08.15, alguns alunos do 9º e 8º anos visitaram a exposição "Palavra em Movimento" com produções artísticas de Arnaldo Antunes.

A exposição conta com uma série de obras de arte visual, poesia concreta, audiovisual, englobando toda a carreira do músico/poeta/artista visual.

Tenho certeza absoluta de que foi uma ótima experiência para todos aqueles que puderam ir.

3 de ago. de 2015

Questões para interpretação do texto "Procuram-se estudantes" (8A)

Pessoal do 8A, seguem questões para interpretação do texto "Procuram-se estudantes". Elas devem ser respondidas no caderno, preferencialmente utilizando o seu próprio vocabulário e ideias.
-------------------------------------------------------------------------------

1. Segundo o texto, qual a diferença entre alunos e estudantes? O que vem acontecendo com esses dois grupos? [Parágrafos 1 e 2].

2. Segundo o texto, como os alunos se comportam em sala de aula? [Parágrafo 3].

2 de ago. de 2015

O fantasma de Karl Marx

Olá pessoal do 9º Ano!

Antes de mergulharmos a fundo nas questões referentes à I e II Guerras Mundiais, achei importante compreendermos um pouco da teoria de Karl Marx, já que será de fundamental importância na compreensão da divisão do mundo entre Capitalismo e Socialismo!

Após lermos um pequeno trecho do livro "O Fantasma de Karl Marx", escrito por Ronan de Colan e ilustrado por Mary Donatien, vamos registrar nos cadernos nossa compreensão dos seguintes conceitos:


Mudança de Grade Horária

Nossa grade horária mudou! Fiquem atentos à nova configuração!

5A: Segunda e Quinta.
5B: Quarta e Quinta.
-----------------------------------------------
8A: Segunda, Quarta (Leitura) e Sexta.
8C: Terça (Leitura), Quarta e Quinta.
8D: Segunda, Quarta (Leitura) e Sexta.
-----------------------------------------------
9A: Terça, Quinta e Sexta.
9B: Terça, Quarta e Sexta.
9C: Segunda, Quarta e Sexta.