8 de set. de 2017

[Para Casa] Questões sore a China Antiga [6º]


Olá, galera dos 6ºs A, B e C.

Para quem ainda não realizou, aqui vai a atividade que pedi que realizassem em casa. Ela deve ser entregue em folha avulsa, apenas com as respostas! Não precisam pesquisar nada, as questões são de interpretação de texto e conhecimentos pessoais.


Atividade para Casa - China Antiga

1. Leia com atenção e responda ao que se pede.

“Algumas civilizações da Antiguidade tiveram duração menor (Egito e Mesopotâmia) e outras maior (Índia e china), assim como os impérios correspondentes. A China é o caso de civilização de maior duração e isto se deve a vários fatores, que foram se conjugando ao longo do tempo. A posição geográfica da China no extremo-Oriente, foi um fator de proteção diante das invasões, comparativamente às áreas de trânsito mais fácil. As conquistas de Alexandre alcançaram o Egito, Mesopotâmia, a Pérsia, a Índia, mas não a China, que estava longe demais [...]. Além da posição geográfica vantajosa, outros fatores se combinaram para permitir uma vida rica e duradoura à civilização chinesa: 1) a gênese e expansão da agricultura intensiva de arroz; 2) o nascimento de filosofias [...] tolerantes, como o taoísmo e o confucionismo (século VI a.C.) e 3) o surgimento e a consolidação da administração pública que [...] deu origem a um estado nacional (século III a.C.).”

MAMIGONIAN, Armen. As bases naturais e sociais da civilização chinesa. Geografia Econômica – Anais de Geografia Econômica e Social. Florianópolis: Departamento de Geografia UFSC, v. 1, julho 2008, p. 46.

a) O que colaborou para que a China não fosse atacada por impérios como o de Alexandre, o Grande?
b) Que outros fatores colaboraram para que a civilização chinesa fosse duradoura?


2. Leia os textos a seguir.

Fonte 1 – Trecho do texto de uma estudiosa da China
“Na visão de Confúcio, os homens devem [...] seguir uma série de princípios morais, entre os quais benevolência, lealdade, coragem, sinceridade, boa-fé e respeito filial [...]
[...] Aos filhos cabia demonstrar veneração pelos pais e cuidar de seu bem-estar na velhice.”

Fonte 2 – Art. 3º do Estatuto do Idoso
“Art. 3º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.”

a) Que relação há entre a fonte 1 e a fonte 2?
b) No Brasil atual, a família tem cumprido seu dever de assegurar ao idoso o direito à alimentação, ao respeito e à convivência familiar, conforme previsto no Estatuto do Idoso?
c) Quais dos princípios morais citados na Fonte 1 você considera mais importantes? Justifique.


3. Conhecer diferentes civilizações é importante para a nossa formação cultural. A civilização chinesa possui uma forte presença no cenário mundial, inclusive no Brasil. Dê exemplos dessa presença no dia a dia dos brasileiros.

Fonte: BOULOS JUNIOR, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania - 6º Ano. FTD: São Paulo, 2012, pp.193-4. 2ª edição.

Data para Entrega:
6ºA - 11.09.17
6ºB - 12.09.17
6ºC - 06.09.17