16 de jul. de 2014

9º Ano - Música sobre Música

Vamos iniciar nossos trabalhos do 3º Bimestre!

A maioria dos estudantes do 9º Ano elegeram a música como tema e como ferramenta de trabalho.

Abaixo vocês encontram uma apresentação da proposta, com as possibilidades de trabalho, o cronograma de execução e as ferramentas a serem utilizadas!

Let's Rock!

Para começar, pensei em três possibilidade de trabalho: A Paródia, a Música Eletrônica e a Música de Gênero Específico, como segue:



Nosso Cronograma de Trabalho:

9A e C
Escolha do Projeto: 18/07/2014.
Pesquisa: 15/08/2014.
Melodia ou Letra: 05/09/2014.
Trabalho Finalizado: 19/09/2014.

9B
Escolha do Projeto: 23/07/2014.
Pesquisa: 13/08/2014.
Melodia ou Letra: 03/09/2014.
Trabalho Finalizado: 24/09/2014.

Abaixo a lista de ferramentas a serem utilizadas (mas vocês estão livres para procurarem por outras ferramentas):

Button Bass: site que possui cubos para criação de música eletrônica (também possui outros instrumentos para aqueles que quiserem experimentar).

Music Shake: site para criação de música em diversos gêneros, selecionando acordes e batidas pré-prontos e escolhendo diversos instrumentos.

Soundation: Este site não abre no laboratório de informática, mas vocês podem experimentá-lo em casa. Funciona, basicamente, atribuindo sons de instrumentos diversos a um piano (que você pode tocar utilizando o teclado do seu computador).

Audio Tool: outra ferramenta preferível para música eletrônica. Ela funciona a partir da seleção de diversas mesas de som, sintetizadores, etc.



Incredibox: Esta é uma dica do aluno Rodrigo Silva Roque, do 7ºA. Tem um funcionamento parecido com os cubos do Button Bass, mas possui uma sonoridade mais próxima ao Rap Estadunidense (você controla um grupo de beat box), além de contar com animações em flash super legais! (Atualizado em 01/08/2014).


Lembrando que o tema das músicas tem que ser A PRÓPRIA MÚSICA!!! Vocês podem:
- Contar a história da Música.
- Contar a história de um gênero musical específico.
- Falar sobra a importância da música para a sociedade ou para os indivíduos.
- Falar das características da música  ou de um gênero.
- Ou o que mais a sua imaginação permitir.


-----------------------------------------
Abaixo deixo um clipe que montei com algumas músicas cujo tema é a própria música!



Depois de fazer esse clipe me lembrei de mais três músicas cujos temas são a própria Música: "Rock'n'Roll Radio", dos Ramones, "Esse tal de Rock Enrow", da Rita Lee, e "Festa da Música", do Gabriel O Pensador!
----------------------------
Atualização em 26/07/2014
Mais músicas sobre músicas que apareceram na minha mente:
>> A Fresno é campeã de falar sobre música em suas músicas, seja como tema principal ou, mais frequentemente, em um verso ou dois. Lucas Silveira está sempre falando do ato de compor. Além de Esteja Aqui, que entrou no vídeo, você ainda pode conferir "Uma Música", "Canção da Noite" e "I was born in he 80's" (esta última é de um projeto paralelo do Lucas Silveira, chamado Beeshop).
>> "Festa de Arromba", do pessoal da Jovem Guarda, é um exemplo de citações de bandas, ao estilo de Festa da Música e Rock'n'Roll Radio já apresentadas acima (Na verdade, Festa da Música foi, seguramente, inspirada em Festa de Arromba).
>> "Festa Punk", clássico dos Replicantes é outra música no mesmo estilo.
>> "O canto da razão", do Péricles, é uma versão em pagode do ditado popular "Quem canta seus males espanta".
>> "Samba da minha Terra", do João Gilberto, é outro clássico. Quem nunca ouviu os versos "Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça, ou é doente do pé" ?
>> E pra finalizar, gostaria de destacar "Music", da Madonna (Acho que o nome já diz tudo, não?).


Se você também se lembrou de mais músicas que tenham a própria música como tema, deixe sua sugestão abaixo nos comentários, assim eu vou atualizando esta postagem com cada vez mais exemplos :D