24 de jul. de 2015

Texto: "Procuram-se estudantes" (8º A)

Esta postagem é específica para os alunos do 8º Ano A.

Segue o texto "Procuram-se estudantes".

O que vocês têm abaixo são apenas trechos do artigo. Para ler o artigo completo, clique aqui.





Procuram-se estudantes

Por Thomaz Wood Jr.


Curiosamente, enquanto a população de alunos aumenta, a de estudantes parece diminuir. Paradoxo? Parece, mas talvez não seja.

O aluno recebe. O estudante busca.

Alunos entram e saem da sala de aula em bandos malemolentes, sentam-se nas carteiras escolares como no sofá de suas casas, diante da tevê, a aguardar que o show tenha início. Após 20 minutos, se tanto, vêm o tédio e o sono. Incapazes de se concentrar, eles espreguiçam e bocejam. Então, recorrem ao iPhone, à internet e às mídias sociais.

Colegas professores, frustrados e desanimados, apontam para o espírito da época: para eles, o desaparecimento dos estudantes seria o fruto amargo de uma sociedade doente, que festeja o consumismo e o prazer raso e imediato, que despreza o conhecimento e celebra a ignorância, e que prefere a imagem à substância.

Especialistas de índole crítica advogam que os estudantes estão em extinção porque a própria escola tornou-se anacrônica, tentando ainda domesticar um público do século XXI com métodos e conteúdos do século XIX. 

Outros observadores apontam um fenômeno que pode ser causa-raiz do processo de extinção dos estudantes: trata-se da dificuldade que os jovens de hoje enfrentam para amadurecer e desenvolver-se intelectualmente. A permissividade criou uma geração mimada, infantilizada e egocêntrica.

Repetem clichês. Tomam como argumentos o que copiam e colam de entradas da Wikipédia e do que mais encontram nas primeiras linhas do Google. E criticam seus mestres, incapazes de diverti-los e de fazê-los se sentir bem com eles próprios. Aprender cansa. Pensar dói.


Fonte: WOOD JR, Thomaz. "Procuram-se estudantes". Carta Capital (publicado em 10. 04. 2014 às 04h52). Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/revista/794/procuram-se-estudantes-7060.html> Acesso em 06 jun 2015 às 20h13.


Abaixo, uma tirinha do Calvin & Haroldo fazendo o contraponto! ;)