6 de mai. de 2016

Texto: Ciência e Tecnologia na África - Definições [7º]

Olá, galera do 7º Ano!

Abaixo vocês conferem o texto que fiz para vocês sobre o ciência e tecnologia na África.

Tentei, numa linguagem fácil, resumir as discussões que fizemos em sala.





Ciência e Tecnologia na África - Definições

        Quando pensamos em ciência e tecnologia, as primeiras coisas que vêm em nossa cabeça são: computadores, celulares, internet, robôs, etc. Mas essas coisas são apenas estágios mais atuais do desenvolvimento da ciência e tecnologia na história da humanidade.

        Podemos chamar de ciência o conhecimento que a humanidade tem do mundo em que vive: as leis da física, os elementos da matéria, os animais e plantas e o próprio ser humano. A partir desse conhecimento, a humanidade pode construir instrumentos e desenvolver técnicas que facilitem sua vida: isso é o que podemos chamar de tecnologia.

        A África é considerada o berço da humanidade porque foi lá que surgiram os primeiros seres humanos. Podemos concluir, então, que os primeiros conhecimentos científicos e formas de tecnologia foram produzidos pelos povos africanos.

        Esses povos desenvolveram refinados conhecimentos e técnicas de agricultura, pecuária, mineração, metalurgia, medicina, astronomia, construção, navegação, joalheria, matemática e etc., que serviram de base para o desenvolvimento de outros povos ao redor do mundo.

        É muito importante compreendermos isso, pois, atualmente, o senso comum sobre o continente Africano propõe que os povos africanos são "atrasados" e produziram unicamente conhecimentos religiosos e culturais, sendo incapazes de produção tecno-científica. A verdade, no entanto, é que os diversos povos da África, cada um com suas características e especialidades, contribuíram (e continuam a contribuir) decisivamente para o desenvolvimento científico e tecnológico de toda a humanidade.

Professora Maria Aparecida da Silva
São Paulo, Maio de 2016. 



Tarefa para Casa

Você devem produzir um desenho (em folha separada, e com identificação na parte da frente) que represente aquilo que você entendeu do texto lido. Esta tarefa deve ser entregue na próxima semana (de 9 a 13 de Maio).