17 de mar. de 2011

O que é História? (1º e 2º anos)



Na primeiras aulas de História fizemos uma discussão a respeito do que é a ciência História, quais suas características. Utilizei como base o texto que segue, do Professor Heródoto Barbeiro:


Saber História é uma necessidade

A História confunde-se com a própria cultura. Conhecer História é andar passo a passo com o ser humano desde as cavernas primitivas até as marcas recentes deixadas na lua. É conhecer os erros e acertos da Humanidade ao longo de tantos e tantos séculos. Como disse Santayana: “Se não aprendermos com a História, estaremos condenados a repeti-la”.

A História é uma ciência social, por isso seus fenômenos não podem ser repetidos em um laboratório como uma experiência de Física ou Química. (...)

Os fatos históricos são a matéria prima para a elaboração da História. Contudo, não somos obrigados a decorar datas e fatos. Para isso existem enciclopédias. O importante é analisar os acontecimentos, estabelecer relações entre épocas, inserir os fatos no contexto histórico e disso tirar lições.
(BARBEIRO, Heródoto. História Geral. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1984, pp. 1-2).
Obs: A imagem que abre esta postagem é de um jogo clássico chamado "Where in time is Carmen Sandiego?", ou seja "Em que tempo está Carmen Sandiego?", para MegaDrive e creio que alguns outros consoles. Prometo fazer uma postagem só falando sobre esse jogo!