1 de out. de 2011

Trabalho para o 4o bimestre – Fanzine (1o e 2o anos)




Data de Entrega (prazo máximo, sem postergação): 30/11/2011
Produto: Fanzine de quadrinhos a partir do tema estabelecido no 3º bimestre. Para ver os temas clique aqui.
Em grupos: média de 5 pessoas.

Itens obrigatórios:
1. Tamanho: 1/2 A4.
2. Papel: sulfite.
3. Quantidade de exemplares: 2 (mínimo). Um será entregue para a professora e os demais serão utilizados em exposição na sala de aula.
4. Capa: segundo a criatividade de cada grupo.
5. Interior de capa: deve conter os seguintes itens: a) breve apresentação da história, convite à leitura, agradecimentos. b) nome, nº e série dos membros do grupo (indicando a participação de cada membro na confecção do fanzine). c) indicação de local (nome da escola, disciplina e nome da cidade) e ano.
6. História em quadrinhos: deve, obrigatoriamente, contemplar o tema proposto. Sugestão de tamanho: de 4 a 8 páginas.

Dicas:
1. A ideia do fanzine é ser o mais acessível possível, por isso, procure utilizar materiais e técnicas baratos: a) papel sulfite branco ou reciclado. b) cópias em preto e branco (com fundos claros). c) arte final em caneta permanente.
2. Para que a história fique mais atrativa, procure utilizar uma quantidade variada de planos (vide aula 2) e tamanhos de quadros (use como referência alguma revista em quadrinhos que você possua e veja como o autor organiza as páginas).
3. Preste atenção na ordem de leitura dos balões para não confundir o leitor: da esquerda para a direita / de cima para baixo (a não ser que queira utilizar a ordem oriental: da esquerda para a direita / de cima para baixo).
4. Faça uma verificação ortográfica no texto para certificar-se de que seu fanzine sairá sem erros.
5. Para minimizar os erros do desenho, você pode fazer os originais em A4 inteiro, escanear e reduzir para o tamanho de 1/2 A4 (os quadrinhos profissionais são sempre feitos em tamanho bem maior que a versão final).

6. Você também pode inserir o texto dos quadrinhos pelo computador (photoshop e similares são ótimos programas para isso): o resultado final fica bem bacana. Mas nesse caso, certifique-se de que a fonte escolhida está em letras maiúsculas, sem serifas e com desing que entre em harmonia com o desenho (tudo isso torna a aparência do letreiro bem mais agradável). Uma fonte interessante é a .....
7. Procure não deixar folhas em branco no seu fanzine: use a criatividade para preencher os espaços vazios.
8. Não crie uma história muito grande (4 a 8 páginas são suficientes), senão haverá muito trabalho envolvido e talvez o grupo não consiga terminá-lo a tempo.
9. O número de páginas de seu fanzine será sempre múltiplo de 4 (incluindo capa e contra-capa), tenha sempre isso em mente quando estiver planejando os conteúdos das páginas.
10. Organize um cronograma com os membros do grupo, para que consigam dar conta do serviço (o prazo de entrega não será postergado em hipótese nenhuma).

Mãos à obra, e boa sorte!!!

Obs.: Todas as imagens desta postagem são do mangá Bakuman, de Tsugumi Oba e Takeshi Obata. Editado no Brasil pela JBC Editora.