11 de abr. de 2012

O nascimento da burguesia (7oAnoSEE)


Artesãos, comerciantes e suas corporações

"Nas cidades medievais, a pessoa só podia trabalhar se pertencesse a uma corporação, isto é, a uma associação de profissionais do mesmo ramo de atividade. Os artesãos formavam as corporações de ofício: a corporação dos sapateiros, a dos tecelões, a dos ferreiros, etc. Cada corporação controlava o preço, a qualidade e a quantidade do que ia ser produzido e estabelecia as regras para o ingresso na profissão. Além disso, amparava os profissionais idosos, inválidos ou doentes.
Os comerciantes também tinham suas corporações, que reuniam profissionais de diversas cidades da Europa e eram chamadas de ligas. A mais rica delas, a Liga Hanseática, possuía numerosos navios e chegou a dominar o comércio do norte da Europa. O objetivo da liga era liderar o comércio em determinada área e evitar a concorrência entre seus membros"

"Os comerciantes, banqueiros e artesãos viviam geralmente numa área afastada do centro da cidade, o burgo, e compunham um grupo chamado de burguesia. Mais tarde, esse termo passou a ser usado, sobretudo, para designar os homens ricos".

BOULOS JR, Alfredo. História Sociedade e Cidadania 7º ano. São Paulo: FTD, 2009, p. 99.