Contagem regressiva

15 de mai. de 2013

As Cruzadas

Pessoal da 6ª série da E.E. Jardim Aurora,


APENAS PARA OS ALUNOS DAS 6ª A e C: No estudo das cruzadas, trabalhamos com esta apresentação de slides, que depois foi transformada em fichamento, no caderno.



As Cruzadas (séculos XI ao XIII).pdf




Sugestão de Fichamento:

Título: As Cruzadas
Autores: Maranhão e Fernandes.
Formato: apresentação de slides.

- demarcação temporal: do século XI ao XIII.
- povos envolvidos: cristãos e muçulmanos (islâmicos).
- objetivos: reconquistar a cidade de Jerusalém.
- meios de transporte: navios, cavalos e carroças, e viagens a pé.
- existiram 8 cruzadas, mas apenas a primeira foi bem sucedida.
- símbolos: cristãos (cruz), muçulmanos (lua e estrela).
- os muçulmanos foram os vencedores, pois reconquistaram as terras tomadas pelos cristãos e os impediram de lá retornar.
- ganhos para os europeus:
   * A Igreja alcançou a universalidade desejada.
   * O ideal de Cruzada foi utilizado para justificar conflitos posteriores.
   * Proporcionou o crescimento do comércio na Europa.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------

APENAS PARA OS ALUNOS DA 6ªB: A apresentação de slides acima foi transformada em texto (basta copiar as partes textuais da apresentação no caderno), e, ao invés do fichamento, foram apresentadas as seguintes questões:

1. Quais as duas culturas (povos, religiões) envolvidas durante as cruzadas?
2. De onde partiram os cristãos e que local pretendiam alcançar?
3. Quais meios de transporte foram utilizados pelos cristãos?
4. Quantas cruzadas existiram, e quais delas foram bem sucedidas?
5. Por que tais expedições receberam o nome de cruzadas?
6. Qual povo pode ser considerado o vencedor das cruzadas? Explique.
7. Quais benefícios as cruzadas trouxeram para o continente europeu?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
PARA TODAS AS 6ªs: A partir do estudado, também vamos responder as questões das páginas, 16, 20 e 21 da apostila volume 1.

Bom trabalho!

Nenhum comentário: