3 de jun. de 2015

HQ Passo 2: Dividindo a História

Olá galerinha do 5º Ano!

Continuamos nossa atividade de produção de quadrinhos e, após escolhermos a história, vamos dividi-la em pequenos trechos, um para cada quadro.

Vou utilizar como exemplo uma história que não está dentre aquelas que vocês puderam escolher.


Leia a história abaixo:

________________________________________________________________________________
O CAIRARA [1]

Na tribo dos Bororós havia um pajé muito sábio. Ele vivia triste por ser gordo e por isso todos o chamavam de cairara. Certo dia, ele descobriu uma erva que os macacos comiam e os conservavam sempre esbeltos e ágeis. Resolveu tomar um chá feito da erva, para ver se ficava esbelto como os macacos.

Durante sete dias ingeriu a porção. Ficou esbelto, os cabelos finos se alongaram, as pernas encolheram. Ficou assustado quando viu que até um rabo começou a aparcer. Parou de beber a droga, mas a transformação continuou.

Hoje o cairara é uma espécie de macaco fino, inteligente e engenhoso que vive nas matas da Amazônia.
_________________________________________________________________________________

Para dividir essa história e planejar nossa HQ, vamos escolher as cenas e ações que acontecem nela e separá-las por quadro. Q1 significa "quadro 1", Q2 significa "quadro 2" e assim por diante. Veja abaixo o exemplo de divisão da história e compare com a história original.

Q1: Pajé em uma aldeia Bororó.
Q2: Pajé triste e outras pessoas rindo dele, chamando-o de Cairara.
Q3: Pajé na floresta, vê macacos comendo a erva que lhes deixa esbeltos.
Q4: Pajé colhe a erva.
Q5: Em casa, ele faz um chá da erva.
Q6: Pajé toma o chá.
Q7: Imagem do sol se pondo, simbolizando a passagem do tempo.
Q8: Pajé magro, com cabelo cumprido e pernas curtas.
Q9: Pajé transformado em macaco andando pelas matas.

Pela divisão acima, nossa história terá 9 quadros. Perceba que algumas cenas não estavam originalmente na história, mas foram colocadas para que o quadrinhos fizesse mais sentido, como a cena do Pajé colhendo a erva e fazendo o chá.

Agora é sua vez! Com sua história em mãos, faça a divisão da história no seu caderno.

Bom trabalho! :)




--------------------
[1] Fonte: MACHADO, Regina Coeli Vieira. Lendas Indígenas. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar>. Acesso em: 03 jun. 2015.