23 de fev. de 2016

TCA - FAQ [9º] [TCA]

Olá pessoal do 9º Ano!

Como vocês sabem, este ano vocês devem produzir seu TCA. Mas o que é isso? Sei que existem muitas dúvidas, por isso, nesta primeira postagem, resolvi responder às perguntas mais frequentes [este é o significado da sigla do título: "FAQ" -  "Frequently Asked Questions" ou "Perguntas feitas frequentemente", na sigla em inglês].

1. O que é o TCA?
TCA é a sigla para Trabalho Colaborativo de Autoria. Como o próprio nome diz, é um trabalho realizado em grupo (colaborativo) e produzido totalmente pel@s alun@s (autoria). Serve como uma conclusão de todo e seu período de estudos no Ensino Fundamental, e rito de passagem para o Ensino Médio.

2. Quantas pessoas podem estar no meu grupo?
Neste ano de 2016, serão aceitos grupos de até 3 pessoas.

3. Qual tema devo escolher?
A escolha do tema é muito particular. Tem que ser significativa para você e importante para a sociedade. A escola irá sugerir alguns temas gerais, para que você não fique completamente perdido, mas você tem autonomia para escolher um tema que tenha importância pra você.

4. Como deve ser meu trabalho?
O TCA pode ser apresentado em diversas linguagens: escrita, teatral, imagem, música, vídeo, etc.

5. Qual o papel d@ professor@ orientador@?
@ professor@ orientador@ tem o papel de te ajudar na pesquisa e produção do seu trabalho: fazendo perguntas, indicando fontes de pesquisa, corrigindo equívocos ao longo do caminho. El@ não produzirá o trabalho por você, el@ orientará, proporá rumos para seu trabalho.

6. Qual o prazo de entrega do TCA?
Serão estipulados prazos para as diversas etapas do trabalho: 1. Escolha de tema e orientador@; 2. Escrita de carta de intenções (O que você pretende estudar; porque; importância do tema; etc.); 3. Realização da Pesquisa; 4. Produção do Trabalho Final; 5. Apresentação.
Logo que as datas forem definidas, elas serão informadas. De qualquer forma, todas essas etapas devem ser cumpridas até, no máximo, Outubro de 2016.