26 de jul. de 2016

Iluminismo e Educação [8º]

Olá galera do 8º Ano!

Para iniciarmos nossos trabalhos no 3º bimestre, fizemos uma "batata-quente" para retomarmos o tema que começamos no bimestre passado e aprofundá-lo.


Vejam abaixo os trechos de texto lidos e discutidos. Na nossa próxima aula vamos fazer registros dessa aprendizagem para consolidar o conhecimento.

"Os ilustrados também tinham uma visão otimista sobre a capacidade humana de criar um mundo melhor, realizar inventos e controlar a natureza por meio da ciência."

"Educação laica. O ensino deve ser independente da religião, o que significa que o currículo das escolas não deve ser determinado pelos princípios e ensinamentos de nenhuma crença religiosa".

"Educação obrigatória e gratuita. A educação elementar deve ser obrigatória e mantida pelo Estado. Ela não pode ser privilégio de um classe e deve ser gratuita para atender a todos".

"Ensino científico. A escola deve estar voltada para o estudo das ciências, dos ofícios e das técnicas. A instrução escolar devia preparar os alunos para o trabalho, fornecendo mão de obra disciplinada para as fábricas, que se multiplicavam com a Revolução Industrial".

"O ser humano, dessa forma, sendo a única criatura que precisa ser educada e que necessita trabalhar pelo sustento, pode desenvolver sua autonomia e se descobrir por meio da educação e do trabalho [segundo Kant]".

Até lá ;)

----------------------
Fonte: EDITORA MODERNA (org.). Projeto Araribá: História. 8º Ano. São Paulo: Moderna, 2010. pp. 93;95-96.