17 de nov. de 2016

Atividade Avaliativa - 4º Bimestre [9º]

Olá pessoal do 9º Ano que está meio sumido ou faltou nos últimos dias.

Segue atividade avaliativa que foi realizada em sala de aula. Quem ainda não a realizou, por favor envie por e-mail até hoje (17/11/2016) ou entregue em mãos amanhã (18/11/2016).





Nome: ______________________________________________ Nº _____ Turma: ______

Atividade Avaliativa do 4º Bimestre - História

O trecho abaixo é da música "Óculoescuro" de Raul Seixas, composta em 1973 e liberada pelos censores da ditadura militar apenas em 1974 com o título de "Como vovó já dizia". Leia-o e depois escolha dois, dentre os quatro itens abaixo, para responder.

"Esta luz tá muito forte, tenho medo de cegar
Os meus olhos tão manchados com teus raios de luar
Eu deixei a vela acesa para a bruxa não voltar
[...]
Já bebi daquela água, quero agora vomitar
Uma vez a gente aceita, duas tem que reclamar
[...]
Vim de longe, de outra terra, pra morder teu calcanhar
[...]
Tudo tá a mesma coisa, cada coisa em seu lugar
[...]
Quem não tem colírio, usa óculos escuro
Quem não tem papel, dá recado pelo muro
Quem não tem presente, se conforma com o futuro."

Itens a serem respondidos (responda apenas à dois deles, à sua escolha):

a) Considerando a época em que a música foi composta, quem era a "bruxa" citada pelo artista?

b) Identifiquem uma passagem da música que mostre a perseguição às pessoas consideradas subversivas e outra que revela a resistência contra a ditadura militar. Em seguida, justifiquem suas escolhas.

c) Os versos "Quem não tem papel, dá recado pelo muro/ Quem não tem presente, se conforma com o futuro" tiveram de ser substituídos por "Quem não tem filé, como pão e osso duro/ Quem não tem visão, bate a cara contra o muro". Qual é a crítica presente nesses versos? Por que eles foram censurados? As mudanças surtem o mesmo efeito que os versos originais?

d) Na opinião de vocês, ainda existe censura no Brasil? Justifiquem.

(Adaptado de: Projeto Araribá: História, 9º Ano / Organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Maria Raquel Apolinário, 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2010, p. 224).

ATENÇÃO: Cada resposta deve conter, ao menos, quatro linhas. Dêem respostas completas: respondendo diretamente ao item, explicando a razão da resposta e dando exemplos. Uma boa resposta sempre começa com parte da pergunta, para contextualização. O ideal é que o leitor não precise da pergunta para saber do que se está falando.

Exemplo: 

Pergunta: "Que outros cantores(as) e/ou grupos musicais brasileiros da época também faziam músicas de resistência à ditadura militar?"

Resposta incompleta: "Chico Buarque, Caetano Veloso e Elis Regina".

Resposta completa: "Além de Raul Seixas, outros cantores, cantoras e grupos musicais brasileiros fizeram músicas de resistência à ditadura militar, tais como: Chico Buarque, Caetano Veloso e Elis Regina. A música, Cálice, de Chico Buarque, por exemplo, fazia um trocadilho com o 'Cale-se' imposto pela censura."


Abaixo vocês conferem a música completa (Encontrei apenas a versão censurada):