3 de mar. de 2020

O que são quadrinhos? [CDQ]


Começamos nossos trabalhos no Clube do Quadrinho 2020 com um exercício para ajudar a entender o que são histórias em quadrinhos e, de quebra, trabalhar alguma outra coisinha desse mundo fascinante dos quadrinhos! Vem conosco!


Passo 1: Criação coletiva de uma personagem.


Passo 2: Desenho de cenas com a personagem.

Cada participante recebeu um quadrado pequeno de papel sulfite e uma missão: desenhar uma única cena com nosso novo personagem "El Bigode". Valia qualquer coisa: El Bigode nadando, El Bigode tomando sorvete, El Bigode pulando bungee jump, ou apenas de boas no sofá de casa.


Passo 3: Imagens em sequência.

A seguir, juntamos todas as cenas desenhadas e, juntos, tentamos colocar um quadro ao lado do outro de modo a criar uma história com um mínimo de sentido. Daí valeu a imaginação para conectar cenas completamente diferentes e fazer nosso El Bigode passar de uma ação a outra.


E com isso chegamos à resposta da pergunta do título desta postagem: O que são quadrinhos?

Scott McCloud diria que são "Imagens pictóricas e outras justapostas em sequência deliberada destinadas a transmitir informações e/ou a produzir uma resposta no espectador"[1]. Will Eisner as chamaria simplesmente de "Arte seguencial" [2]. Mas o que tudo isso significa?

De forma bem simples, histórias em quadrinhos são uma sequência de imagens que querem contar uma história, passar uma informação, ou produzir um sentimento no leitor. Como no caso do nosso exercício, em que pegamos diversas imagens e as colocamos em sequência (uma depois da outra), com o objetivo de contar uma história.



-------------------
[1] MCCLOUD, Scott. Desvendando os Quadrinhos. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda., 2005.

[2] EISNER, Will. Quadrinhos e Arte Sequencial: princípios e práticas do lendário cartunista. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.