24 de mar. de 2020

Erros Frequentes: Sentido da Leitura [CDQ]


Olá, galera apaixonada por quadrinhos!

Em mais um encontro do nosso CDQ - Clube do Quadrinho, tratamos de alguns erros mais frequentes na nossa produção, sobretudo os relacionados ao sentido da leitura.

Aparentemente eles ocorrem devido à grande presença dos mangás na nossa rotina de leitura. Ocorre que nós, brasileiros, usamos o sentido de leitura ocidental (da esquerda para a direita →) enquanto os mangás estão no sentido de leitura oriental (da direita para a esquerda ←).

Assim:

Leitura Ocidental


Leitura Oriental
Ou, com mais detalhes:

Leitura Ocidental

Leitura Oriental

Algumas vezes nós nos perdemos, começando uma página com a leitura ocidental e mudamos no meio do caminho para a oriental, ou vice-versa, por isso precisamos prestar bastante atenção nisso!

Outro problema se refere à ordem de leitura dos balões, e aí vou chamar novamente nosso amigo El Bigode , para nos auxiliar:

A forma mais fácil de mostrar um diálogo em um quadro é colocando a PRIMEIRA personagem que fala à ESQUERDA e a SEGUNDA personagem que fala à DIREITA, assim:
Assim nós respeitamos nosso sentido de leitura OCIDENTAL.

Mas, muitas vezes, em razão da narrativa que vem se desenrolando na nossa história até aquele momento, nossa PRIMEIRA personagem que fala está à DIREITA e nossa SEGUNDA personagem que fala está à ESQUERDA, dando origem a erros como este:
Assim você confunde a cabeça do leitor, que acaba lendo primeiro a resposta e, depois, a pergunta.

Para resolver esse problema, se você não quiser (ou achar que é mais prejudicial) mudar o lugar das personagens na cena, uma possível solução é esta abaixo:

Eu sei, esses balões se cruzando não são o ideal, mas ao menos assim você não confunde o seu leitor.


Aí você me diz: "Ah, meus meu desenho é no estilo mangá, logo o sentido de leitura das minhas histórias tem que ser no sentido oriental!"

Nãããããããooooo! Não faça isso! A menos que você pretenda escrever seu quadrinho em japonês e liberá-lo para o público de lá! Rsrsrs. Nós estamos no Brasil e devemos seguir o NOSSO sentido de leitura.

Os mangás publicados por aqui respeitam o sentido de leitura ORIENTAL porque foram produzidos no Japão, PARA o público janponês e sofreriam perdas na reprodução das artes caso as páginas fossem espelhadas por aqui: Por exemplo, o personagem Kenshin Himura é conhecido no mangá por ter uma "cicatriz em forma de cruz na face esquerda", se a imagem fosse invertida para se acomodar ao nosso sentido de leitura, teriam que também mudar o texto para "cicatriz em forma de cruz na face direita), e assim por diante.


Por hoje é só! Até à próxima!