7 de abr. de 2020

Esboço geométrico [CDQ]


Em mais uma aula do Clube do Quadrinho, vimos a importância do esboço para o desenho.

A maioria das pessoas que desenha de forma amadora, cria uma série de vícios relacionados ao desenho, e um bastante comum é o de NÃO ESBOÇAR. Essas pessoas já fazem o seu desenho com traços fortes e linhas definitivas, e quando algo dá errado, apagam (ou tentam apagar, já que, com o traço forte, a folha fica marcada e pode até rasgar caso se use a borracha com muita força), ou pior, amassam a folha e começam tudo de novo!

Por favor, NÃO FAÇAM ISSO!

Ao contrário, sigam as dicas da Mia GB, no vídeo abaixo, e aprendam a decompor as imagens em formas simples e esboçar o desenho para, só depois, finalizar.


Após assistir esse vídeo da Mia GB, nosso exercício é:

Procure objetos, fotos ou desenhos que tragam elementos simples, e tente copiá-los utilizando a técnica do esboço geométrico.

Comece por objetos simples do seu dia a dia: uma xícara, uma fruta, um vaso, uma cadeira, etc. e vá aumentando a dificuldade, bem como variando o tema: se você já desenhou um objeto da natureza (fruta, por exemplo), no próximo desenho tente um objeto feito pelo ser humano (um vaso, por exemplo), se você já desenhou um animal, tente desenhar uma máquina, e assim por diante.


ALGUNS AVISOS:


NÃO PARE NO PRIMEIRO! Este é um exercício que você precisa fazer constantemente para poder melhorar seu esboço e desenho. Fazê-lo uma vez na vida não vai adiantar de nada.

NÃO DESENHE DA SUA CABEÇA! Procure objetos e imagens de referência, este é um exercício para treinar o seu olhar e a sua percepção, não adianta desenhar qualquer coisa que vier à mente.

MANTENHA O TRAÇO LEVE! Retire a força do seu braço, este é um exercício de esboço, não de finalização.


NÃO USE BORRACHA! Você precisa se libertar da ideia de desenho finalizado neste exercício, uma boa estratégia é esconder a borracha, para que você faça tantos traços quanto julgar necessário até alcançar o formato ideal.




-----------------------------------
Todos os ícones nesta postagem de Noun Project:

cicle by Eleanor Bell from Noun Project.
Eye by Berkah Icon from Noun Project.
feather by DPIcons from Noun Project.
Rubber by ibrandify from Noun Project.