15 de abr. de 2020

Roteiro de Quadrinhos [CDQ]


Depois de criarmos nosso plot no encontro anterior, vamos aprender o básico sobre roteiro de quadrinhos.


Veremos um modelo mais formal de roteiro, apenas para que vocês tenham contato com a estratégia, não vamos trabalhar com ela na produção dos nossos quadrinhos porque ela é bastante complexa e trabalhosa. Ainda assim, considero importante que vocês, ao menos, a conheçam.

Para isso, vamos utilizar um dos plots criados na aula anterior. Você vai utilizar o plot  criado por VOCÊ, mas aqui, vou utilizar um exemplo de plot criado por mim [1] .


Plot

Um gatinho branco quer dormir tranquilamente no tapete da vizinha, mas uma árvore da calçada o impede, constantemente raspando seus galhos no gatinho. No final, após uma breve luta, o gatinho e a árvore fazem as pazes e ele dorme à sua sombra.


Para relembrar:

Um gatinho branco: protagonista.
Dormir tranquilamente: intenção.
Mas uma árvore o impede: obstáculo.


Como transformamos esse plot em um roteiro de quadrinhos?

Precisamos imaginar como vamos transportar essa história para uma página de quadrinhos. Para isso, vamos lidar com algumas escolhas [2]:


  • Escolha do momento: Que cenas da história vamos mostrar em nosso quadrinho? Quem estará nela? O que estará fazendo e/ou dizendo?
  • Escolha do enquadramento: Como vamos mostrar cada cena? De perto ou de longe? De cima, de baixo ou de frente? Pela visão do observador ou de um dos personagens?
  • Escolha das imagens: Como são os personagens e os ambientes da história? Que roupas ou acessórios usam? Quais seus trejeitos? (OPCIONAL)
  • Escolha das palavras: Que textos vão aparecer na história? Ela terá um narrador? Quais as falas de cada personagem? Quais as onomatopeias?
  • Escolha do fluxo: Quantos quadros haverá em cada página? Qual será o tamanho e a disposição deles? (OPCIONAL)
Marquei a escolha das imagens e do fluxo como opcional porque você irá trabalhar melhor com elas no nosso próximo passo, que é a criação de thumbails ou storyboards, mas se você já tiver uma boa ideia do que quer, já pode colocá-la no roteiro.


Chega de explicações! Vamos ver como isso funciona na prática:


MODELO DE ROTEIRO DE QUADRINHOS

Página 1

Quadro 1
  • Cena: Um gatinho branco deitado em um tapetinho na calçada, com um portão às costas e uma árvore ibisco no canto direito.
  • Enquadramento: Plano Geral.
  • Texto:
    • Narrador: Jaraguá, 2020.
    • Gatinho: Zzzzzzzzzz.
Quadro2
  • Cena: Gatinho continua dormindo, mas uma sombra de um galho aparece em frente ao seu rosto.
  • Enquadramento: Plano Médio.
  • Texto:
    • Gatinho: Zzzzzzzzz.


No exemplo acima nós temos uma página com dois quadros e as descrições por escrito das cenas, do enquadramento e dos textos.

Sobre enquadramentos:

A imagem abaixo foi retirada de um material produzido pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul [3]:





EXERCÍCIO
Agora é a sua vez: utilizando o plot que você criou, pense como seria a primeira página do seu quadrinho e escreva o roteiro para ela.



----------------------
[1] Esse plot tem chances de virar uma HQ de fato daqui um tempo, estou pensando seriamente em seguir adiante com o projeto, =D.

[2] Sobre essas escolhas segui de perto as ideias de Scott McCloud em seu "Desenhando Quadrinhos" MCCLOUD, Scott. Desenhando Quadrinhos. São Paulo: M. Books do Brasil, 2008, p. 37.

[3] O material faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, e trata da linguagem dos quadrinhos. Você pode ter acesso ao conteúdo na íntegra clicando aqui.