8 de mai. de 2020

Dúvidas e Erros Frequentes - Google Sala de Aula


Olá galera! Resolvi criar esta postagem de Dúvidas e Erros Frequentes para ajudar no uso do Google Sala de Aula e na realização das atividades de História, espero que seja útil!


DÚVIDAS FREQUENTES

1. PROFESSORA, JÁ FIZ A ATIVIDADE, POR ONDE EU ENVIO?
Para enviar uma atividade, você deve entrar na página da atividade e, no canto superior direito, clicar em “Criar ou Adicionar”. Caso a professora tenha enviado um formulário de perguntas ou arquivo para ser editado, você deve primeiro abrir o formulário ou arquivo, responder o que se pede e fechá-lo (os documentos do Google tem salvamento automático). Depois, no canto superior direito, deve clicar em “Marcar como concluída”.

2. O ARQUIVO OU VÍDEO QUE A SENHORA ENVIOU NÃO ABRE, DIZ QUE EU NÃO TENHO PERMISSÃO. COMO FAÇO PARA ACESSAR?
Geralmente isso ocorre porque o seu computador ou celular mudou automaticamente para a sua conta pessoal do Google. Estou disponibilizando as atividades abertas a qualquer pessoa com o link para que isso não aconteça, mas às vezes alguma pode passar despercebida. Se acontecer com você, no canto superior direito, clique na sua foto de perfil: vão aparecer as suas outras contas do Google; clique na conta que foi criada pela SME/SP. Isso deve resolver o problema. Se não resolver, me mande mensagem privada.

3. NA HORA DE ENVIAR MINHA ATIVIDADE, DEVO CRIAR UM DOCUMENTO NO COMPUTADOR OU ENVIAR UMA FOTO?
Você pode fazer o que achar melhor. Há várias formas de enviar uma atividade. Você pode criar um documento no seu computador ou celular e depois fazer o upload; você pode fazer a tarefa manualmente, tirar foto, e também fazer o upload; ou você pode criar um documento diretamente no Google Sala de Aula (Veja pergunta 1 deste Dúvidas Frequentes).

4. MANDEI UMA MENSAGEM PEDINDO ORIENTAÇÃO, MAS A SENHORA NÃO RESPONDEU, A SENHORA NÃO VAI COM A MINHA CARA?
Rsrsrs. No início eu estava tendo dificuldades pra ver onde estavam as suas mensagens, mas acho que agora já resolvi isso. O que ocorre agora é que eu só vejo e respondo às mensagens no período da manhã. Por isso, se você me enviou uma mensagem à tarde ou à noite, tenha paciência, no dia seguinte, pela manhã eu respondo. Como o sistema de notificação do Google Sala de Aula, na minha opinião, não é o ideal, mesmo que você envie uma mensagem pela manhã, eu não responderei imediatamente, mas geralmente minha resposta deve chegar dentro de 1 hora.
Deleta tudo o que eu escrevi acima. Em 2021 as coisas estão bem mais difíceis, tenho que dar conta tanto das aulas presenciais quanto das aulas online, por isso pode levar vários dias até que eu consiga te responder. Tenha paciência.

5. O PRAZO PARA ENTREGA DA ATIVIDADE JÁ ACABOU! COMO FAÇO PRA ENVIAR MINHA ATIVIDADE? VOU PERDER NOTA?
O prazo que aparece para entrega das atividades é só um indicativo, você pode entregar a atividade a qualquer momento, desde que dentro do prazo final do bimestre. Eu estipulo prazo de 15 dias 1 semana para realização da atividade, mas você pode entregar antes ou depois disso, contanto que seja dentro do prazo de cada bimestre. Ao final do bimestre eu preciso fechar as notas, então você não poderá mais entregar as atividades. Excepcionalmente em 2020 e 2021 não estou descontando nota por atraso.



ERROS FREQUENTES

1. RESPONDER SÓ PARTE DA PERGUNTA.
A maioria das perguntas da apostila de História é composta de diversas partes. E a maioria dos alunos responde apenas uma parte da pergunta e deixa a outra parte sem responder. Preste atenção a TUDO o que a pergunta pede para que você possa dar a resposta inteira. Em 2021 não estamos trabalhando com as apostilas de SME, mas o conselho continua valendo.

2. RESPONDER “DE FORMA INCOMPLETA”.
O que eu chamo de “responder de forma incompleta” não é faltar partes da resposta, como no item 1 deste “Erros frequentes”, mas é responder apenas “jogando as palavras”, sem deixar claro de que assunto se trata. Já ensinei a vocês que a melhor maneira de responder é utilizando parte da pergunta no início de sua resposta.

Exemplo.

Pergunta: Quantos povos indígenas existem no Brasil atualmente?
Forma errada de responder: Mais de 300.
Forma correta de responder: Existem no Brasil atualmente mais de 300 povos indígenas.

A resposta em si está correta nas duas versões, mas, na segunda versão, você não precisa  da pergunta para obter a informação completa. É por isso que eu chamo essa forma de responder de “resposta completa” e exijo que vocês respondam desse jeito.

3. TIRAR FOTOS DAS ATIVIDADES NA POSIÇÃO RETRATO (COM O CELULAR EM PÉ).
Isso não seria um erro, se o aplicativo do Google Sala de Aula me permitisse ver a imagem inteira quando dou zoom. Infelizmente, quando faço isso o Google Sala de Aula corta a imagem pela metade e eu não consigo ver tudo. Daí sou obrigada a baixar a imagem no meu computador para poder ler tudo e corrigir. Por isso, se você puder, tire a foto na posição paisagem (com o celular deitado). Você pode ter que tirar mais de uma foto desse jeito, mas vai facilitar MUITO a minha vida.

4. COPIAR RESPOSTAS DA INTERNET OU DE COLEGAS.
Obviamente que fazer atividades em casa, pela internet, torna mais fácil a cópia (tanto de outros colegas quanto de sites). Por favor, não façam isso! As atividades existem para que vocês possam aprender com elas. E não só aprender os conteúdos em si (como era a escravidão no Brasil, como funcionava a Primeira República no Brasil), mas aprender como fazer (como interpretar um texto, como escrever parágrafos, como pesquisar, como citar fontes, como fazer mapas mentais, como resumir, etc.). Por isso, não importa que você tenha que refazer uma mesma atividade 10 vezes: é muito melhor refazer, e com isso aprender, do que apenas copiar e não aprender nada.

5. NÃO CONSULTAR A RUBRICA ANTES DE FAZER UMA ATIVIDADE.
Em todas as atividades, eu estou incluindo rubricas. Em algumas atividades eu estou incluindo rubricas. Elas demonstram o que vai ser avaliado na atividade e como vai ser avaliado. Vou perder nota se tiver erros de Português? Vou peder nota se não responder “de forma completa”? Vou perder nota se meu texto não tiver parágrafos? Estas e outras dúvidas podem ser sanadas consultando as rubricas. Elas se encontram no canto inferior esquerdo da atividade.



TUTORIAIS ÚTEIS

Como fazer o primeiro acesso no Google Sala de Aula pelo Computador:



Como fazer o primeiro acesso no Google Sala de Aula pelo Celular:



Como enviar atividades no Google Sala de Aula pelo Computador:



Como enviar atividades no Google Sala de Aula pelo Celular:



Postado originalmente em 08 de Maio de 2020.
Editado em 29 de Julho de 2021.