12 de mar. de 2021

Profissionais da Educação em Greve


Confira a Carta Aberta e o vídeo dos Profissionais da EMEF Estação Jaraguá sobre a GREVE PELA VIDA!

São Paulo, 12 de março de 2021.


CARTA ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR DA EMEF ESTAÇÃO JARAGUÁ SOBRE A GREVE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO


Caras(os) alunas(os) e familiares,

Esperamos que todas(os) estejam bem e que se mantenham fortes para enfrentar o difícil momento que estamos vivendo. Há exatamente um ano, em 12 de março de 2020, foi registrada oficialmente a primeira morte por Covid-19 em nosso país; desde então, mais de 270 mil brasileiras e brasileiros já perderam a vida, sendo que cerca de 75 mil dessas mortes ocorreram apenas nestes terríveis primeiros 70 dias de 2021.

Acompanhamos alarmados os recordes diários de mortes decorrentes da infecção por coronavírus no Brasil. Lamentamos profundamente todas essas vidas perdidas e, além de tristeza, sentimos revolta, pois sabemos que muitas dessas mortes teriam sido evitadas caso um planejamento nacional de combate à pandemia tivesse sido organizado pelas autoridades públicas competentes. Desde o início da pandemia, porém, temos visto governantes adotando medidas absolutamente inadequadas ou insuficientes para enfrentar o problema, muitas das quais, aliás, ignoram até mesmo pesquisas desenvolvidas por reconhecidos especialistas no assunto. O pouco empenho que algumas autoridades tiveram para adquirir mais vacinas, por exemplo, é uma dessas medidas que custaram a vida de tantas pessoas, assim como a negação de protocolos elementares de segurança, como o uso de máscaras e o distanciamento social.

A proposta de retorno presencial às aulas exatamente no pior momento da pandemia é mais uma dessas medidas que criam condições para o aumento do número de pessoas contaminadas. Embora existam protocolos de segurança, eles não são suficientes para evitar o contágio por coronavírus no ambiente escolar, tanto que muitas(os) estudantes e profissionais da educação de diferentes cidades estão adoecendo desde o retorno presencial às escolas.

Consideramos inaceitável expor a comunidade escolar a tamanho risco, sobretudo tendo em vista o atual contexto, marcado pela crescente circulação de variantes mais contagiosas e possivelmente mais letais do vírus - inclusive para os mais jovens -, pelo aumento diário do número de pessoas contaminadas, pela pouca oferta de vacinas e pela falta de leitos de UTIs em praticamente todas as regiões do país. Quando todas as pessoas adoecem ao mesmo tempo, não há médicos, hospitais, oxigênio nem UTIs para todas elas; é urgente, portanto, que os governantes adotem medidas eficazes para diminuir a curva de contágio.

Com o objetivo de proteger vidas, as(os) profissionais da educação da rede municipal de São Paulo decidiram entrar em greve. Nós, professoras e professores da EMEF Estação Jaraguá, aderimos a esse movimento, pois entendemos que o retorno às aulas presenciais no atual momento da pandemia é muito perigoso para todos – funcionárias(os), alunas(os), familiares e inclusive quem não faz parte de nossa comunidade escolar, já que o colapso do sistema de saúde coloca em risco a vida de toda a população.

Diante dessa triste situação, defendemos que as aulas, por ora, sejam realizadas em ambiente virtual, para o que a rede municipal de educação precisaria urgentemente cumprir seu compromisso de garantir as condições necessárias para que todas(os) as(os) estudantes possam acompanhar o ensino remoto, o que envolveria pelo menos a distribuição imediata dos prometidos tablets com acesso à internet. Gostaríamos muito de poder voltar para as escolas, de encontrar nossas alunas e nossos alunos, mas, infelizmente, isso não é seguro no momento.

Esperamos que a Secretaria Municipal de Educação atenda às nossas reivindicações em defesa da vida e que possamos retomar as aulas à distância enquanto não houver condições seguras para o retorno presencial às escolas. Esperamos, também, que este momento trágico que estamos vivendo passe logo, mas, cientes de que não basta apenas esperar e de que cada um precisa fazer sua parte para que isso aconteça, entramos em greve para proteger vidas.

Agradecemos a compreensão e contamos com a colaboração de toda a comunidade escolar.

Professoras e professores que aderiram à greve sanitária na EMEF Estação Jaraguá.