29 de jun. de 2021

Sondagem de Conhecimentos Prévios - 9º Ano: Atividade 2 [9º]


Nesta atividade você terá acesso a textos explicativos seguidos de uma pergunta com resposta curta. Você não deve pesquisar na internet ou em livros, mas responder a partir dos seus conhecimentos. Não se preocupe, mesmo que você erre algumas respostas isso não interferirá na sua nota.

Pra realizar a atividade vocês devem acessar o link disponível no Google Sala de Aula. Ela aparece em duas versões, como jogo de "Abertura de Cadeados" e como "Formulário Google". Dê preferência para a primeira, mas se ela não abrir em seu computador, celular ou tablet, faça a segunda.

Para quem não tem acesso ao Google Sala de Aula essa atividade foi adaptada para a forma impressa e deverá ser retirada na escola às sextas-feiras. Para quem vai fazer a atividade impressa, por favor, não pesquise em lugar algum, responda aquilo que sabe, se você errar ou deixar alguma questão em branco isso não interferirá na sua nota.

Segue conteúdo da atividade:

FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO XX - Enquanto o Brasil vivia seus primeiros anos de República com militares no poder, depois seguidos das elites cafeeira de São Paulo e leiteira de Minas Gerais, os países europeus estavam invadindo e conquistando os países africanos, que se tornaram suas colônias. Essas disputas levaram à I Guerra Mundial, também conhecida como A Grande Guerra, o primeiro conflito armado global pós Revolução Industrial, e que matou milhões de pessoas. Na Rússia, o envolvimento na guerra abriu espaço para uma revolução liderada pelos trabalhadores do campo e da cidade, o que ficou conhecida como Revolução Russa: a primeira revolução de caráter socialista do mundo e que fez nascer a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Apesar de ser uma Guerra Mundial, a Grande Guerra envolveu, principalmente, países de qual continente?

R: _________________________________________________________________________________


PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX - A I Guerra Mundial levou a uma crise econômica como nunca antes vista, que ficou conhecida como Crise de 1929: pessoas desempregadas, empresas falidas, o medo e a incerteza levaram as pessoas a confiar em lideranças autoritárias. Na Itália, o Fascismo alcança o poder ainda em 1922 com Benito Mussolini; na Alemanha, o Nazismo alcança o poder em 1933 com Adolf Hitler; outros países como Espanha e Portugal seguiram o exemplo. Essas doutrinas se colocavam como soluções para o problema do capitalismo liberal, ao mesmo tempo que perseguiam os comunistas. O avanço de Itália e Alemanha, juntamente com o Japão, sobre países vizinhos, fez com que outros países se mobilizassem, liderados por Inglaterra, França e EUA, dando forma à II Guerra Mundial, conflito ainda mais sanguinário que a primeira. Enquanto isso, o Brasil vivia também uma ditadura, com Getúlio Vargas (que acabou com a política do Café-com-Leite), que só entrou na Guerra ao lado dos Aliados porque foi pressionado pelos Estados Unidos. O Nazismo perseguiu especialmente um grupo étnico (um povo), você sabe qual? R: _____________________________


SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX - A II Guerra Mundial deixou como herança a Guerra Fria, um conflito entre os EUA (Capitalista) e a URSS (Comunista) que dividiu o mundo em dois. Apesar do medo de uma guerra nuclear, EUA e URSS não lançaram bombas um no território do outro, mas se enfrentaram em territórios de outros países como no Vietnã e nas Coreias. Sua rivalidade também foi tecnológica, disputando, por exemplo, a conquista do Espaço. Além da Ásia, outros lugares, como a América Latina, sofreram com essa disputa: diversas ditaduras se espalharam pelos países americanos, com o suporte dos EUA, para deter a "ameaça comunista" e evitar a influência da URSS sobre a América. Em Cuba, essa ditadura foi derrotada e o país passou à esfera de influência da URSS. A China também havia realizado sua Revolução Comunista, mas ainda não era a potência que é hoje. Na África, os países começaram sua luta pela independência, pondo um fim ao período imperial europeu. Destaque ao Congo que, após sua independência, sofreu um Golpe de Estado e uma ditadura foi instalada sob influência dos EUA. Na África do Sul, o apartheid entre brancos e negros teve um fim e o país viu seu primeiro presidente negro ser eleito: Nelson Mandela. Nesse mesmo período, a criação de um Estado de Israel na região da Palestina, logo após a II Guerra, iniciou uma série de conflitos que duram até hoje. Um dos maiores ícones dessa divisão mundial foi a Alemanha, que após a II Guerra foi dividida em duas: Ocidental (capitalista) e Oriental (comunista). A queda do Muro de Berlim, que marca o fim dessa divisão, também marcou o fim da Guerra Fria, com o desmanche da URSS e a vitória dos EUA. A ditadura no Brasil aconteceu nesse contexto de Guerra Fria, portanto uma de suas "desculpas" era a ameaça comunista. Qual grupo resolveu tomar o poder no Brasil em 64 instalando a ditadura?

R: _________________________________________________________________________________


SÉCULO XXI - O mundo pós-Guerra Fria se viu sob domínio de uma única potência, EUA, que exerce seu domínio pela força, pelo poder econômico e pela influência cultural. Com o ataque às Torres Gêmeas em 2001, os EUA iniciaram o que chamam de "Guerra ao Terror", com sua mira voltada principalmente para os países do Oriente Médio. Enquanto isso, a vitória do capitalismo fez com que a maioria dos países comunistas abrissem suas economias ao mercado global, e a China passou a ser o principal adversário dos EUA no plano econômico. No Brasil, o retorno à Democracia foi lento e repleto de percalços, como os impeachments de Fernando Collor e Dilma Rousseff, e os atuais pedidos de intervenção militar. O mundo também mudou radicalmente em razão da evolução das tecnologias digitais e da internet, transformando as formas de viver e se comunicar, aproximando lugares antes distantes, fenômeno conhecido como Globalização. Uma nova crise mundial, iniciada em 2008, colocou em xeque novamente o capitalismo, abrindo espaço para críticas em relação à concentração de renda, desigualdades sociais e destruição do meio ambiente; crise agravada ainda pela Pandemia de Covid-19 cujas consequências podem ser desastrosas. Qual o nome do sistema econômico iniciado na Revolução Industrial, que saiu vitorioso da Guerra Fria, mas que tem sido questionado devido a suas sucessivas crises? R: ___________________________________________________________


BÔNUS: Os assuntos tratados nesta atividade são um resumo daquilo que veremos ao longo deste ano. Tem algum outro tema ou assunto que você gostaria de estudar? Escreva abaixo: