8 de mar. de 2023

O que são quadrinhos? [CDQ]


Você já parou pra pensar no que exatamente é uma "História em Quadrinhos"? Nesta postagem você vai conhecer um pouco mais a fundo a 9ª Arte.

Apesar das histórias em quadrinhos terem ligações com a literatura, o desenho e até o cinema, elas não são uma derivação dessas formas de arte. Elas são uma LINGUAGEM ARTÍSTICA EM SI: nem é desenho, nem é literatura, é uma intersecção muito específica de PALAVRAS e IMAGENS como bem colocou o grande Scott McCloud, uma das autoridades no estudo da linguagem dos quadrinhos.



Pra ser quadrinho é preciso que haja uma NARRATIVA, ou seja, algo a ser contado, uma ideia a ser compartilhada, e é preciso que isso seja feito por meio de IMAGENS (não necessariamente desenhos, já que podemos fazer quadrinhos com fotos, colagens, etc.). E essas imagens precisam estar JUSTAPOSTAS, ou seja, precisam ser colocadas uma ao lado da outra, formando uma sequência de sentido.

Will Eisner chamava essa linguagem de "ARTE SEQUENCIAL".

Trecho do livro "Desvendando os Quadrinhos", de Scott McCloud,
mostrando como uma imagem solta pode passar a contar uma história
ao ser colocada ao lado de outra.

Os quadrinhos, como os conhecemos hoje, surgiram no final do século XIX e ao longo desse caminho de mais de um século e história passou por inúmeras transformações e se desenvolveu de formas variadas em diferentes contextos.

Durante muito tempo, no mundo ocidental, se divulgou a ideia de que quadrinhos são uma linguagem apenas "para crianças" e que seriam uma forma de arte "inferior".

Há dois erros nessa forma de pensar.

  1. Achar que existe uma hierarquia entre as formas de arte, e achar que produtos voltados ao público infantil são inferiores àqueles voltados ao público adulto.
  2. Achar que só existem HQs voltadas ao público infantil. Hoje em dia há todo tipo de HQ, voltada a todo tipo de público.

Exemplos de HQs com origens em culturas diferentes, com diferentes propósitos e diferentes públicos-alvo. Respectivamente: "A Turma de Mônica" de Maurício de Souza, "Nausicaä do Vale do Vento" de Hayao Miyazaki, e "Minha coisa favorita é monstro" de Emil Ferris.

Agora o mais importante: você não precisa ser um mestre da narrativa ou um mestre do desenho para fazer suas próprias histórias em quadrinhos. Uma ideia na cabeça e lápis e papel na mão já são suficientes!

No Clube do Quadrinho nós vamos explorar essa nossa capacidade de contar histórias com imagens. Vem com a gente!


EXERCÍCIO

Pra fazer com um círculo de amigos:

  1. Trace riscos em uma folha de papel, dividindo-a em 6 partes, ou 6 quadros de uma futura história em quadrinhos.
  2. Cada participante desenhará um primeiro quadro de sua história. Pode ser qualquer, qualquer coisa mesmo. Alguém fazendo alguma ação, um objeto fora de contexto, uma paisagem qualquer, o que você quiser.
  3. Após um tempo combinado, cada pessoa passa sua folha para a pessoa que está à sua esquerda. Com uma nova folha, seu desafio é continuar a história que outra pessoa começou. Que cena vem a seguir? O Desenhe.
  4. E assim vai se fazendo a cada rodada, até que todos os 6 quadros estejam desenhados e sua história esteja completa.
  5. É muito divertido ver os diversos caminhos que uma história pode tomar a partir de diferentes ideias de diferentes pessoas.


--------------------

BIBLIOGRAFIA

BRANDÃO, Daniel (coord.). Ilustração: Guabiras. Curso Básico de  Histórias em Quadrinhos. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2016.

MCCLOUD, Scott. Desvendando os Quadrinhos. São Paulo: M. Books do Brasil, 2005.