3 de mar. de 2023

O que é História? [6º]


Começando nossos estudos na disciplina de História, aprendemos o que é essa ciência e o que ela estuda.

Partimos de uma frase bastante famosa, de uma historiador igualmente famoso:


"[A História] é a ciência dos homens no tempo"

Marc Bloch


E o que isso significa?

Significa que o foco dos estudos da História (com letra maiúscula) sãos os seres humanos. Por isso, não podemos incluir os dinossauros no estudo de História, pois, dinossauros e seres humanos não conviveram (com exceção das aves), para tristeza dos nossos estudantes.

Muitos pensam que na História se estuda somente o passado, mas não. Ela estuda, como disse nosso historiador, os seres humanos no tempo, incluindo o tempo presente. Aliás, os historiadores do grupo de Marc Bloch, chamado "Escola dos Annales", falavam que toda pesquisa histórica parte do presente, pois são as "preocupações do presente que nos levam a procurar "respostas" no passado.".

_

Um outro elemento importante para a História é a preocupação com as mudanças e as permanências.

Para compreender melhor, utilizamos fotos antigas do bairro do Jaraguá:






Fotos de Jaraguá SP Post e Origens da Vida


As fotos mostram o Pico do Jaraguá e a Estação Jaraguá da CPTM. Nelas podemos ver elementos que mudaram e elementos que não mudaram.

Mudanças: Não existiam as torres no Pico, haviam bem menos casas próximas ao Pico e muito mais mata. Havia extração de ouro no Pico. Não existia o viaduto sobre a linha do trem, os modelos de trens eram bem diferentes dos atuais.

Permanências: O Pico do Jaraguá em si, a montanha, mantém o mesmo formato. A estação do Jaraguá preserva boa parte da construção, como os postes, o prédio de tijolos e a escada de ferro por sobre a via.

_

Essa conversa sobre mudanças e permanências nos levou a pensar sobre os telefones e sobre a escrita. Pesquisamos na internet fotos de telefones antigos e novos, e vimos como a tecnologia mudou desde que o telefone foi inventado até os dias de hoje.


Também vimos como os antigos chineses mudaram o suporte de sua escrita, das folhas de bambu para o papel, mas como sua escrita tradicional permaneceu a mesma e é usada até hoje - apesar da adoção da escrita simplificada a partir de 1956.