Após um período de greve dos professores e demais servidores do município de São Paulo, e aproveitando o mês de Maio, vamos conversar sobre os Direitos dos Trabalhadores, seu histórico e suas lutas atuais.
1. Nossos direitos hoje.
A partir dos conhecimentos prévios dos estudantes e intervenções da professora, vamos trabalhar com o seguinte roteiro:
- Quais direitos dos trabalhadores no Brasil você conhece? Faça uma lista em seu caderno (individual).
- Plenária: vamos partilhar nossas listas com os colegas de sala.
- Refletir: Como esses direitos foram conquistados? Eles são suficientes? Eles são respeitados?
2. Duzentos anos atrás.
Após a leitura de um trecho do livro "História da Riqueza do Homem" de Leo Huberman, vamos responder às seguintes questões (em grupo, no caderno).
- Qual é o assunto do texto?
- O que cada um sentiu ao lê-lo?
- De que ano e local é o documento original?
- Que comparações o grupo pode fazer entre a realidade hoje no Brasil e a realidade no documento original?
3. A luta continua
Agora vamos analisar um material produzido este ano, para o dia 1º de Maio, dia dos trabalhadores. A atividade é em grupo, e em folha separada para entregar.
Quem produziu o folheto e para quem ele é direcionado?
Qual é a pauta de luta e quais estratégias são propostas?
Reflita sobre a charge do verso e responda: o que você compreendeu da mensagem?
4. Arte também é luta
Por fim, vamos dar uma olhada nas produções da artista Paula Villar para o Instagram e a partir do trabalho dela, tentar produzir nossos próprios cards-protesto. Vamos seguir o roteiro abaixo, em grupos.
- Contato: escolha 1 dos cards criados por Paula Villar contra a escala 6x1.
- Análise: Discutam que elementos a ilustração trás, que cores usa, que mensagem passa e quais efeitos causa.
- Produção: Criem seu próprio card contra a escala 6x1 ou outra exploração do trabalhador.