9 de mai. de 2025

Direitos dos Trabalhadores [TODOS]


Após um período de greve dos professores e demais servidores do município de São Paulo, e aproveitando o mês de Maio, vamos conversar sobre os Direitos dos Trabalhadores, seu histórico e suas lutas atuais.

1. Nossos direitos hoje.

A partir dos conhecimentos prévios dos estudantes e intervenções da professora, vamos trabalhar com o seguinte roteiro:

  • Quais direitos dos trabalhadores no Brasil você conhece? Faça uma lista em seu caderno (individual).
  • Plenária: vamos partilhar nossas listas com os colegas de sala.
  • Refletir: Como esses direitos foram conquistados? Eles são suficientes? Eles são respeitados?


2. Duzentos anos atrás.

Após a leitura de um trecho do livro "História da Riqueza do Homem" de Leo Huberman, vamos responder às seguintes questões (em grupo, no caderno).
  • Qual é o assunto do texto?
  • O que cada um sentiu ao lê-lo?
  • De que ano e local é o documento original?
  • Que comparações o grupo pode fazer entre a realidade hoje no Brasil e a realidade no documento original?


3. A luta continua

Agora vamos analisar um material produzido este ano, para o dia 1º de Maio, dia dos trabalhadores. A atividade é em grupo, e em folha separada para entregar.

Quem produziu o folheto e para quem ele é direcionado?
Qual é a pauta de luta e quais estratégias são propostas?
Reflita sobre a charge do verso e responda: o que você compreendeu da mensagem?



4. Arte também é luta

Por fim, vamos dar uma olhada nas produções da artista Paula Villar para o Instagram e a partir do trabalho dela, tentar produzir nossos próprios cards-protesto. Vamos seguir o roteiro abaixo, em grupos.
  • Contato: escolha 1 dos cards criados por Paula Villar contra a escala 6x1.
  • Análise: Discutam que elementos a ilustração trás, que cores usa, que mensagem passa e quais efeitos causa.
  • Produção: Criem seu próprio card contra a escala 6x1 ou outra exploração do trabalhador.