13 de jun. de 2011

Egito Antigo



O Rio Nilo
Localizado no noroeste da África, o Rio Nilo nasce no Lago Vitória (abaixo da linha do Equador) e deságua no Mar Mediterrâneo, correndo na direção sul-norte. É o segundo maior rio do Mundo, com 6.650 km de extensão, perdendo apenas para o Rio Amazonas.
O Nilo foi importantíssimo para o Egito Antigo, servindo como via de transporte e, principalmente, irrigando a terra, contribuindo assim para o desenvolvimento da agricultura. Os egípicios desenvolveram o shaduf sistema de bombeamento de água que permitiu a irrigação de terras áridas. O período de suas cheias vai de Junho a Novembro, chegando ao máximo entre Agosto e Setembro.

Fontes:
Acesso em 06 06 11 às 19h06
Acesso em 06 06 11 às 19h06
Acesso em 06 06 11 às 19h16
Acesso em 06 06 11 às 19h22


A escrita egípcia: os hieróglifos
Os hieróglifos egícipcios só puderam ser decifrados a partir da importante descoberta de uma das experdições de Bonaparte ao Egito: a chamada Pedra de Roseta. Encontrada na cidade com o mesmo nome, o fragmento de estela trazia inscrições em grego, demótico (escrita egípcia simplificada) e hieróglifos. Sua escrita foi decifrada pelo francês Jean-François Champollion em 1822.
Os hieróglifos representam fonemas ou idéias. Podem ter mais de um significado e são lidos em diversas direções.
As inscrições do Egito Antigo são encontradas, geralmente, em pedra e papiro.
A arte da escrita era quase que exclusividade dos escribas. Estes eram funcionários do Estado, trabalhando na organização e distribuição da produção, controle da ordem pública, e supervisão de todo e qualquer tipo de trabalho.

Fontes:
Acesso em 06 06 11 às 20h08
Acesso em 06 06 11 às 20h14


 
A religião egípcia
Os egípcios eram politeístas, ou seja, criam em diversos deuses. Esses deuses tinham, em geral, uma forma mista de homem e animal. Os faraós também eram considerados deuses. Criam também na vida após a morte, e é em por causa dessa crença que desenvolveram a mumificação e as pirâmides.
Os principais deuses egípcios eram:
Osíris: Foi o primeiro faraó e o deus que representa a vida após a morte.
Ísis: Esposa de Osíris representa o amor e a mágica, já que utilizou tais sentimentos para ressuscitar Osíris quando ele foi morto por seu irmão.
Hórus: deus dos céus. Filho de Osíris e Ísis. Matou tio Seth como vingança pela morte do pai e para garantir o comando do Egito.
Seth: deus da violência e da desordem, irmão de Osíris, que matou por inveja.
Anúbis: Foi a primeira múmia do Egito. Representa a morte conduzindo as almas até Osíris para que fossem julgadas.
Hathor: deusa das mulheres, do amor, da alegria e da dança.
Ptah: considerado o deus guardião da capital do Egito Antigo e das artes em pedra.
Maat: deusa da justiça, equilíbrio e verdade, é considerada a guardiã dos tribunais.

Fontes:
Acesso 10 05 11 às 19h08
Acesso em 06 06 11 às 20h28
Acesso em 06 06 11 às 20h32
Acesso em 06 06 11 às 20h36