1 de fev. de 2012

O que é História e por que estudá-la (6oano)


Os textos abaixo serão utilizados pelas 5ªs séries/6ºs anos nas nossas primeiras aulas, mas não precisam se preocupar em imprimi-los: eu já levarei versões impressas para vocês.

História Conhecimento
A palavra História vem do grego antigo historía e quer dizer “procurar”. Também no grego antigo, historein significa “procurar saber” ou “informar-se”. Nesse sentido, História é a busca do saber voltada para a compreensão da vida dos seres humanos ao longo do tempo e no espaço.
Assim, História é a produção de conhecimento, pelo qual procuramos compreender como os seres humanos viveram e se organizaram, desde o passado mais distante até os nossos dias.

Por que estudar História?
O estudo de História pode ter várias finalidades. Vejamos um exemplo.
O Brasil é um país marcado pela desigualdade social. O estudo da História do Brasil pode ampliar nossa consciência para participar da tarefa de construir uma sociedade mais justa, com menos desigualdade entre as pessoas, independentemente de idade, sexo, origem, cor da pele e religião.
A História interpreta as experiências humanas ao longo do tempo e nos diferentes espaços. Um dos objetivos é adquirir consciência do que fomos e, assim, transformar o que somos naquilo que queremos ser.

Fonte: COTRIM & RODRIGUES, Saber e Fazer História, 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2009, pp. 10.12.