4 de fev. de 2012

Onde está Carmen Sandiego?

Comentei com alguns educandos sobre os jogos Where in the World is Carmen Sandiego e Where in Time is Carmen Sandiego.

Os dois jogos são de 1992 (vocês não tinham nem nascido ainda :P) e, além de serem "relíquias históricas" da época do saudoso Mega Drive, são também jogos divertidos de espionagem que exigem conhecimentos geográficos e históricos.


Em ambos os jogos você é um detetive de uma grande agência de investigação (ACME) que precisa resolver casos de roubos de objetos nacionais importantes. Por trás desses roubos está a famosa ladra Carmen Sandiego e sua gangue.

Abaixo vocês encontram o emulador, os dois jogos e as orientações para executar o jogo e controles. Os dois jogos estão em Português.




Dicas:

  1. Comece jogando o Where in The World que é bem mais fácil do que o Where in Time.
  2. Você precisa conversar com as pessoas dos locais que visita para obter informações sobre os ladrões. Depois precisa colocar esses dados na ficha criminal para descobrir quem é o autor dos roubos e emitir um mandado de busca para ele ou ela. Sem um mandado de busca você não consegue prender o criminoso e não completa a missão.
  3. Este é um jogo de corrida contra o tempo. Cada ação sua no jogo gasta um certo tempo. Por isso, o melhor é colocar os dados na ficha criminal de uma vez só, para economizar tempo. Você vai precisar de pelo menos uns três dados diferentes para descobrir quem é o criminoso. Anote num papel e só preencha a ficha no jogo quando estiver próximo de solucionar o caso.
  4. Você não pode salvar o jogo em um memory card (lembre-se que este é um jogo da década de 1990). Para salvar o jogo você vai trabalhar com passwords, que são códigos utilizados para salvar seus avanços. Anote seus passwords num local de fácil acesso, mas seguro, para não correr o risco de perdê-los e ter que recomeçar o jogo desde o início.

Abaixo a abertura do desenho animado de Where on Earth is Carmen Sandiego (outra franquia da série).


Bom jogo! :)