27 de abr. de 2012

Participação política juvenil ontém e hoje: Entrevista com Helena Abramo (7o e 8o Ano/SME)


 Para o pessoal dos 7ºs e 8ºs anos do Pera Marmelo.

Segue o texto com a entrevista de Helena Abramo, para aqueles que o perderam. Helena fala das comparações feitas entre a participação política de jovens no passado e no presente.


“A sociológa e estudiosa sobre as questões da juventude Helena Abramo acredita que a análise do perfil da juventude deve ser feita com cautela e que jovens de diferentes épocas se mobilizaram de acordo com o momento histórico que vivenciaram. Para ela, não é possível dizer exatamente se a juventude está mais ou menos atuante que as gerações passadas. O que é possível comparar é a forma como as mobilizações ocorreram em diferentes épocas.
‘Falar que esta geração tem menos interesse em política que as gerações passadas é complicado, porque foi uma minoria que fez história nos partidos políticos. Naquela época, era a única opção’”.

Revista Viração. Ano 9, n. 76, set 2011, p. 19.

Depois de fazermos a discussão em sala de aula vocês devem enviar um relato para o e-mail (historiajaragua@gmail.com) ou entregar pessoalmente. Não se esqueçam de escrever no campo "Assunto" o nome da atividade, seu nome e sua série!