29 de jul. de 2014

Música sobre Música - Etapa 2: Pesquisa

Para o pessoal do 9º Ano

Após informarem o projeto que irão realizar, vocês devem iniciar a pesquisa para produção da música - claro que, paralelamente a isso, vocês já podem cuidar da melodia.

A pesquisa deve servir de base para a criação da letra da música, por isso, depende muito de que tipo de mensagem vocês desejam passar. Lembrem-se que a letra da música de vocês deve falar sobre música.


Ao final da postagem inicial do projeto eu mostro diversos exemplos de música que falam sobre música. Deem uma olhada lá para se inspirar. Nessa mesma postagem, vocês encontram os prazos de entrega (O cronograma também se encontra dentro da pasta do 3º Bimestre de cada turma).

A pesquisa deve ser registrada em instrumental próprio. Saibam mais sobre o Registro de Pesquisa clicando aqui.

Pesquisas possíveis:
>> História da Música: teorias a respeito do seu surgimento; diversos movimentos ao longo da história; nomes importantes da história da música; etc.
>> História de um gênero específico: onde e quando nasceu; quem foram seus criadores; seus subgêneros; principais influências ou gêneros de origem; principais representantes; etc.
>> Teoria Musical: notas musicais; compassos; tempos; acordes; timbres; escalas; leitura musical; etc.
>> Importância da Música: efeitos psicológicos; papel da música, ou de uma música, em momentos históricos específicos; música como representação cultural, etc.