5 de set. de 2019

Revolução Francesa - Fases [8º]


Olá, galera do 8º Ano! O quadro abaixo deve ser colado no caderno. Ele faz um resumo das fases da Revolução Francesa. Vamos lê-lo e discuti-lo em sala de aula.




Fases da Revolução
Período
Grupo no Poder
Acontecimentos
Medidas
Monarquia Constitucional
1789

a

1792
Girondinos
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão; Limitação dos poderes do rei pela Assembleia Nacional; Fuga do Alto Clero e Nobres; Áustria e Prússia atacam França, mas são vencidos pelo exército popular.
Secularização; Desapropriação de terras da Igreja; Cercamentos e capitalização do meio rural; Abolição de corporações e sindicatos; Voto censitário; Divisão em 3 poderes.
Convenção
Nacional
1792

a

1794
Jacobinos
Proclamação da República; Condenação e decapitação de Luís XVI; Coligação de países europeus, liderados pela Inglaterra, contra a França. (GUERRA); TERROR: perseguição e execução de “traidores da revolução”; Governo perde apoio popular.
Sufrágio universal masculino; Fim da escravidão nas colônias; Abolição dos direitos feudais e reforma agrária; Reconhecimento do direito ao trabalho, à subsistência e à insurreição; GUERRA TOTAL: Mobilização de todos os recursos para vencer os países inimigos.
Diretório
Nacional
1794

a

1799
Girondinos
Prisão e execução de Robespierre; Governo por 5 deputados (Diretório); Instabilidade econômica e inflação; Escândalos de corrupção e perseguição à imprensa; GOLPE DE 18 BRUMÁRIO: Napoleão toma o poder, apoiado pela alta burguesia.
Retorno do voto censitário; Apoio à alta burguesia e liberalização econômica.



Bibliografia

BOULOS JR, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania, 8ºAno. São Paulo: FTD, 2012.

EDITORA MODERANA. Projeto Araribá - História, 8º Ano. São Paulo: Moderna, 2014.

HOBSBAWM, Eric. Era das Revoluções:1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.