4 de ago. de 2020

Festival do Minuto - Representatividade Negra na Cultura Pop


Nesta semana damos continuidade às atividades envolvendo o tema racismo e luta antirracista, refletindo um pouco sobre a representatividade negra nas produções culturais, sobretudo na cultura pop.

Este projeto está sendo realizado de forma interdisciplinar, envolvendo professores de diversas disciplinas. O objetivo é que, ATÉ 10 DE AGOSTO, vocês sejam capazes de produzir GIFS OU VÍDEOS DE ATÉ 1 MINUTO, com o tema “Racismo e Luta Antirracista” para participarem do Festival do Minuto.

Nesta atividade vocês devem:
  1. Ler a matéria “Pantera Negra e o racismo no universo nerd” OU assistir ao vídeo “Homem Aranha: Miles Morales e a transferência de legados”.
  2. Escolher umx personagem negrx que você admire e que te influencie positivamente (pode ser de séries, desenhos animados, quadrinhos, filmes, games, etc., não precisa ser super-herói).
  3. Preencher o arquivo de texto do Google com a ficha técnica dx personagem escolhidx.
  4. Marcar a atividade como concluída.

Orientações complementares:
  • Leia atentamente a rubrica desta atividade para saber como ela será avaliada.
  • Você pode escolher qualquer personagem NEGRO(A) da cultura pop (personagens de séries, filmes, desenhos, quadrinhos, games, etc.), mas preste atenção, você não deve escolher pessoas reais ou xs atores/atrizes e sim xs PERSONAGENS.
  • O documento de texto com a Ficha de Personagem é gerado automaticamente pelo Google Sala de Aula pra você (incluindo o seu nome no nome da atividade). Você não deve criar outro documento, apenas edite o documento que foi criado, substituindo as partes em azul. Também não é preciso salvar, o Google Documentos salva automaticamente.
  • Preste atenção a todos os itens que devem ser preenchidos na ficha de personagem, não deixe nenhum sem preencher.
  • Lembre-se de marcar a atividade como concluída, essa ação é muito importante e me ajuda a ver que você terminou a atividade e que ela já pode ser corrigida.
  • A data de entrega da atividade serve apenas para ajudá-los em sua organização. Esta atividade será aceita normalmente, mesmo após o prazo ter expirado.
  • Em caso de dúvidas, envie comentário particular ou participe do Google Meet (todas as terças, das 11h às 12h).

Materiais de apoio:



Para acessar o PDF com trechos da matéria  “Pantera Negra e o racismo no universo nerd” do Portal Vermelho, clique aqui. Para acessar a matéria completa, clique aqui.



Vídeo “Homem Aranha: Miles Morales e a transferência de legados” do Canal Omeleteve no Youtube, apresentado pelo Load.





Cópia da Ficha de Personagem (Disponível para realização desta atividade apenas via Google Sala de Aula).

NOME DO(A) PERSONAGEM



Faz parte de: nome do filme, série, HQ, jogo (ou outro) do qual o(a) personagem faz parte.

Criadorxs: nome das pessoas que criaram o(a) personagem (se encontrar) ou das pessoas que criaram o filme/serie/HQ/jogo/outro do qual faz parte.

Ano de criação: ano em que o(a) personagem foi criado ou que o filme/serie/HQ/jogo/outro foi lançado.

Produtora: nome da empresa que detém os direitos do(a) personagem ou do filme/serie/HQ/jogo/outro (Ex: Marvel, Universal, Warner Brothers, etc.).

Biografia: Uma breve descrição de quem é o personagem, onde vive, principais desafios enfrentados, superpoderes (se houver).

Por que gosto destx personagem: Descreva os motivos que fazem com que você goste desse(a) personagem e porque ele(a) é importante para a representatividade negra na cultura pop.

Bibliografia: Indique os sites, livros ou outros que utilizou como fonte para o preenchimento da ficha, inclusive a fonte da imagem. Lembre-se de que Google não é fonte: você precisa copiar o URL (endereço eletrônico) completo da página de onde retirou as informações.