24 de jul. de 2020

Festival do Minuto - Racismo contra os povos indígenas [8º] [9º]


Nesta semana damos continuidade às atividades envolvendo o tema racismo e luta antirracista, tentando conectar ao máximo com os conteúdos que já estamos estudando em História. O objetivo é que, ATÉ 10 DE AGOSTO, vocês sejam capazes de produzir GIFS OU VÍDEOS DE ATÉ 1 MINUTO, com o tema “Racismo e Luta Antirracista” para participarem do Festival do Minuto.

Esta atividade está sendo realizada de forma interdisciplinar, envolvendo professores de diversas disciplinas.

Esta semana, vamos refletir um pouco sobre o racismo contra os povos indígenas, que não costuma ser muito discutido pela sociedade, e que pode talvez servir de inspiração para seus futuros vídeos (não obrigatoriamente).

Nesta atividade vocês devem:
1. Escolher entre assistir ao documentário “Nossa Alma Não Tem Cor” OU ler os excertos (trechos) do artigo “Existência e Diferença: O Racismo Contra Os Povos Indígenas”.
2. Acessar o formulário “Racismo contra os povos indígenas” e responder às questões (disponível apenas via Google Sala de Aula).
3. Marcar a atividade como concluída no Google Sala de Aula.

Orientações:
- Esta atividade não possui rubrica, a pontuação aparece ao lado das questões do formulário.
- Você só precisa escolher uma das duas opções: OU você assiste ao documentário OU você lê o texto, não é preciso fazer as duas coisas.
- Lembre-se de marcar a atividade como concluída, essa ação é muito importante e me ajuda a ver que você terminou a atividade e que ela já pode ser corrigida.
- A data de entrega da atividade serve apenas para ajudá-los em sua organização. Esta atividade será aceita normalmente, mesmo após o prazo ter expirado.
- Em caso de dúvidas, envie comentário particular ou participe do Google Meet (todas as terças, das 11h às 12h).


Materiais de Apoio:

Documentário “Nossa alma não tem cor”, dirigido por Graciela Guarani e Alexandre Pankararu, Disponível no canal “Olhar da Alma Filmes” no Youtube:





PDF com os excertos do artigo “Existência e Diferença: O Racismo Contra Os Povos Indígenas” de Felipe Milanez Et al., publicado na Revista Direito e Práxis → clique aqui.



Para ler o artigo completo, clique aqui.

Vídeos Bônus: Challenge Mulheres Indígenas e Challenge do Povo Pataxó.






Conheça o Minuto Escola, seção do Festival do Minuto dedicado a estudantes de escolas públicas. Você pode se inspirar nos vídeos já enviados para fazer a sua produção. Visite o site clicando aqui.