14 de out. de 2020

Todo Cambia e Pela Paz [8º] [9º]


Esta é uma semana diferente, já que é a Semana do Dia das Crianças e também do Dia dos Professores, por isso faremos uma atividade mais leve, mas ainda assim, conectada com o que estamos estudando. E nada melhor do que irmos de MÚSICA! ^^

Esta é uma atividade que deve ser realizada via Google Sala de Aula. Se você ainda não acessou, clique aqui.

Para os 8ºs Anos:

Vamos ouvir a música “Todo cambia” (Tudo muda) do compositor chileno Julio Numhauser, na voz da cantora argentina Mercedes Sosa. Essa música foi composta por Julio quando este teve que fugir do Chile durante a Ditadura de Pinochet (1973-1990). Mas podemos interpretá-la à luz das Independências na América também: tudo muda, inclusive os sistemas políticos e de controle e, muitas dessas mudanças, precisam da luta do povos para acontecer.


Para os 9ºs Anos:

Vamos ouvir a música “Pela Paz” da banda punk brasileira Cólera. Esta música foi escrita durante o período da Guerra Fria e fala da importância de nos preocuparmos com as questões referentes à paz mundial. O álbum do qual essa música faz parte, intitulado “Pela Paz em Todo o Mundo” é considerado um dos álbuns mais importantes da história do punk brasileiro e mundial. Ele também se destacou por trazer no encarte a Declaração Universal dos Direitos Humanos.


Nesta atividade vocês devem:
  1. Assistir ao vídeo da música "Todo Cambia" (8ºs) ou “Pela Paz” (9ºs).
  2. No comentário privado da atividade, resumir a música em UMA ÚNICA PALAVRA.
  3. Marcar a atividade como concluída.
Orientações:
  • Esta atividade não possui rubrica, qualquer palavra escolhida será aceita.
  • Você pode resumir a música em uma palavra de diversas maneiras: pode ser uma palavra que tenha a ver com o que você sentiu ao ouvir a música, pode ser uma palavra que expresse a sua opinião sobre a música, pode ser uma palavra que resuma a mensagem da música. Você escolhe.
  • A data de entrega da atividade serve apenas para ajudá-los em sua organização. Esta atividade será aceita normalmente, mesmo após o prazo ter expirado, sem qualquer redução da nota.
  • Em caso de dúvidas, envie comentário particular ou participe do Google Meet (todas as terças, das 10h às 11h - Link Permanente no Mural de História).

Materiais de Apoio

8ºs Anos
Vídeo “Todo Cambia = mercedes Sosa = LEGENDADO PORTUGUÊS” do Canal machadoletter no Youtube.




9ºs Anos
Vídeo: “Cólera - Pela Paz” do Canal Igor Rohde no Youtube.