22 de mar. de 2023

Linguagem dos Quadrinhos [CDQ]



Hoje vamos tratar da linguagem dos quadrinhos. Existem elementos, regras e organizações que são próprias histórias em quadrinhos e que a tornam uma forma de arte única. Vem descobrir!

Quando você pensa em histórias em quadrinhos que elementos primeiro aparecem na sua mente? O que não pode faltar ou é essencial? Selecionei alguns elementos pra ficarmos de olho durante nosso processo de produção de quadrinhos, vamos a eles:


Você pode escolher fazer um quadrinho silencioso (sem falas ou onomatopeias), pode escolher colocar as falas sem balões, pode não incluir espaços entre os quadros ou fazer quadros sem requadros, mas ainda assim estes elementos estão muito presentes nas histórias em quadrinhos e é importante conhecê-los para ser um leitor proficiente de quadrinhos. E também há um dito popular que diz que "é preciso conhecer as regras para poder quebrá-las", no caso daqueles que estão produzindo quadrinhos.


EXERCÍCIO

Produza uma história de uma página a partir da seguinte comanda abaixo. Certifique-se de que todos os elementos apresentados acima apareçam em sua história.

"Um gamer quer jogar Minecraft, mas a pobreza o impede.
No final [você escolhe]"¹


---
¹ Esta logline foi produzida de forma colaborativa pelos estudantes do Clube do Quadrinho.