24 de mar. de 2023

Origem dos Seres Humanos [6º]


Em nossas aulas anteriores enfatizamos que só existe História se existem Seres Humanos. Chegou então a hora de conhecer como os seres humanos surgiram, se desenvolveram e ocuparam este planeta.

Para isso, trabalhamos com os seguintes materiais:


1. APE

Animação que mostra o desenvolvimento dos seres humanos, desde os "primatas pelados" até o homo sapiens, de forma lúdica.


Conversamos que as evoluções mostradas no vídeo acima não ocorreram em um único indivíduo, nem de uma hora pra outra. Esse processo durou milhares de anos, sendo que as características que davam vantagens foram sendo passadas de um descendente a outro.


2. UMA BREVE HISTÓRIA DA HUMANIDADE / PONTO EM COMUM

Neste vídeo, vemos uma espécie de resumo das principais informações disponíveis no livro Sapiens, do professor Yuval Noah Harari.


Com ele aprendemos que não fomos as únicas espécies de seres humanos a habitar a terra, e que houve interações entre as diversas espécies. Mas hoje, todos os seres humanos do mundo fazem parte da mesmíssima espécie: o Homo Sapiens.


3. FÓSSEIS DE LUCY E LUZIA

Utilizamos duas matérias, uma do G1 e outra do Jornal da USP para conhecer um pouco sobre alguns dos fósseis mais antigos que conhecemos: o fóssil de Australopithecus (Lucy) e o de Homo Sapiens (Lucy).

Abaixo fotos dos fósseis:

Esqueleto original de Lucy no Museu Nacional da Etiópia

Imgem por Radosław Botev, CC BY 3.0 pl, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=104769569


Esqueleto original de Luzia no Museu Nacional do Brasil

Foto por Autoria desconhecida. Postado por Dornicke, published at 2015-01-13., CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=41855858