23 de fev. de 2024

Diversidade Humana [TODOS]


No mês de Fevereiro, o foco do nosso projeto de Educação em Direitos Humanos é discutir sobre a diversidade humana e a importância do respeito às diferenças.

1. Passarinho de toda cor

Assista ao vídeo de "Passarinho de toda cor" parte do espetáculo "Auê" do grupo "Barca dos Corações Despedaçados".


Você já assistiu a algum espetáculo desse tipo? Que formas de arte são utilizadas? Qual o tema da música?

A ideia é compreendermos que nós, seres humanos, somos múltiplos: de diversas cores, origens, credos, gêneros, corpos, gostos, etc. Mas uma das coisas que nos une é nossa DIGNIDADE como seres humanos e nosso direito ao respeito e aceitação.


2. Você é o artista.

Que tal criar os seus próprios versos para a música "Passarinho de toda cor"? Siga o passo-a-passo abaixo:

a) Escolha uma cor que melhor te represente e escreva essa cor no caderno. Se tiver lápis ou canetas coloridas, pode usar materiais da cor escolhida.

b) Escreva as características internas que melhor lhe definem, elas podem ser "boas" ou "más", não importa, o que importa é que elas fazem parte de quem você é.

c) Preste atenção na música, em sua melodia e em sua métrica, depois tente compor versos que se encaixem na música, incluindo a sua cor e as suas características.

d) Cante em voz alta, veja se faz sentido, altere o que quiser. Pronto! Você finalizou.


Ao final desta atividade, que tal partilharmos com os colegas os versos que criamos?


3. Um mergulho na diversidade humana.


Conheça o Atlas of Humanity, site que trás fotos em alta qualidade e informações sobre diversos povos do mundo inteiro.

A diversidade humana é realmente linda e merece ser celebrada.


4. Conhecendo as leis.

Leia os artigos 1º e 2º da Declaração Universal dos Direitos Humanos.


Artigo 1

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

Artigo 2

1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. 

2. Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.


Leia também o preâmbulo da nossa Constituição Federal.

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias.


Grife os trechos que tratam da diversidade humana e da não discriminação.

Converse com seus colegas:

  • Qual a importância dessas leis?
  • Elas costumam ser respeitadas?
  • O que podemos fazer para colocá-las em prática na escola?